História da Suécia/Império Sueco/Carlos XI - Rei casaco cinza

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Carlos XI tinha apenas cinco anos de idade quando seu pai, Carlos X Gustavo, morreu de pneumonia em Gotemburgo, em 1660. Assim Suécia foi governado a durante a sua infância por um guardião governo liderado por sua mãe Eduviges Leonora. Carlos XI veio de idade em 1672 e foi coroado rei, mas grande parte da energia ainda estava preso pelo governo. O jovem rei era tímido e bastante desinteressado pelo Governo. Ele estava mais interessado na caça e equitação. Isso mudou rapidamente quando a Dinamarca atacou a Suécia em 02 de setembro 1675 O rei era também o comandante supremo do reino, e quando as tropas dinamarquesas desembarcou em Ystad 27 jun 1676 estava o rei a cavalo e assumiu o comando do exército. O rei estava ansioso para chegar à batalha, mas o exército foi mal treinados e equipados, e também os soldados começaram a ficar doente no clima de outono chuvoso. No início de dezembro chegou o inverno e rios congelou ao braço sueco podia andar Kävlinge angra e atender os dinamarqueses fora da cidade de Lund.

Carlos XI a cavalo durante a batalha de Lund. Pintura por David Klocker Ehrenstrahl.

Batalha de Lund 4 dezembro 1676 foi a batalha mais sangrenta da história da Suécia. A cavalaria sueca levou os dinamarqueses ala esquerda a recuar e começou a persegui-los norte. Ao mesmo tempo, afetado a infantaria sueco das pesadas perdas dos dinamarqueses artilharia superior. Foi só quando a cavalaria sueca voltou e poderia atacar os dinamarqueses por trás como a batalha virou a vantagem da Suécia. A batalha terminou com uma vitória marginal sueco, mas os prejuízos foram imensos; 3000 suecos e 6500 dinamarqueses soldados haviam sido mortos, mais de metade de ambos os lados.

Carlos XI até agora tinha uma imagem romantizada da guerra já tinha visto a realidade da guerra e ele ficou chocado. Nunca mais, pensou Suécia arrastado para a guerra por outros países. Para evitar isso, ele pensou em construir um exército de uma nova variedade que foi forte o suficiente para dissuadir potenciais inimigos. Mas primeiro ele tem que chegar a um acordo com o governo de sua mãe e os nobres que definir sua própria riqueza antes de reino bem. Vitória em Lund tinha dado a influência rei muito e respeito e que ele usou para convencer o governo a impor governo autocrático. Toda a terra que havia sido dado aos nobres como uma recompensa ou como garantia de empréstimos estavam agora de volta do estado. Os nobres que se opuseram foram julgados. Soldados que foram recrutados receberam um pequeno pedaço de terra para cultivar, a fim de sustentar a si e suas famílias. O condiçaõ que foi que eles apareceram em exercício militar duas vezes por ano e que eles foram obrigados a servir na guerra. Esta "Exército de Carolinians" foi um permanente, auto-sustentável exército. Durante o resto de sua vida, o rei viajou por todo o país, a colocação de novos regimentos e inspecionar as tropas. Muitas vezes ele viajou incógnito em roupas simples e por isso foi chamado de "Rei Casaco Cinza".