História da Suécia/Império Sueco/Guerra dos Trinta Anos

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A expansão do Império sueco em 1658.

Agora poderia Gustavo Adolfo se dedicar inteiramente à guerra polonês. A guerra não tinha ido bem para seu pai, mas agora seria a sorte da guerra mudou. No Outono de 1621 cercou e capturou Riga. De lá ele se mudou para o sul e conquistou Pomerânia e da cidade de Danzig (hoje Gdańsk). A guerra durou até 1629 e as tropas suecas tinham experiência de combate muito que em breve seria necessário.

Uma importante lição da guerra polonesa foi a importância de uma cavalaria poderosa. O clima nórdico tornou impossível produzir os grandes cavalos usados ​​por outros países couraceiros. Por isso criou Gustavo Adolfo uma cavalaria ligeira armada equipado com pequenas, mas sustentada cavalos finlandeses. Este "cavalaria finlandês" ou "Hakapelitos" foram unidade de elite de Gustavo Adolfo. Outra lição foi o efeito da fuzilaria concentrado. Para alcançar o máximo de efeito Gustavo Adolfo começou a definir sua infantaria em longas filas para o maior número possível poderia disparar simultaneamente.

Para quando a guerra polonesa acabou, esperando uma nova guerra. As guerras religiosas fúria na Europa entre católicos e protestantes. A guerra foi mal para Gustavo Adolfo protestante correligionários e Casa de Habsburgo ampliou seu poder na Europa. Se eles chegaram à costa do Báltico e começou a construir uma frota, que foi Báltico Suécia império ameaçado. Em 1630 Gustavo Adolfo se atirou para a Guerra dos Trinta Anos. Ele foi saudado como um herói pelos manifestantes que o chamavam de "o leão do norte." Seus exércitos avançou sem resistência apreciável no Oder rios e Elba e, assim, ele conquistou uma superfície de base no norte da Alemanha.

A primeira vez que Gustavo Adolfo tem que medir forças com o adversário João T'Serklaes von Tilly foi na Batalha de Breitenfeld 7 de setembro 1631. A batalha se tornou uma grande vitória sueca foi época de tomada de evento. Foi a primeira vez que a linha lutou contra quadrado Falange. Os anos seguintes continuou Gustavo Adolfo sul e 15 de Abril de 1632, ele derrotou novamente Tilly da Batalha da Rain. Se ele tivesse continuado sul, é muito possível que ele tinha derrubado a Casa de Habsburgo e auto tomado Sacro Romano coroa imperial. Mas na batalha de Lützen em novembro 1632 matou Gustavo Adolfo. Gustavo Adolfo é o único rei sueco que teve o sufixo "o Grande".

Gustavo Adolfo morte foi um golpe para os protestantes, mas a guerra não tinha acabado. Gustavo Adolfo filha Cristina oficialmente se tornou rainha, mas porque ela era maior de idade, o país foi governado por um tutor. A guerra continuou por liderança política de Axel Oxenstierna enquanto ele João Banér assumiu o comando do exército. A guerra continuou até 1648, quando um exército sueco em Geral Hans Christoff von Königsmarck ocuparam Praga e obrigou os Habsburgos a aceitar uma paz. A Paz de Vestfália, Suécia tem valor para as suas apostas durante a guerra; Pomerânia, Vismar e Bremen, as ilhas de Rügen, Usedom e Wollin e cidades Estetino e Wismar. Suécia tinha agora se tornou um dos países mais poderosos Europa. Mar Báltico era quase inteiramente um mar interior sueco.