Israel/Natureza

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oliveira (Olea europaea), a árvore nacional de Israel

Israel se localiza no sudoeste asiático às margens do mar Mediterrâneo Oriental. Seu litoral apresenta clima e vegetação mediterrâneos (outono e inverno frios e úmidos, primavera e verão quentes e secos, presença de pinheiros, ciprestes, cactos, oliveiras, alecrim, alfazema etc.). Caminhando em direção ao interior, o clima torna-se mais seco, aproximando-se das características do clima desértico.

O litoral apresenta um relevo plano. Já o interior do país apresenta colinas suaves. No interior, também se localizam três grandes porções de água: o Mar da Galileia, no norte; o Rio Jordão, no centro, na divisa com a Jordânia e o Mar Morto, no sul. O Mar Morto é um grande lago de água salgada, com índice de salinidade dez vezes superior ao do oceano. Ele se localiza na depressão mais profunda do planeta: chega a quatrocentos metros abaixo do nível do oceano. Nenhuma forma de vida sobrevive no Mar Morto.

No sul do país, se localiza o deserto de Neguev, que compõe a metade do território de Israel. No extremo sul, se localiza uma pequena faixa de litoral que permite o acesso ao Mar Vermelho.

No norte do país, se localiza o ponto culminante de Israel: o Monte Meron, com 1 208 metros de altitude[1].

Referências

  1. Almanaque Abril 2004. São Paulo: Abril, 2003. p. 526