Saltar para o conteúdo

Imigrando e Vivendo No Canadá/Financas

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

SIN (Social Security Number) ou NAS (Numéro D'Assurance Sociale)

[editar | editar código-fonte]

É o equivalante ao CPF brasileiro. É emitido pelo governo federal através do Services Canada. É necessário para trabalhar no Canadá ou para receber benefícios do governo.

Impostos em Compras

[editar | editar código-fonte]

Como nos EUA, em geral quando se compra algo, o preço em anúncios ou etiquetas não inclui impostos sobre venda. O imposto é adicionado no momento do pagamento (no caixa, no "carrinho" do web site, etc.). O valor do imposto depende da província. Também dependendo da província, um componente provincial pode ser cobrado e/ou um federal. Isso é discriminado no recibo/nota fiscal:

  • PST (Provincial Sales Tax) - Imposto sobre vendas provincial. Algumas províncias (ex: Alberta) não cobra esse imposto
  • GST (Global Sales Tax) - Imposto sobre vendas federal. Todas as províncias que não aderiam ao HST cobram esse componente de 5%.
  • HST (Harmonized Sales Tax) - Imposto provincial e federal combinado. O governo federal recolhe o imposto e repassa para a província

Gasolina e outros combustíveis

[editar | editar código-fonte]

Preços de gasolina e diesel já incluem todos os impostos e taxas cabíveis.

Dependendo da província ou cidade, se recolhe uma taxa de reciclagem.

Em alguns casos (garrafas ou latas de refrigerante) o valor pode ser reembolsado ao se retornar o recipiente em locais designados. Em outros casos (automóveis, eletrônicos, etc.) o valor não é reembolsável.

Imposto de Renda

[editar | editar código-fonte]

Quem tem renda no Canadá (por exemplo trabalha), deve declarar imposto de renda como no Brasil. Note que apesar dos dois países terem acordo de não tributação, você deve declarar sua renda no Brasil no Canadá já que isso afeta sua renda global e por consequência benefícios que recolherá, por exemplo. Também parece ser necessário fazer a declaração de saída definitiva no Brasil (no caso do plano ser para ficar) para garantir a não-bitributação.

O Imposto de Renda canadense é ligado ao seu SIN (ou NAS em francês), o equivalente ao CPF brasileiro. O governo Canadense não provê programa gratuito para elaborar a declaração. Em vez disso, há alternativas pagas como TurboTax ou UFile. Os programas não são caros mas há versões gratuitas desses programas para famílias de baixa renda. Algumas ONG's ajudam imigrantes a fazer sua declaração.