Introdução à Biologia/Fisiologia animal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Fisiologia (do grego physis = função; e logos = estudo) é o ramo da biologia que estuda o funcionamento do organismo. A fisiologia animal estuda o funcionamento dos animais, permitindo o entendimento dos mecanismos pelos quais os animais se mantém vivos, como os órgãos e sistemas desempenham suas funções, como ocorre a integração dos vários órgãos e sistemas, como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais e como os animais interagem com seu meio ambiente e com seres da mesma espécies ou espécies distintas. Para compreender todos esses mecanismos, a fisiologia necessita da integração de várias áreas do conhecimento como bioquímica, biofísica, biologia molecular, biomecânica, morfologia, evolução e ecologia.

Podemos dividir o estudo da fisiologia animal em abordagens distintas, porém interligadas entre si e todas elas necessário para a compreensão do funcionamento dos animais:

  • Fisiologia mecanicista: concentra-se no estudo dos mecanismos pelos quais os animais desempenham suas funções vitais.
  • Fisiologia evolutiva: estuda a origem das diversas funções fisiológicas.
  • Fisiologia comparativa: estuda como os diferentes tipos de animais desempenham funções fisiológicas semelhantes. Por exemplo, a fisiologia comparativa estuda como as aves, peixes, mamíferos e etc., desempenham a função de respirar.
  • Fisiologia ambiental ou ecológica: estuda como os animais reagem ao ambiente em que estão inseridos.
  • Fisiologia integrativa: estuda como os diferentes níveis de organização dos animais interagem para formar um todo coerente. Por exemplo, a fisiologia comparativa estuda como as moléculas estão organizadas para formar as células, como as células estão organizadas para formar os órgãos e como os órgãos estão organizado para formar o indivíduo.