Introdução à Biologia/Genética

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos, sendo o ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração, ou seja, como o DNA (ou ADN) é transmitido de pais para filhos através das gerações.

A Genética tem-se tornado uma componente indispensável em praticamente toda a investigação científica, assumindo uma posição central na biologia por inteiro e na medicina. De modo muito simplista, a genética surge como transferência de informação entre vários níveis diferentes e tem ganho terreno de forma veloz e como nenhuma outra disciplina científica, além da sua compreensão ser essencial, a genética toca a humanidade em aspectos muito diversos. De fato, as questões na genética tendem a emergir diariamente nas nossas vidas e nenhuma pessoa fica indiferente às suas descobertas.

A introspecção acerca da genética tem afetado radicalmente a forma como o homem vê o mundo, nomeadamente a forma como nós vemos em relação a outros organismos.


Eukaryota cell strucutre.PNG

Esta página é um esboço de biologia. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.