Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Stan Shunpike

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Stan Shunpike
  • sexo = masculino
  • cabelos = desconhecido
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = Noitêbus (??)


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Stan Shunpike é o cobrador do Noitêbus. Ele parece ser apenas poucos anos mais velho do que Harry, talvez tenha 18, Harry tem 13. Ele é um bruxo alto e magro com um sotaque de alguma outra região. Ele também é muito falador e um pouco fanfarrão.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


O Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

Quando Harry, acidentalmente, faz sinal para o Noitêbus, Stan Shunpike é o cobrador. Ele coloca Harry a par dos acontecimentos no mundo mágico, especialmente naqueles que tem a ver com Sirius Black.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Durante a confusão causada pelos Comensais da Morte, espalhando terror na Copa do Mundo de Quadribol, Harry, Hermione e Ron correm para uma área de floresta. Numa clareira eles encontram algumas Veela rodeadas por diversos homens jovens, que, aparentemente estão tentando atrair a atenção delas, contando bravatas. Um desses jovens é Stan Shunpike. Ron também fica atraído pelas Veela e começa a contar bobagens, antes que Hermione o traga de volta ao mundo real.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Nymphadora Tonks chama o Noitêbus para levar Harry, Ron, Hermione, Ginny e os gêmeos de volta para Hogwarts, no Natal. Stan é o cobrador; ele parece impressionado com Tonks que ele descreve como “aquela mulher mandona”.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Stan Shunpike é preso pelos Aurores por fazer afirmações sobre o quanto ele é próximo do Lord das Trevas. Ele ainda não tinha sido libertado ao final do livro.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Stan Shunpike evidentemente fugiu de Azkaban, e era um dos Comensais da Morte que perseguiu Harry durante sua fuga da rua dos Alfeneiros. Harry reconhece que ele estava sob a Maldição Imperius e tentou desarmá-lo, o que fez com que o outro Comensal que o estava perseguindo, reconhecesse que ele era Harry Potter. Quando Ron é capturado pelos Snatchers, depois de abandonar Harry e Hermione, ele afirma ser Stan Shunpike. Isso cria uma confusão, com metade dos Snatchers acreditando e a outra metade não. Com a atenção deles voltada para a discussão, Ron consegue fugir, roubando uma varinha no processo. Ron, novamente afirma ser Stan Shunpike quando os Snatchers prendem o grupo mais tarde, mas dessa vez, sua mentira é imediatamente descoberta, pelo chefe do grupo Fenrir Greyback, que conhecia o verdadeiro Stan Shunpike.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Stan é falador, e prova – embora ele esteja apenas fofocando- ser uma fonte valiosa para Harry (e o leitor) de informações durante sua viagem no Noitêbus. Ele também mostra ser capaz de voar numa vassoura, trabalhando para os Comensais da Morte. Uma vez que ele está sob a Maldição Imperius nesse ponto, isso talvez não faça parte de suas habilidades naturais. Parece que ele é mais habituado a viajar no Noitêbus.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Stan gosta de se exibir e exagerar sua importância para impressionar os outros. Isso faz com que ele seja visto como apoiador de Lord Voldemort e seja preso.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Análise[editar | editar código-fonte]

Alguém pode se perguntar se o personagem de Stan tem algum propósito, nós vemos tão pouco sobre ele. No entanto, o que vemos é bastante consistente; impetuoso, arrogante e que gosta de se engrandecer, ele é o tipo de pessoa que afirma saber o que não conhece, sem pensar nos problemas que pode causar a si mesmo. Por causa dessas características, Stan parece a escolha lógica para ser preso, como modo de mostrar a nova linha dura de ação do Ministério. Conhecendo bem Stan, fica claro para nós, que ele continua preso por causa do medo do Ministério de parecer ineficaz.

Stan merece ser estudado, por causa do modo tão rápido que ficamos conhecendo seu personagem. O vemos de passagem no livro três, só ouvimos uma frase dele no livro quatro, e apenas por esses dois motivos, já sabemos o suficiente para entender que ele não é um Comensal da Morte, porque ele foi confundido com um e continua preso, certamente é injusto. Na página dos Personagens, Stan Shunpike está listado como um Comensal da Morte. A decisão de colocá-lo nessa lista foi porque ele agiu dessa forma, ainda que não fosse seu desejo, até onde sabemos. A coisa mais maligna e sombria que sabemos que ele fez, por sua própria vontade, foi se exibir num pub, que conhecia segredos dos negócios dos Comensais da Morte; temos certeza de que isso foi uma tentativa de impressionar os colegas de bebida.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Stan Shunpike parece ser um sangue puro, mestiço ou nascido Trouxa? Justifique sua resposta.

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]