História da Suécia/Casa de Bernadotte - sangue novo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carlos XIV João sueco príncipe herdeiro.

Carlos XIII, de 61 anos de idade quando se tornou rei. Ele não tinha filhos e era muito velho para fazer novo bebê. O governo nomeou-o rei, porque ele se comprometeu a adotar um homem crescido e dar-lhe a sucessão à Coroa se o Governo poderia concordar com um candidato adequado. O príncipe dinamarquês Carlos Augusto foi o mais forte candidato, e em janeiro de 1810, ele foi nomeado herdeiro pelo governo. Mas, em maio do mesmo ano, morreu repentinamente de um acidente vascular cerebral. O embaixador sueco na França Fabian Wrede e Carl Otto Mörner perguntou em seu próprio marechal de campo e duque Jean-Baptiste Bernadotte se ele estava interessado em se tornar um herdeiro ao trono sueco. Ele havia se distinguido tanto no campo de batalha e como governador da Itália. Tendo consentimento Napoleão apurado primeiro ele aceitou. A proposta foi polêmica eo parlamento poderia concordar somente após vários meses. Em novembro foi Jean-Baptiste viagem para Estocolmo e receber nomeação parlamentar como sucessor. Após a aprovação, ele tomou o nome de Carlos XIV João.

Com Carlos João como rei sueco, considerado Napoleão Suécia como um estado vassalo, mas Carlos João trouxe a sua própria política. Ele se recusou a declarar guerra à Grã-Bretanha, e quando Napoleão sem declaração prévia de guerra ocuparam sueco Pomerânia foi a Suécia na guerra contra Napoleão. Após a batalha de Leipzig se recusou a Carlos João com um exército marchando suecos em sua antiga terra natal. Em vez disso, ele marchou para o norte para a Dinamarca e obrigou a Dinamarca a deixar a Noruega para a Suécia. Em 7 de setembro de 1818, João Carlos foi coroado rei da Noruega, o primeiro rei da Noruega desde 1514 Ele já era rei sueco pois Carlos XIII faleceu em fevereiro do mesmo ano.

Carlos João empreendeu reformas radicais que transformaram Suécia de uma sociedade agrícola pobre para um país moderno. A Suécia foi afundado em dívidas após Gustavo Adolfo guerra, mas Carlos João parou a inflação e rejeitou muitas dívidas aos bancos franceses. Agricultura mais eficiente, como já começou em autocracia Gustavo III. A indústria de mineração desenvolvido ainda mais, principalmente pelo governo concedeu empréstimos preferenciais para a construção de alto-fornos. Mas o que estava mais desenvolvida infra-estrutura. Muitas estradas foram aprimorados e tem um revestimento de macadame que fez durante todo o ano utilizável. Enquanto os canais novos estão sendo construídos, entre eles o mais longo da Suécia; Canal de Göta.

População da Suécia cresceu mais de 30% no período de Carlos João. Foi, em parte, resultado do aumento da prosperidade, mas também a paz e que a batata foi cultivada pela primeira vez em grande escala. As batatas foram introduzidas para a Suécia durante a Era da Liberdade por Jonas Alströmer, mas foi apenas durante Gustavo III batata reformas agrícola foi cultivada pela primeira vez de modo mais geral. Ele também investiu muitos recursos no desenvolvimento do sistema escolar, e ele introduziu a primeira lei sobre a liberdade de imprensa na Suécia.

Carlos João foi um rei muito popular da Suécia. Ele não era tão apaixonado da Suécia. Ele estava incomodado pelo frio do inverno, e muitas vezes ele teve reuniões com o governo deitado em sua cama no castelo. Ele nunca aprendeu a falar sueco. Sua Rainha Desidéria não prosperaram ela na Suécia. Ela se instalou em Estocolmo, até 1823 e 1826, ela foi coroada rainha.