Jainismo/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Jainismo é uma religião que nasceu na Índia no século VI a.C.. Seu criador foi Vardamana, um príncipe do norte da Índia que, aos 28 anos de idade, abandonou sua vida luxuosa para se dedicar à busca da verdade. Após catorze anos de jejuns, mendicância, debates e meditações, acreditou ter descoberto uma resposta às suas dúvidas espirituais e criou a doutrina do Jainismo. Segundo os jainistas, porém, a doutrina jainista é eterna e Vardamana seria apenas o seu mais recente divulgador.

O termo "Jainismo" vem de jina, palavra local que significava "conquistador" e que o povo usou para apelidar Vardamana. Outro apelido que lhe foi atribuído foi Mahavira, que significa "grande herói".

Estátua representando Mahavira

O Jainismo propõe que o ser humano reencarna em outro corpo após a morte, num longo ciclo de sucessivas reencarnações, sempre evoluindo espiritualmente, até chegar a um estágio de máxima evolução espiritual, no qual cessam as reencarnações.

O Jainismo se dedica a acelerar esse processo de evolução espiritual através do cultivo de valores como a não violência, a honestidade, a castidade, a ausência de cobiça e a pobreza.

A cruz suástica, um dos símbolos do Jainismo