Instaladores para Aplicações Windows/O que é um instalador

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Instaladores para Aplicações Windows
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O que são Instaladores?[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

Antes de falar sobre instaladores é necessário definir o que é uma instalação. Em computação, a instalação é um processo utilizado para alocar todos os arquivos necessários para execução de um programa em um dispositivo. Também pode ser chamado de instalação quando colocamos arquivos não essenciais, como, por exemplo: bibliotecas de multimídia, temas, etc.

Um instalador, de uma forma simples, é um programa de computador utilizado para realizar a instalação de arquivos, como: aplicativos, drivers ou outro software, em um computador . Eles são responsáveis, por direcionar os arquivos para as pastas e/ou subpastas conforme necessário para o funcionamento do que será instalado, por exemplo: colocação de arquivos com extensão .dll no local correto. Na prática, o que ele faz é extrair arquivos para um determinado local.

Alguns instaladores são feitos especificamente para instalar os arquivos que contém neles; Outros instaladores são gerais e atuam de acordo com o gerenciador de pacotes do sistema operacional.

Neste artigo vamos trabalhar com uma abordagem diferente, estudaremos os utilitários que ajudam a construir um instalador de arquivos.