Saltar para o conteúdo

Imigrando e Vivendo No Canadá/Escolhendo Onde Morar

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O Canadá é um país vasto e suas grandes cidades são bem diferentes umas das outras por conta da variedade geográfica, histórica e cultural. Achar o melhor lugar onde morar é naturalmente um assunto pessoal e subjetivo. Apesar de ser um belo país para se viver, não é o paraíso na terra e a falta que o Brasil faz não ajuda.

Por isso, o ideal provavelmente é vir e visitar algumas cidades antes de tomar sua decisão. Mas isso não é algo que a maioria das pessoas tem como opção por restrições de tempo e/ou dinheiro.

Alguns fatores para se levar em consideração:

  1. Língua - O Quebéc é majoritariamente francófono. Se você fala bem Francês, é uma escolha natural. Senão qualquer outra província vai ter uma vantagem. Montreal (a maior cidade do Quebec) é uma cidade bilíngue na prática, o que quer dizer que é possível morar lá falando apenas o inglês. Dependendo do ramo de trabalho, no entanto, morar em Montreal pode significar ter que falar ambas as línguas. Há o lado positivo do desafio de aprender duas línguas e ter filhos falando 3 línguas (português, inglês e francês).
  2. Clima - British Columbia (ou mais particularmente Vancouver) tem o clima mais ameno do Canadá. As províncias das pradarias (Alberta, Saskatchewan e Manitoba) tendem a ser as mais frias e mais secas também (o que pode se traduzir em uma sensação térmica de menos frio e menos calor). As províncias do Leste (Ontário e Quebéc) tendem a ser não tão frias mas mais úmidas (mais neve e chuva). Algumas cidades como Calgary tem o fenômeno do vento quente do Chinook que ajudam um pouco a quebrar o frio do inverno.
  3. Tamanho - Gosta de cidades grandes e não se importa com trânsito? Toronto com seus quase 6 milhões de habitantes é provavelmente uma boa pedida. Quer fugir do trânsito e não sente falta da agitação das grandes cidades? Há várias cidades na faixa de 1 milhão de habitantes podem ser uma boa opção (Ottawa, Quebéc City, Calgary e Edmonton).
  4. Custo de vida - O grande fator é moradia e Vancouver é o lugar mais caro para se viver nesse sentido. Toronto pode não ser muito diferente mas há a opção de subúrbios. Montreal tem um custo de moradia baixo comparado com outras grandes cidades. Calgary e Edmonton tem o mercado imobiliário aquecido por conta do crescimento recente. Cidades menores como Quebec City tem um custo bem mais baixo.
  5. Localização - não há como negar que cidades como Toronto e Montreal tem uma história e uma cultura mais rica do que as cidades do oeste (mesmo Vancouver). Também estão mais próximas de outras cidades interessantes. De Montreal ou Toronto, por exemplo, em um raio de 7 horas num carro se pode visitar Toronto, Ottawa, Quebec City, Boston e Nova Iorque. Cidades no Oeste (Calgary, Vancouver) tendem a ter mais natureza a explorar.