História da Suécia/Gustavo IV Adolfo - o rei infeliz

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gustavo IV Adolfo

Gustavo IV Adolfo ficou profundamente chocado com o assassinato de seu pai e foi muito relutantemente como ele assumiu a monarquia. Ele não estava em todos os interessados na cultura como seu pai, ele comandou até a casa de ópera seria demolida, porque trouxe lembranças desagradáveis dele. Gustavo Adolfo IV também se sentiu muito mal por novos governante Napoleão da França. Ele, portanto, entrou em guerra com a França, com o apoio da Grã-Bretanha. Desde que a França era aliada com a Rússia fez para a Rússia mais uma vez atacou a Finlândia. Mas a guerra foi mal para a Suécia. Na guerra contra a França teve fortes aliados para confiar em nós, mas na guerra contra a Rússia, a Suécia estava sozinho. Na primavera de 1808 tirou a parte de trás exército para Ostrobótnia. Ele contou com a fortaleza de Sveaborg iria aguentar até que o gelo desapareceu e reforços foram enviados da Suécia. Em 18 de Abril conseguiu general Georg Carl von Döbeln para parar o avanço da Rússia na batalha de Siikajoki. Uma semana depois, os suecos iniciaram uma contra-ofensiva que levou os russos de surpresa e causou-lhes pesadas perdas nas batalha de Revolax 27 de abril e batalha de Pulkkila 2 de maio. Infelizmente fortaleza Sveaborg se rendeu no dia seguinte, o que foi um duro golpe para o moral do exército sueco. Embora ele conseguiu durante todo o verão de volta para forçar os russos. Mas após as batalha de Lapua 14 de julho e batalha de Oravais 14 de setembro, as forças suecas e eles foram obrigados a retirar mais uma vez para o norte. Em 13 de dezembro, toda a Finlândia nas mãos dos russos e do exército sueco entrou em quartos de inverno Oeste do Rio de Kemi. Finlândia, desde a idade média tinha sido meia da Suécia oriental, se tornou um russo grão-ducado.

Apesar da derrota do rei sueco se recusou a fazer a paz com a Rússia. Para forçar uma marcha pacífica de um departamento russo sob o comando de Barclay sobre o gelo e queimado Umeå antes de marchar de volta. A distância de Vaasa para Umeå é de 100 km e foi uma conquista notável militar.

Em 13 março de 1709 foram seis altos oficiais militares para o rei do castelo e declarou que toda a Suécia foi infeliz sobre as ações do rei. Eles prenderam o rei eo prenderam no Castelo de Gripsholm. Em 10 de maio, o rei deposto oficialmente pelo Parlamento. O novo rei nomeou o seu tio Carlos XIII. Gustavo IV Adolfo viveu o resto de sua vida no exílio e morreu 7 de fevereiro de 1837, na Suíça, pobre e sozinho.