História da Suécia/Era de Folkunga

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Durante o tempo de Folkunga, uma nova ordem social onde a principal tarefa do rei era legal. Birger Jarl e seu filho Magno III foram os primeiros reis de suficientemente poderoso para substituir as antigas leis e aprovar novas leis. Leis mais antigas baseadas em regulação vingança e retribuição foi de muitas maneiras o mais forte. As novas leis foram baseadas em uma regra fundamental do direito garantido pela Coroa.

Até mesmo a Igreja Católica tinha privilégios de isenção fiscal. A condição era que a igreja não iria interferir no regime secular contra o rei não se colocar nas nomeações episcopais. Birger Jarl mover porque a sua energia para a cidade recém-fundada cidade de Estocolmo, que passará a ser a nova capital.

Mas havia perigos que ameaçavam. Neto de Birger Jarl, Brigério Magnusson, foi seqüestrado em 1306 por seus irmãos por Håtuna fazenda em Uppland (o chamado "Håtuna Jogos") e liberado é fora depois que ele teve que desistir de muito de seu poder. No outono de 1317, o Rei Birger leva sua vingança e aprisiona seus irmãos no Castelo em Nyköping (Banquete em Nyköping), onde acabaram por morrer de fome.

O rei dinamarquês Valdemar fogo subestimar Visby. Pintura por Carl Gustaf Hellqvist.

O último dos Folkungs na Suécia trono era Magno IV. Ele foi bem sucedido com o seu filho, o rei Haakon VI da Noruega para acabar com duas rebeliões antes que ele foi derrotado pelo alemão Duque Alberto de Mecklemburgo. Alberto de Mecklemburgo foi casada com o Rei Magno irmã Euphemia e pode assim reclamar o trono da Suécia. Com o apoio dos nobres suecos, ele conseguiu se rebelar contra Magno VII e tomar o poder. Foi o Rei Albrecht, que introduziu as três coroas da Suécia brasão de armas.

Rei dinamarquês Valdemar IV (na Dinamarca chamado "Valdemar de novo dia") aproveitou a oportunidade para se aproveitar da fraqueza da Suécia durante a luta civil e atacaram a cidade Visby, na ilha Gotland. Ele derrotou um exército camponês Gotland fora da cidade e obrigou os cidadãos da cidade a pagar um imposto de fogo.