Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Viktor Krum
- sexo = masculino
- cabelos = escuros
- olhos = negros
- família = desconhecido
- lealdade =
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]Viktor Krum é o representante da escola de magia do leste europeu, Instituto Durmstrang, no Torneio Tribruxo. Ele também é jogador do time de Quadribol Nacional da Bulgária. Ele foi o par de Hermione no Baile de Inverno e mais tarde é motivo de ciúme de Ron.
Papel nos Livros
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Conhecemos Viktor Krum na Copa do Mundo de Quadribol. Krum é o apanhador do time búlgaro, e é famoso por ser o melhor apanhador do mundo; ele consegue driblar seu oponente do time da Irlanda, repetidas vezes, e pega o Pomo no final a despeito de suas lesões. Quando ele não está sobre sua vassoura, seu caminhar é deselegante; ele é descrito repetidamente como se arrastando, ao invés de caminhar. Ron praticamente endeusa Krum, a ponto de comprar uma miniatura do jogador, que anda para trás e para frente em sua mão, da mesma forma que o caminhar de Krum.
Quando os representantes do Instituto Durmstrang chegam em Hogwarts, para o Torneio Tribruxo, Ron fica espantado ao perceber Krum entre eles – ele não imaginava que Krum fosse jovem o bastante para ainda estar na escola. Sua esperança de ter Krum na mesa da Gryffindor no jantar, porém foi por água abaixo, porque Durmstrang escolheu a mesa da Slytherin.
O nome de Krum é escolhido pelo Cálice de Fogo portanto ele é um dos Campeões do Torneio. Seu diretor Igor Karkaroff parece achar que o Cálice fez a escolha lógica. Krum não fala nada quando Harry é escolhido como Campeão; Karkaroff é quem fala por ele. Hermione passa a encontrar Krum sempre que vai à biblioteca estudar. Ela acha isso irritante, não por causa de Krum, mas por causa das risadinhas das meninas bobocas, que parece que o seguem por todo lado, pedindo autógrafos. Na Primeira Tarefa, Krum usa a maldição Conjunctivitus no seu dragão, para conseguir passar e pegar o Ovo de Ouro. O dragão furioso, voa sobre ele e quebra alguns de seus ovos, o que custa pontos; no entanto ele acaba a Tarefa com 40 pontos, empatado com Harry.
Krum convida Hermione para o Baile de Inverno. Isso deixa Ron furioso, embora ele mesmo não saiba porque; ele acha que está zangado porque Hermione “está de amizade com o inimigo”. Depois do Baile, Hermione e Ron têm um bate boca na Sala Comunal da Gryffindor, e a menina sai dizendo “na próxima vez que tiver um baile, me convide antes que outro o faça, e não como o último recurso!” Harry mais tarde encontra um braço no chão do dormitório, que parece suspeito, como se tivesse pertencido a figurinha de Krum...
Na Segunda Tarefa, os Campeões precisam resgatar algo de grande valor para eles, que está sendo mantido no fundo do lago pelos Sereianos. A coisa de grande valor para Krum é Hermione, Krum usa um feitiço parcial de Transfiguração para ficar com uma cabeça de tubarão, mas não consegue libertar Hermione; Harry, que está esperando se mais alguém precisa de ajuda, dá a ele uma pedra afiada que havia pegado do fundo do lago. Na superfície, Krum parece estar tentando manter a atenção de Hermione, que está ligada em Ron e Harry, quando eles aparecem. É durante esse intervalo que Krum convida Hermione para visitá-lo na Bulgária, no verão. Depois da consulta aos juízes, Krum ganha 40 pontos pela Tarefa, ficando em segundo lugar atrás de Harry e de Cedric Diggory que estão em primeiro. Logo depois, Rita Skeeter escreve para o Semanário das Bruxas, que Hermione está mantendo Harry e Krum amarrados a ela. Hermione fica imaginando como Rita soube que Viktor a convidou para ir a Bulgária, ela não havia contado a ninguém.
Logo depois das instruções para a Terceira Tarefa, Krum chama Harry de lado e pergunta se Hermione é namorada dele. Harry responde que não; Krum diz que ela fala sobre ele o tempo todo, e Harry diz, que é apenas porque são amigos, nada mais do que isso. Enquanto eles estão conversando, Mr. Crouch sai de dentro da Floresta Proibida. Krum não sabe o que fazer, mas Harry diz a ele para ficar de olho em Crouch e corre para chamar Dumbledore. Quando Harry volta, Crouch sumiu, e Krum foi estuporado; quando Dumbledore o revive, Krum diz que Crouch deve ter feito aquilo.
Estando em segundo lugar no Torneio, ele entra no labirinto depois de Harry e de Cedric. Harry o encontra usando a Maldição Cruciatus em Cedric. O estupora e sinaliza que ele está fora da competição. Acontece que Krum estava sendo controlado por Barty Crouch Jr. usando a Maldição Imperius.
Depois do retorno de Lord Voldemort, Karkaroff vai embora. Quando a delegação de Durmstrang se prepara para deixar Hogwarts, no final do ano, Ron fica pensando como eles vão fazer para voltar a escola se Karkaroff foi embora. Krum, que chega para se despedir de Harry e de Hermione, lembra que Karkaroff praticamente, não dirigiu o barco, foi Krum quem pilotou o tempo todo e será fácil voltar para escola. Ron finalmente se dobra e pede um autógrafo para Krum.
Viktor é mencionado de passagem, quando Hermione está tentando convencer Harry a ensinar DCAT. Hermione diz que Viktor havia mencionado que Harry sabia todo tipo de coisa que ele, Viktor não sabia, e ele estava no último ano de Durmstrang. Ron, como sempre, faz um comentário sarcástico sobre "Vicky", que Hermione dispensa. Quando Hermione, Harry e Ron estão conversando sobre a última aula da Armada de Dumbledore, antes das férias do Natal, Hermione está em meio a uma longa carta para Viktor. Ron novamente é sarcástico sobre "Vicky", e diz emburrado que ele gostaria de ser muito mais do que um simples correspondente. Para o leitor, é muito claro que Ron está certo sobre as intenções de Viktor, que Ron está com ciúmes da atenção de Viktor para com Hermione, mas talvez, o próprio Ron não saiba reconhecer esses sentimentos.
Fleur Delacour convidou Viktor para o seu casamento; Hermione fica espantada e evidentemente feliz em encontrá-lo. Ron, é claro, está com ciúmes. Harry disfarçado como o “Primo Barny”, está sentado à mesa com Ron e Hermione, quando Krum se junta a eles; isso anima Ron a perguntar se Hermione quer dançar. Krum aponta para Xenophilius Lovegood, dizendo que em outras circunstâncias, duelaria com ele, porque ele está usando o símbolo de Grindelwald. Ele sacode a varinha, fazendo Harry recordar da Pesagem das Varinhas, no quarto ano, e isso o recorda de Mr. Ollivander, dizendo que aquela era uma varinha de Gregorovitch. Harry estava tentando recordar aonde ele tinha ouvido o nome Gregorovitch, e reconhece a origem, ele diz que a varinha de Krum foi feita por Gregorovitch. Krum pergunta onde ele ouviu isso, Harry diz que foi numa revista de esportes. Krum ri, dizendo que não lembra de ter falado sobre sua varinha para nenhuma revista. Depois ele comenta que aquela foi uma das últimas feita por Gregorovitch, antes que ele se aposentasse. Depois ele pergunta se Ginny Weasley está namorando alguém; Harry diz que sim, e que ele é grande. Viktor fica amolado, perguntando qual é a graça de ser famoso, se todas as meninas legais já tem compromisso. Hermione mais tarde, comenta que viu Viktor correndo atrás de Xeno Lovegood, e imagina se eles discutiram.
Pontos Fortes
[editar | editar código-fonte]Viktor é um jogador de Quadribol de fama internacional. Ele usa a jogada Wronski Feint, que impressiona os espectadores na Copa do Mundo.
Pontos Fracos
[editar | editar código-fonte]Viktor é uma espécie de solitário e raramente fala mais do que o necessário. No entanto ele se dá bem com as pessoas já conhecidas. Embora ele pareça ser muito seco com Harry e Ron, talvez seja pela barreira da língua; a língua nativa de Viktor deve ser uma das línguas eslavas, provavelmente búlgaro.
Relacionamentos com Outros Personagens
[editar | editar código-fonte]Viktor é o par de Hermione no Baile de Inverno, e também a convida a visitá-lo na Búlgaria. Ele diz a ela que nunca antes se sentiu assim com uma garota. Hermione não retribui esse sentimento, mas isso não impede Viktor de escrever sempre para ela, durante algum tempo. Ron Weasley morre de ciúmes do relacionamento de Viktor com Hermione, embora acabe admitindo que é fã de Viktor como jogador de Quadribol. Ao contrário de Fleur, que precisa ser convencida, Viktor não parece ter problema algum por Harry participar como Campeão no Torneio. Ele é bastante educado com Harry, elogia seu voo, e o trata com um certo respeito.
Análise
[editar | editar código-fonte]Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.