Introdução à Química/Hidrocarbonetos acíclicos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Os hidrocarbonetos acíclicos (a= sem; sem ciclo) são moléculas constituídas apenas de carbono e hidrogênio. Uma cadeia normal de hidrocarbonetos acíclicos satisfaz a seguinte equação:

Em que C é a quantidade de átomos carbono e L o total de ligações. São divididos em vários grupos, listados abaixo, com suas respectivas equações gerais:

Equação geral dos
hidrocarbonetos acíclicos
Equação geral dos grupos acíclicos
(reduzida dos hidrocarbonetos)
Grupo acíclico (x,y)

Alcanos (0;0)
Alcenos (0;1)
Alcadienos (0;2)
Alcatrienos (0;3)
Alcinos (1;0)
Alcadiinos (2;0)
Alcatriinos (3;0)

Para H a quantidade de átomos de hidrogênio, x o número de ligações triplas e y o de duplas.

Posições das insaturações[editar | editar código-fonte]

Para determinar a quantidade de hidrocarbonetos acíclicos que tenham determinada fórmula molecular (Q), basta aplicar uma das seguintes fórmulas:

Se C for par Se C for ímpar
Alcanos
Alcenos
Alcinos
Se C for par Se C for ímpar
Alcadienos
Alcadiinos
Exemplo: Existem quantos alcadiinos formados por dezesseis carbonos?

Principais hidrocarbonetos acíclicos[editar | editar código-fonte]

Etileno[editar | editar código-fonte]

O etileno é o hidrocarboneto alceno mais simples, constituído por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio ( C2H4 ). Existe uma ligação dupla entre os dois carbonos. A existência de uma ligação dupla significa que o etileno é um hidrocarboneto insaturado. Pela nomenclatura IUPAC recebe a denominação de eteno.

A molécula não pode rodar em torno da ligação dupla, e os seis átomos dispõem-se no mesmo plano. O ângulo das duas ligações carbono-hidrigênio é de 117º, muito próximo dos 120º preditos pela hibridização sp2 ideal.

É um gas incolor, odor etéreo, levemente adocicado que liquefaz a -103ºC e solidifica a -169ºC.

Acetileno[editar | editar código-fonte]

O acetileno conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino é um hidrocarboneto da classe dos alcinos. É o alcino mais simples, constituido por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2). Os dois átomos de carbono estão ligados através de uma tripla ligação.

É um gás incolor, de odor agradável, que liquefaz a temperatura de -83ºC e solidifica a -85ºC. É muito instável , sob pequenas compressões se decompõem com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão , dissolvido em acetona.

O acetileno foi descoberto por Edmund Davy em 1836 na Inglaterra. Berthelot foi o primeiro a sintetizá-lo através de um arco voltaico produzido entre eletrodos de grafite envolvidos numa atmosfera de hidrogênio:

2 C + H2 ---> C2H2