História da Humanidade/Mesopotâmia

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vamos agora conhecer os povos que viveram no Oriente Médio, mais precisamente na Mesopotâmia.

Primeiros povos[editar | editar código-fonte]

Mesopotâmia significa "Terra entre rios". E é um nome bem apropriado. A Mesopotâmia se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.

Os primeiros habitantes da Mesopotâmia viviam em tribos de origem semita. Mais tarde chegaram os elamitas. Não se sabe muito sobre os elamitas. Mas acredita-se que mais ou menos no ano 3500 a.c. eles foram dominados por outro povo, os sumérios.

Os sumérios, de acordo com estudos arqueológicos, habitavam a Mesopotâmia desde pelo menos 7000 a.C. [Era Neolítica]. Os sumérios adotaram um sistema de governo de núcleos politicamente independentes, as cidades-estados, como as de Ur, Uruk, Nipur e Lagash. As cidades-estados eram governadas por um rei sacerdote, o patesi.O patesi era considerado um deus na terra

A astronomia sumeriana era avançada. Os sumérios começaram a agricultura na mesopotâmia. Criaram a escrita cuneiforme.

Atraídos pela prosperidade, nômades semitas chegam na Mesopotâmia. Eles eram divididos em dois grupos: acádios e amorreus, estes últimos sendo os construtores da Babilônia.

Esses dois grupos adotaram o modo de vida sumeriano. Finalmente, os dominaram.

Os dois grupos semitas passaram a competir entre si. Ganharam os amorreus. A mesopotâmia foi unificada.O rei dos amorreus era chamado Hamurábi.

Olho por olho, dente por dente, essa é a lei[editar | editar código-fonte]

Hamurábi (1728 a.C. - 1686 a.C.) escreveu um conjunto de leis, o Código de Hamurábi. No Código, em três alfabetos distintos, ele reuniu a legislação pré-existente. A principal característica era o olho por olho, dente por dente. Um exemplo : se um arquiteto construísse uma casa que desabasse e matasse pessoas, a família das pessoas mortas tinha o direito de matar o arquiteto. Se o vizinho o roubasse, você teria pleno direito de roubá-lo. Isso não se aplica de forma igual pois código de Hamurábi levava em consideração a posição social das partes.

Ários[editar | editar código-fonte]

Mais ou menos em 1900 a.c., a mesopotâmia foi invadida por tribos de ários. Os primeiros foram os hititas, que destruíram a cidade de Babilônia. Mas eles não ficaram na Mesopotâmia. Depois da invasão eles seguiram para a Ásia Menor.

Depois chegaram os mitânios e os cassitas, que dominaram toda a Mesopotâmia.

Essas invasões trouxeram o ferro e o cavalo para Mesopotâmia.Foi por esses dois produtos que os Ários dominaram a Mesopotâmia

Assírios e Caldeus[editar | editar código-fonte]

Porém os semitas começaram a aprender as técnicas usadas pelos ários. Os assírios reagiram contra os cassitas. Porém, os assírios foram mais longe. Conseguiram um vasto império. A crueldade assíria era notável.

Porém, os caldeus fizeram uma aliança com os medos, um povo ário. Os caldeus conseguiram derrotar os assírios, e também dominaram outras regiões.

Wikipedia
A Wikipédia tem mais sobre este assunto:
Mesopotâmia