Instaladores para Aplicações Windows/InstallShield Express

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Instaladores para Aplicações Windows
Ir para: navegação, pesquisa

InstallShield é uma aplicação para criação de instaladores muito utilizada por desenvolvedores do mundo inteiro. Essa aplicação foi desenvolvido em 1990, mas o produto passou a ser mais conhecida após a Microsoft começar a usá-lo no Windows 95. A aplicação pertence à Flexera Software, mas durante seu desenvolvimento inicial a responsável atendia pelo nome de Stirling Technologies. Em 1997 estimava-se que o InstallShield estava sendo usado na maioria dos produtos de software criados para o Windows. Com essa ferramenta tem-se uma grande flexibilidade capaz de permitir a construção de instaladores dos mais variados tipos, para diferentes sistemas operacionais e que prezam sempre pela qualidade e facilidade de uso.

Este instalador foi projetado para permitir que as equipes de desenvolvimento sejam mais ágeis, colaborativas e flexíveis ao criar instalações confiáveis de InstallScript e Windows Installer (MSI) para PCs, servidores, Web e aplicativos virtuais. O InstallShield Express pode converter diretamente os MSIs em pacotes virtuais do Microsoft App-V e ele também inclui ferramentas automatizadas para produzir, instalar e agrupar software na virtualização de aplicativos e nos formatos tradicionais de EXE e MSI.

Existem alguns recursos que fazem do InstallShield Express um instalador popular, dentre eles, pode-se citar: o fato deste instalador criar de maneira rápida e fácil instalações do Windows Installer (MSI) com suporte avançado a bancos de dados SQL, sites IIS, edição de XML e muito mais com o ambiente de desenvolvimento gráfico intuitivo do InstallShield. Ele também suporta os mais recentes requisitos de certificado da Microsoft. O InstallShield ainda pode ser integrado com o Microsoft Visual Studio, podendo ser a versão InstallShield Limited Edition for Visual Studio, e quando integrado ao Visual Studio e ao MSBuild, o InstallShield pode adicionar grupos de saída do projeto à sua instalação e integrar-se aos processos de controle de origem e de solução. A versão limitada do InstallShield é gratuita para usuários do Visual Studio Professional e Enterprise Editions, substituindo o Windows Installer para o qual o Visual Studio.

É principalmente utilizado no  Microsoft Windows desktop e server, porém também é muitas vezes utilizado para gerir aplicações e pacotes em dispositivos portáteis e móveis.