Introdução à Arquitetura de Computadores/Modelo de Von Neumann

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Introdução à Arquitetura de Computadores
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Modelo de Von Neumann

O modelo de arquitetura de computadores conhecido como Modelo de Von Neumann é uma forma de organização genérica dos componentes de um sistema computacional digital. Esse modelo de arquitetura de computador digital proposto por Von Neumann está baseado em três premissas ou características básicas:

a) os dados e as instruções ficam armazenadas no mesmo espaço de memória;

b) cada espaço de memória possui um endereço, o qual será utilizado para identificar a posição de um determinado conteúdo;

c) as instruções são executadas de forma sequencial.
O modelo de arquitetura proposto por Von Neumann foi amplamente aceito, e o projeto conceitual do seu modelo é utilizado nos projetos de praticamente todos os computadores modernos atuais. De forma geral, o modelo de Von Neumann consolidou a divisão entre dois importantes conceitos que são hardware e software. Pois o projeto conceitual de computador digital proposto por esse modelo utiliza o conceito de programa armazenado na memória, juntamente com os dados que serão manipulados, ou seja, utiliza uma seqüência ordenada de instruções que conhecemos como software, independente do hardware.

A arquitetura de Von Neumann é composta por: Memória; CPU, que contém os registradores, Unidade aritmética e lógica, e Unidade de Controle (CU); E ainda os dispositivos de entrada e saída para comunicação com o meio externo. A figura abaixo ilustra como estão interconectados os componentes do modelo de Von Neumann:

Os componentes do modelo de Von Neumann comunicam-se através de uma estrutura interna conhecida como barramento, que operam a velocidades altíssimas interligando os principais componentes do modelo.