Saltar para o conteúdo

Holandês/Curso/Sintaxe

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

Aqueles de vocês que já penaram com a ordem das palavras em holandês provavelmente sabem que a ordem básica de uma expressão principal em holandês é a seguinte:

sujeito | verbo principal | tempo | modo | lugar | outros verbos

Por exemplo:

sujeito verbo principal tempo modo lugar outro(s) verbo(s)
Ik heb vanmorgen met tegenzin in de sportschool getraind

met tegenzin = relutantemente, sem vontade ; de sportschool = a academia

Em geral, esta ordem de palavras está correta. Entretanto, é uma grande simplificação da realidade: a maioria das sentenças contêm mais do que apenas os componentes mencionados acima. O que faríamos, por exemplo, com o objeto direto? O objeto indireto? O pronome reflexivo? E assim por diante. Além do mais, a ordem tempo-modo-lugar pode variar de acordo com o tipo de tempo, modo e lugar que você usar.

Você estava dizendo...?

[editar | editar código-fonte]

Se você puder não se incomodar com estes detalhes, sugiro que se atenha às regras simples dadas anteriormente. Na verdade, formar uma sentença correta pode ser um trabalho arriscado, e você pode não estar interessado em dominar isso aprendendo um monte de princípios abstratos. Uma outra forma de obter um senso da ordem correta das palavras é lendo (muito) texto em holandês. Mesmo assim, pode ser útil dar uma olhada neste capítulo. Você pode encontar algumas dicas úteis.

Resumidamente

[editar | editar código-fonte]

A ordem das palavras em Holandês é SVO (Sujeito + Verbo 1 + Objeto), nas frases com 2 verbos é SVOV (Sujeito + Verbo 1 + Objeto + Verbo 2), nas subordinadas é SOV (Sujeito + Objeto + Verbo 1), e nas interrogativas são VSO (Verbo 1 + Objeto + Sujeito), sendo que dentro do Objeto (O) nós temos a ordem DAN (Determinante + Adjetivo + Nome) que é tipicamente Germânica, pois, a mesma também existe no Inglês.