Introdução à Química/Hidrocarbonetos cíclicos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Benzeno[editar | editar código-fonte]

Benzeno ou benzol é um líquido inflamável incolor com um aroma doce e agradável. Benzeno é conhecido como Carcinógeno. É um solvente e um precursor na produção de grande número de produtos químicos, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é um hidrocarboneto aromático gerada pelo benzeno mas é sintetizada de outros compostos, também presente no petróleo.

Tolueno[editar | editar código-fonte]

O tolueno ou metil benzeno é a materia prima a partir da qual se obtem derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT, e detergentes. É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulósicas e em adesivos. É a materia prima na fabricação do fenol, benzeno, cresol e uma série de outras substâncias.

O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo crú e na manufatura do coque a partir do carvão.

Naftaleno[editar | editar código-fonte]