Haskell/Primeiro passo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Haskell
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Translation arrow.svg Este módulo encontra-se em processo de tradução. A sua ajuda é bem vinda.

Este capítulo descreve como instalar os programas que você vai precisar para começar a programar em Haskell.

Instalando Haskell[editar | editar código-fonte]

Haskell é uma linguagem de programação, isto é, uma linguagem na qual humanos podem expressar como computadores devem trabalhar. É como escrever uma receita de bolo: você escreve a receita, e o computador executa.

Para executar os programas em Haskell, você vai precisar de um programa especial chamado compilador. Um compilador traduz um código escrito em Haskell num código de máquina, uma linguagem mais básica e elementar, mas que o computador ainda consegue entender. De novo, você escreve a receita do bolo (seu programa em Haskell), e um confeiteiro (o compilador) faz o trabalho de misturar os ingredientes para criar um bolo que possa ser comido de fato (um arquivo executavel). Claro, não é fácil pegar a receita a partir do bolo pronto, bem com não é possível recriar um código em Haskell a partir de um executável já compilado.

Para começar, acesse haskell.org/downloads e siga as instruções para instalar o "Glasgow Haskell Compiler" (GHC) e o que mais você precisar.

Para apenas fazer alguns testes básico sem precisar instalar nada, em Haskell.org você uma versão simplificada de um interpretador na página inicial. As instruções deste livro supõem que você possua a instalação completa do GHC, apesar de que algumas coisas podem funcionar no site.

Nota: Aos usuários de sistemas UNIX: Se você é um daqueles que prefere compilar os programas em vez de instalá-los prontos: talvez não seja uma boa idia fazer isso com GHC, principalmente se for usa primeira vez instalando-o. O caso é grande parte do GHC é escrita em Haskell, então compilá-lo pode ser bastante trabalhoso. Além disso, pode demorar bastante tempo e consumir muito espaço em disco. Se você ainda assim quiser continuar, acesse Building and Porting GHC na página do GHC.

Primeiro código[editar | editar código-fonte]

Depois de tudo instalado, iremos testar nossos primeiros programas com um programa chamado GHCi (o "i" significa "interativo"). Dependendo do seu sistema operacional, faça o seguinte:

  • Windows: vá no menu Iniciar, depois "Executa...", e entre "cmd". Depois que abrir a nova janela, entre o comando ghci.
  • MacOS: Abra o aplicativo "Terminal", e entre o comando ghci na nova janela que vai aparecer.
  • Linux: Abra um terminar e execute ghci.

Você provavelmente vai ler algo parecido com isso:

GHCi, version 7.10.1: http://www.haskell.org/ghc/  :? for help
Loading package ghc-prim ... linking ... done.
Loading package integer-gmp ... linking ... done.
Loading package base ... linking ... done.
Prelude> 

A primeira linha mostra a versão do GHCi. Depois mostra que está carregando o pacote base para que você tenha acesso à maioria das funções nativas e módulos que vêm com o GHC. Por fim, Prelude> mostra que GHCi está pronto para receber comandos.

Primeiro, aritmética básica:

Prelude> 2 + 2
4
Prelude> 5 + 4 * 3
17
Prelude> 2 ^ 5
32

Estes operadores são os mesmo que a maioria das outras linguagens de programação: + é adição, * é multiplicação, e ^ é potenciação. (elevar à potência, ou ). Como mostrado no segundo exemplo, Haskell segue o padrão da ordem das operações matemáticas, ou seja, multiplicação antes de adição.

Agora você já sabe como usar Haskell como calculadora. Na verdade, Haskell sempre será uma calculadora — só que uma bem poderosa, capaz de lidar não apenas com números, mas com outros objetos, como caracteres, listas, funções, árvores e até mesmo outros programas inteiros (se você não conhece esses termos, não se preocupe).

Para sair do GHCi, entre :quit (ou apenas :q):

Prelude> :quit
Leaving GHCi.

GHCi é um ambiente de desenvolvimento bastante poderoso. A medida em que formos progredindo, você vai aprender como carregar arquivos de código fonte no GHCi e como executar diferentes partes deles.

Supondo que você entendeu tudo até agora, então, você está pronto para o próximo capítulo onde introduziremos alguns conceitos básicos de Haskell e faremos nossa primeira função.