Internet/Servidor

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Servidor é um computador ou conjunto de computadores que fica ligado esperando conexões vindas de outros computadores.

Trata-se de software que servem serviços a softwares clientes, que são os que usam o serviço. Um exemplo simples é o seu navegador, que é um software cliente, que por sua vez recebe páginas de internet de um servidor http, o qual tem a função de fornecê-las.

Arquitetura da web.svg

Os servidores podem ser locais, acessíveis só por computadores de uma rede interna, ou disponíveis na Internet, podendo ser acessados de qualquer computador conectado à Internet.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

A comunicação é feita através de protocolos de Internet e tanto o cliente quanto o servidor devem seguir o protocolo para poderem se entender.

Um exemplo são o navegador e o servidor web, que usam o protocolo HTTP. O navegador é o cliente que faz um pedido a um servidor web usando o protocolo HTTP e o servidor envia a informação em formato de página HTML. O servidor possui em disco documentos texto com formatação do tipo HTML que, ao pedido do cliente, são enviados pela internet/intranet. No caso de documentos dinâmicos (exemplo: PHP, JSP, CGI, etc.), o servidor executa um software interno para gerar a informação em tempo real, mas acaba sempre por enviar todo o seu conteúdo em formato final: HTML pelo protocolo HTTP.

Conclusão[editar | editar código-fonte]

Os servidores são sem dúvida o motor básico da Internet, que estão 24 horas online recebendo e respondendo conexões. Sem eles, nem este Wikilivro seria escrito.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Para obter mais informações sobre servidores web, consulte o site da Apache Server project.


Nuvola apps konsole.png

Esta página é um esboço de informática. Ampliando-a você ajudará a melhorar o Wikilivros.