História da Suécia/Império Sueco/Carlos XII - O rei guerreiro

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos XII vestindo o mesmo uniforme azul como todos os seus soldados usava.

Após a guerra com a política da Dinamarca, da Suécia de tranqüilidade durante o resto do dia Carl XI. Mas em 1697, a Suécia sofreu muitos acidentes. King morreu de câncer pancreático e muitos outros morreram da praga. Quando o rei estava no velório começou o velho Castelo das Três Coroas (Slottet Tre Kronor) para queimar e queimada até o chão. Este pensamento muitos eram muito ameaçador, e eles estavam certos. Os três governantes Frederico IV da Dinamarca, Augusto II da Polônia e Saxônia, e Pedro I da Rússia concordou em atacar Suécia. Frederico queria de volta Escânia, Augusto queria sueco Pomerânia e Pedro queria Livônia e Íngria. Este foi o início da Grande Guerra do Norte.

Na primavera de 1700 começou a guerra. Polônia atacou e cercou a Riga, na Dinamarca atacado Ducado de Schleswig e Holstein (que estava aliado com a Suécia) e Rússia atacou e cercou Narva. Embora o rei Carlos XII era jovem, ele estava bem adaptado para os desafios que o aguardavam. Primeiro, ele se virou para a Dinamarca. Com a ajuda da frota de Inglês e Holandês forçado a frota dinamarquesa a recuar para Copenhague. Em 25 de julho rei de pouso com 5.000 homens em Humlebæk 30 km ao norte de Copenhague, que não tinha defesa, pois o exército dinamarquês estava em Schleswig e de Holstein. Para evitar uma derrota total dos dinamarqueses foi rapidamente com a paz. Carlos XII teria gostado de esmagar a Dinamarca, mas a Inglaterra ea Holanda paz garantida e ameaçou atacar se a Suécia não respeitar o tratado de paz. Muito decepcionado o rei afastou para o próximo desafio.

Eles derrotaram os russos colocar suas bandeiras após a Batalha de Narva. Pintura de Gustav Cederström.

Depois Dinamarca, o rei viajar para Pärnu em Livônia (agora Estónia) e marcha no outono contra o Narva de russos sitiada. O exército russo foi muitas vezes mais forte e também foi abrigada em um arco em torno de Narva. Apesar de o rei pôs seu exército em duas colunas e preparado para atacar. De repente, o tempo pior, começa a nevar e soprando. A neve esconde os preparativos suecos e os russos capturados por completa surpresa. Ambas as colunas penetrar no aterro da Rússia e começa a afugentar os defensores. Muitos russos feitos prisioneiros ou se afogando no rio Narva como eles tentam escapar. Os prisioneiros russos libertados após eles entregaram suas armas e bandeiras, mas muitos congelar até a morte durante o retiro de volta para a Rússia.

O inverno exército sueco em Livonia e na Primavera de 1701 começam marchando para o sul, onde um exército saxão espera na rio Düna. O rio é um obstáculo importante e pilotos Augustos monitora a costa sul, mas a em cobertura de fumaça e escuridão da noite assume a Guarda Real do rio no início da manhã de 9 de julho. Seu trabalho é manter a ponte para que mais soldados podem ser enviados mais. Eles derrotar três lutas antes do Saxon comandante von Steinau se retirar da batalha. O exército sueco está agora em Curlândia, mas mesmo Augusto o rei não lidigt qualquer derrota decisiva. Não é até o verão do ano seguinte, 1702, como Rei Augustos exército é derrotado na Batalha de Kliszów. Rei Augusto sair da Polônia e buscar refúgio em sua terra natal, Saxônia. Rei Carlos seguir, mas ele não pode atacar Saxônia porque violaria a Paz Vestfália.

Movimentos do exército sueco pela Europa 1700-1709.

Em vez disso pára Rei Carlos na Polónia para pacificar o país e acrescentando Stanisław Leszczyński como rei polonês. As cidades ainda detidos pelas tropas saxões cercaram e ocuparam. Enquanto isso, os russos penetram novamente na Curlândia e Livônia. Em agosto 1704 Narva caiu em mãos dos russos e em breve só a cidade fortificada de Riga sob controle sueco. Durante o verão de 1705 até arrancou um grande exército russo contra Riga, mas eles se encontraram em 16 de julho por um exército sueco sob o comando do general Adam Ludwig Lewenhaupt em Gemäuerthof. O exército russo era duas vezes maior e que teria terminou com uma vitória da Rússia, salvo Gabriel Horn com sua cavalaria finlandês fez um ataque ousado e dividir o exército russo. Chifre foi morto, mas os russos fugiram, deixando canhões e bandeiras. Um mês depois, os russos voltaram com um exército ainda maior, mas então tinha já Lewenhaupt abandonado Riga e se juntou ao exército sueco na Polônia.

Czar Pedro o grande, já tinha começado a construir uma nova cidade e uma base naval no Golfo da Finlândia oriental. Em janeiro 1706 marcharam Carl Gustav Armfeld com um exército sueco através do gelo e atacados e queimados Kronstadt e São Petersburgo. Enquanto isso arrebatou o rei leste do Rio Vístula e Neman Rio e surpreendeu o exército russo na Hrodna. Os russos se retiraram para a cidade que foi sitiada. Os suecos fizeram bem em inverno no russos inventário deixado para trás enquanto os russos em Hrodna fome. Em 25 de março, rendição Hrodna e os russos tiveram que deixar a cidade. Embora ele nunca se tornou uma batalha de Grodno foi as perdas russas terríveis.

Enquanto o rei Carlos estava em Grodno, atacou Agusto as tropas suecas na Polônia. Em 03 de fevereiro de 1706 afetou o exército russo-schsiska juntamente com o exército sueco durante Carl Gustaf Rehnskiöld de Fraustadt (Wschowa). Depois de apenas duas horas suecos tinham cercado o inimigo se rendeu. Vitória em Fraustadt havia se tornado um um da Suécia mais brilhantes vitórias a menos Rehnskiöld após a batalha tinha ordenado que todos os russos deve ser executado.

Para pôr fim à guerra decidiu Rei Carlos em agosto 1706 depois de tudo marcha em Saxônia e Silésia. Seu plano era para assustar o inimigo e levá-lo sem luta. Os saxões que se lembravam Gustavo Adolfo fugiram para o oeste, ou saudados suecos de boas-vindas, dependendo da religião. Em 14 de setembro ele finalmente atinge Rei Agusto em Altranstadt. Não houve batalha. Ambos reis tinham vindo para negociar. Paz em Altranstadt foi uma derrota difícil para o rei Augusto, que foi obrigado a renunciar à coroa polonesa.

Saxônia foram um país rico e os indemnização foram baseadas exército do Rei Carlos é mais forte do que nunca. Em agosto de 1707, ele deixou Saxônia com 30.000 homens e se acomodou para o inverno na Polônia. Na primavera de 1708 marchou para o leste com o maior e mais exército bem treinado que a Europa já tinha visto. Exército russo tentou lo detê no Rio Vabitj na Bielorrússia, mas o rei Carlos atacou outro lado do rio na cidade Holowczyn e russos fugiram. Na batalha de Holowczyn rei conduziu pessoalmente seus soldados e ele foi o primeiro que correu para o rio com seu rifle sobre sua cabeça. Mas os russos usado tática do arrasada terra e fornecimento suecos estava se tornando difícil. Quando o inverno chegou, o rei teve de arrastar para sul em direcção Baturin na Ucrânia onde Hetman (caudilho cossaco) Ivan Mazepa se rebelaram contra os russos. Apesar de os soldados fome e congelou muitos à morte. Na primavera seguinte, os suecos sitiada cidade de Poltava para atrair o exército russo e lo atacá.