Instaladores para Aplicações Windows/InnoSetup

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Instaladores para Aplicações Windows
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Inno Setup é um criador de instaladores para aplicações em Windows, gratuito, de código aberto, criado em 1997 por Jordan Russel, . É um criador de instaladores dirigito a scripts e implementado em Delphi, devido ao fato de ser público e amplamente utilizado, acaba se tornando extremamente popular, superando instaladores comerciais, seja pelos seus recursos ou por sua estabilidade.

Entre suas principais características está o suporte para todas versões do Windows a partir de 2000, suporte para instalação de aplicações 64 bits, criação de um único arquivo .exe para instalação, instalação customizável (completa, mínima, personalizada), criação de atalhos no menu de iniciar ou área de trabalho, criação de entradas .INI e de registro, instaladores com múltiplos idiomas, instaladores criptografados ou com senha, suporte a assinatura digital para instalador e desinstalador, suporte a criação de tipos de setup (Full, Minimal, Custom), dá suporte para compressão de arquivos por 7-Zip LZMA/LZMA2.

O seu código fonte completo se encontra disponível, seja em Borland Delphi 2.0-5.0 ou 2009.

A criação dos instaladores com o Inno Setup se dá por meio de um script, no qual o compilador lê o script e gera um executável, unindo os arquivos, as configurações e o módulo do instalador. O resultado é um único arquivo .exe, que pode ser facilmente distribuído e instalado.

A criação do script, que é um arquivo de texto puro (com a extensão .iss), pode ser feita digitando-se os comandos manualmente ou então usando o assistente de criação que gera um projeto básico. A forma mais fácil de criar um novo instalador é usar o assistente, e depois modificar o arquivo do projeto manualmente.[1]

  1. Criando instaladores para Windows com o Inno Setup