Haiti/Cultura

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
< Haiti
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cartaz escrito em francês de uma associação de mulheres de Cité Soleil ("cidade Sol"), a maior favela de Porto do Príncipe

O país possui duas línguas oficiais: o francês e o crioulo haitiano, que é derivado do francês. O francês é utilizado no ensino e na administração governamental, enquanto que o crioulo haitiano é a língua mais utilizada nas ruas.

O cristianismo católico é a religião da maioria dos haitianos (85 por cento), seguido pelo cristianismo protestante (quinze por cento), que vem tendo um grande crescimento recentemente. A religião afro-haitiana, o vodu, é praticado pela população conjuntamente com o cristianismo. O vodu baseia-se na possessão de seus praticantes pelos loas, os deuses do vodu[1].

A música utilizada nas cerimônias vodus influenciou o estilo musical nacional: o compas. Outro estilo musical típico do país é o rara ou gaga, que é tocado nas proximida

Uma das maiores festas populares haitianas é o carnaval. O prato básico dos haitianos é o arroz com feijão, acompanhado de frango frito, porco frito, farinha de milho, legumes e pimenta. Em termos arquitetônicos, merecem destaque os palácios e fortalezas construídos no início do século XIX por Henri Cristophe no norte do país. Hoje, as suas ruínas são patrimônio da humanidade segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Referências