Introdução à física/Refração da luz/Exercícios

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Exercícios sobre Refração da luz.

  1. A velocidade da luz no diamante é 1,24 x 108 m/s. Qual é o seu índice de refração?
  2. O índice de refração do gelo é 1,31. Qual é a velocidade da luz no gelo?
  3. Qual é o ângulo crítico de um raio de luz que sai de um meio transparente com índice de refração igual a 2?
  4. Determine o ângulo de refração de um raio de luz que incide sobre uma superfície plana que separa o vácuo de um meio transparente tem índice de refração igual a 1,2, sendo que o raio incidente faz um ângulo de 6 graus relativamente à normal da superfície.
  5. Snells law simple schematic.png
    Considere que a luz passa do meio A para o meio B conforme o esquema ao lado. Sabendo-se que os ângulos α e β valem, respectivamente, 10 graus e 15 graus, e que o índice de refração do meio A vale 1,8, determine o índice de refração do meio B.
  6. Considerando que (aproximadamente) o índice de refração do ar é 1, e o da água é 4/3, se um homem de 1,8 metros de altura observa um peixe dentro d'água e estima, visualmente, que este peixe está em uma profundidade de 0,5 metros, então a que profundidade o peixe realmente está?
  7. Em um filme, um exímio atirador, de pé sobre um barco, vê um tubarão debaixo da água. Temendo ser atacado, ele atira no tubarão. Considerando que as balas andam em linha reta, explique, com suas palavras, porque o atirador errou todos os tiros. As balas passaram por cima ou por baixo do tubarão? Faça um desenho ilustrativo da situação.