Introdução à Química/Número de oxidação

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O número de oxidação (ou NOX) é a carga que os elementos de um composto teriam se houvesse transferência completa de elétrons.

Em compostos iônicos, o NOX reflete a carga real atômica, já que compostos iônicos possuem íons (com cargas negativas ou positivas).

Já compostos covalentes não possuem cargas elementares reais porque sua ligação se dá de uma forma diferente das ligações de compostos iônicos (que possuem nitidamente uma parte positiva e outra negativa), o NOX, em compostos moleculares, é uma carga hipotética que um átomo teria se fosse um íon, uma forma de demonstrar como esse tipo de ligação funciona, sinalizando quantos elétrons cada elemento "ganhou" ou "perdeu" fazendo parte daquele exato composto e sinalizando a carga elétrica que o átomo teria caso a ligação fosse rompida (o átomo de carga mais negativa seria o mais eletronegativo).

Há uma maneira muito simples de descobrir o NOX dos elementos de um composto covalente, mas é importante saber as regras de NOX nas seguintes condições:

Após saber todas essas básicas regras, é necessário fazer um "chiqueiro", exemplo:

  1. Vamos separar cada elemento em uma coluna;
  2. Na primeira linha, vamos colocar a "carga" de quem sabemos (hidrogênio e oxigênio, nesse caso);
  3. Na terceira linha, vamos colocar a "carga" de quem sabemos proporcional a sua quantidade no composto (temos 3 oxigênios, então pegaremos a "carga" do oxigênio e multiplicaremos por 3, como temos somente 1 hidrogênio, deixaremos a carga dele igual);
  4. A terceira linha tem que dar, em sua soma, 0, logo: 1 + x - 6 + 0, x = +5;
  5. Colocaremos na coluna do N, na linha de baixo, 5, como temos somente 1 nitrogênio, a "carga" já está proporcional a quantidade de nitrogênio no composto;
  6. Colocaremos na coluna do N, na linha de cima, 5 novamente (já está proporcional), 5 é o NOX do nitrogênio neste composto.
NOX do
H N
+1 +5 -2
+1 (-2)x3
+1 +5 -6 =0

NOX de compostos já ionizados:

Para compostos que já vêm com cargas, como , a soma da terceira linha não será mais zero, mas sim a "carga" do composto, neste caso -1.