História da Suécia/Era Gustaviano

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rei Gustavo III. A braçadeira branco era o símbolo usado pelos soldados que o apoiaram durante seu golpe.

Federico I e seu sucessor Adolfo Frederico teve influência relativamente pequena na política sueca. ei Adolfo Frederico e Rainha Luísa Ulrica tentou estender seu poder, iniciando um novo partido político cujo objetivo era restaurar a monarquia. Rainha tentou em segredo para levar a cabo um golpe de Estado, mas não conseguiu, o que reduziu ainda mais o seu poder. Seu filho Gustavo III fez melhor e, em agosto de 1772 ele realizou um golpe de Estado apoiado pelos militares. O governo foi encarcerado no castelo e foi obrigado a aprovar uma nova Constituição, que deu uma vez o poder do rei.

Gustavo III estava muito interessado em glamour e cultura. Ele fundou a Academia Sueca e construída Ópera Real e Teatro Dramático Real de Estocolmo. Ele também teve seu próprio teatro em castelo Drottningholm. Gustav III também fundou única colônia de sucesso e de longa data da Suécia. Durante sua viagem a Paris, em 1784, negociou o francês para o seu comércio livre em Gotemburgo, em troca da ilha de São Bartolomeu, no Caribe. A ilha se tornou um importante entreposto comercial e começaram a construir a cidade de Gustávia nas pistas ao redor do porto La Carenage. A entrada para o porto era protegido por fortes "Gustavo" e "Oscar". A ilha permaneceu sueco até 1878, quando se tornou novamente francês.

Em 1788 começa Gustavo III uma guerra ofensiva contra a Rússia para recuperar os condados do leste perdidas durante o tempo de Carlos XII, e de livre Suécia a partir da forte influência russa. guerra foi um mau começo, quando um número de policiais militares se amotinaram e sobre a sua própria tentando negociar uma paz com a Rússia. O motim fracassado e os rebeldes foram severamente punidos. O rei aproveitou a ocasião para também prender os nobres da oposição e conseguiu até autocrático. Rei Gustavo III envolvidos no combate da mesma forma como Carlos XII, mas porque ele não tem treinamento militar para que ele não gere tão bom. Guerra pesa igualmente longa, mas 09 de julho de 1790, a frota sueca com o rei a bordo preso pelos russos no Svensksund fora Kotka na Finlândia. Estado leva muito a sério, mas o rei assume o comando e ter sucesso muita sorte para derrotar a frota russa. Batalha de Svensksund é a maior vitória sueca no mar nunca. Em paz em agosto, a Suécia não pode retornar Kexholm ou Karelia, mas a influência russa está perdido.

Outra área em que o rei não foi muito bem sucedida, foi sexual. Ele ea rainha Sofia Magdalena era muito inexperiente e eles logo perceberam que precisavam de ajuda. Corte real escudeiro Adolf Fredrik Munck foi chamado e agiu como um instrutor. Quando o príncipe herdeiro nasceu em 1778 foram presentes Munck preciosos de rei e rainha para suas apostas. Isto significava que muitos suspeitam que ele realmente foi Munck que era o pai de Gustavo IV Adolfo.