Introdução à física/Gravitação universal/O Sistema Solar

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O céu sempre foi objeto de fascinação para o Homem. Os primeiros astrônomos logo observaram que a maioria das estrelas não mudavam de posição, umas em relação às outras. De fato, o céu era considerado como uma imensa abóboda, que girava em torno da Terra.

No entanto, sete corpos celestes, visíveis a olho nu, variavam de posição em relação a todos os demais. O sol e a lua, evidentemente estavam entre os primeiros. Os outros cinco, que se pareciam com estrelas quando observados a olho nu, eram na verdade os planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno (a palavra "planeta" vêm do grego "planētēs" que significa "errante").

Estes sete corpos celestes deram nome aos dias da semana em diversos idiomas, como no espanhol: Lunes (Lua), Martes (Marte), Miércoles (Mercúrio), Jueves (Júpiter) y Viernes (Vênus). Embora, tanto no português quanto no espanhol, Sábado venha da comemoração judaica "Sabbat", e Domingo da palavra latina "Domus" (Deus), o inglês ainda guarda a origem astronômica desses dois dias: Saturday (Saturno) e Sunday (Sol).

O uso do telescópio permitiu a descoberta do Urano, Netuno e Plutão; hoje se considera que o Sistema Solar se compõe destes nove planetas, muitos dos quais com satélites naturais, além de milhares de asteróide e cometas.

Na última década foram já descobertos mais de 100 planetas extra-solares, provando que a ocorrência destes corpos é universal.

Mercúrio[editar | editar código-fonte]

Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar (contando do sol).

   *  Tipo: Rochoso
   * Diâmetro: 4.878 km
   * Massa: 3,30 x 1023 kg
   * Distância Média do Sol: 57.910.000 km (0,38 AU)

Vênus[editar | editar código-fonte]

O Segundo planeta do Sistema Solar.

Terra[editar | editar código-fonte]

A Terra é o quinto maior planeta do nosso sistema e o terceiro planeta a partir do Sol: distância do Sol: 149.600.000 km (1.00 u.a) diâmetro: 12,756.3 km massa: 5,976e24 kg.

Marte[editar | editar código-fonte]

Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de telescópio do planeta Terra. Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se à Terra em vários aspectos. Sua atmosfera é formada de elementos tais como: gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio. A temperatura média de Marte é de aproximadamente 59 graus celsius negativos. Nos últimos anos tem sido o planeta mais estudado por agências espaciais do mundo todo, pois existem planos de buscar algum tipo de vida em marte e também projetos futuros e estudos para colonizar Marte. Grande parte destes projetos espaciais pertence a NASA.

Júpiter[editar | editar código-fonte]

Saturno[editar | editar código-fonte]

Urano[editar | editar código-fonte]

Netuno[editar | editar código-fonte]

um dos planetas maiores

Plutão[editar | editar código-fonte]

Links[editar | editar código-fonte]

Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Sistema solar