Introdução à microinformática/Introdução

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Ir para: navegação, pesquisa

A informática está diretamente ligada ao ser humano, seja em casa, no trabalho ou no lazer. A evolução tecnológica vivida por nossa sociedade tem evidenciado o valor da informação.

Desde o despertar até a mais simples transação bancária que realizamos durante o dia, um telefonema, estamos nos servindo da informática. Muitas vezes lidamos com a tecnologia do computador sem nos darmos conta: ao usar o micro-ondas, ao ligar o vídeo-cassete, tudo isso sem sair de casa.

Ao circularmos no trânsito de grandes cidades nos deparamos com semáforos, sistemas de segurança de empresas, lá esta a informática de novo, assim como nos controles dos aviões e dos metrôs, na produção de energia elétrica, na industrialização de roupas e alimentos, etc.

No mundo moderno, portanto, é inevitável o contato com o computador. Por isso, todas as pessoas precisam aprender a lidar com a informática mais cedo ou mais tarde.

E você, que está iniciando agora, precisa conhecer a história do computador e entender corretamente seu funcionamento para poder aproveitar toda capacidade desta área que é imensamente vasta e repleta de novidades.