Introdução à Arquitetura de Computadores/O que é o MIPS?

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Processador MIPS[editar | editar código-fonte]

Toshiba TC86R4400MC-200 9636YJA top.jpg

O MIPS é o nome de uma arquitetura de processadores baseados no uso de registradores. As suas instruções tem à disposição um conjunto de 32 registradores para realizar as operações. Entretanto, alguns destes registradores não podem ser usados por programadores, pois são usados pela própria máquina para armazenar informações úteis.

Processadores MIPS são do tipo RISC (Reduced Instruction Set Computer - ou seja, Computadores com Conjunto de Instruções Reduzidas). Isso significa que existe um conjunto bastante pequeno de instruções que o processador sabe fazer. Combinando este pequeno número, podemos criar todas as demais operações.

Pela sua elegância e simplicidade, processadores MIPS são bastante usados em cursos de arquiteturas de muitas universidades. Ele é considerado um processador bastante didático.

Projetos MIPS são atualmente bastante usados em muitos sistemas embarcados como dispositivos Windows CE, roteadores Cisco e video-games como o Nintendo 64, Playstation, Playstation 2 e Playstation Portable.

A Filosofia do Projeto do MIPS[editar | editar código-fonte]

Quando o MIPS estava sendo desenvolvido, quatro regras foram definidas para guiar o projeto. Elas são a filosofia do MIPS:

  • A simplicidade favorece a regularidade.
  • O menor é (quase sempre) mais rápido. Levando em conta que uma corrente elétrica se propaga cerca de um palmo por nanosegundo, circuitos simples são menores e portanto, mais rápidos.
  • Um bom projeto demanda compromissos.
  • O caso comum DEVE ser mais rápido. É muito melhor tornar uma instrução que é usada 90% do tempo 10% mais rápida do que fazer com que uma instrução usada em 10% das vezes torne-se 90% mais rápida. Esta regra é baseada na "Lei de Amdahl".

Foram estas as regras usadas para decidir vários aspectos do funcionamento do MIPS - incluindo quais seriam suas instruções e como elas funcionariam.