História do Brasil/Cabanagem

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< História do Brasil
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Cabanagem em Belém

A Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida no Império do Brasil na província do Grão-Pará, de 1835 a 1840. A revolta foi influenciada pela revolução Francesa. A revolta ocorreu devido ao processo de Independência do Brasil, que não ocorreu de imediato na região, ocorreu também por causa da irrelevância política da província e pela extrema pobreza, doenças e fome. Os índios, mestiços e integrantes da classe média da província (cabanos) uniram-se contra o governo imperial. O objetivo da revolta era aumentar a importância política da província e enfrentar a extrema pobreza do povo, cuja maior parte morava em cabanas de barro (de onde originou-se o nome da revolta).

A revolta iniciou-se em 1835 quando o palácio do governo de Belém e o quartel foram tomados por índios tapuias, negros e cabanos, assassinando o presidente da província. O controle cabano na província do Grão-Pará durou cerca de dez meses.

O império nomeia o barão de Caçapava para administrar a província e Belém foi bombardeada. Até 1840, o império promoveu um extermínio em massa da população paraense.