Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Pichitinho

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Pichitinho
  • sexo = masculino
  • cabelos = penas
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = Ron Weasley e Ginny Weasley

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Pichitinho, ou Pig, é uma coruja pequena com tufos de penas nas orelhas, foi presente de Sirius Black para Ron. Ginny, irmã de Ron foi quem deu nome à corujinha. Depois disso a coruja se recusa a responder por outro nome.


Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

No final do último capítulo, quando Harry está no Expresso de Hogwarts, Hermione repara que tem uma pequena coruja do lado de fora da janela. Harry a apanha e traz para dentro do trem. Ela traz um bilhete para Harry, de Sirius: Sirius está escondido muito longe, e está pensando em se deixar ver por um Trouxa, para que a segurança na escola possa ser diminuída. Foi ele quem mandou a Firebolt; ele pediu a Bichento para colocar o pedido no Correio. Hermione diz que sabia que tinha sido ele. Sirius também diz que se sente responsável por Ron ter perdido seu rato, Perebas, e agora que ele não tem mais um pet, pode ficar com a corujinha se quiser. Ron segura a coruja debaixo do nariz de Bichento, e Bichento ronrona (aparentemente concordando que é um animal comum, não como o pet anterior de Ron, Perebas, um Animago), de modo que Ron fica com a coruja.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Ron manda Pichitinho para Harry, dizendo que quer os Dursleys deixem ou não, que ele vá à Copa do Mundo de Quadribol, os Weasleys irão buscá-lo; e pedindo para Harry avisar através da coruja, se vai ser uma visita ou um resgate. Harry fica confuso; ele ainda não sabia o nome de Pichitinho, e não entendeu porque Ron se refere a ele, no bilhete, como "Pig". Quando Harry chega na Toca, ele aprende o nome da coruja.

Esse ano, todos os alunos devem ter vestes formais; as de Harry são elegantes, mas as de Ron pareciam mofadas, tinham um babado na gola e nas mangas, e pareciam do século passado. Pichitinho escolhe esse momento para se entalar com uma gulodice enorme, e Ron, corre para socorrê-lo, reclamando que tudo o que ele tem é troço velho.

Perto do Natal, Ron manda Pichitinho com uma mensagem para Sirius. Pichitinho, aparentemente, leva mais ou menos três semanas para entregar a mensagem e voltar, embora nessa altura, Sirius tenha sido visto em algum lugar na Inglaterra.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Pichitinho voa igual maluco em volta de Harry, Ron e Hermione enquanto eles se cumprimentam felizes com a chegada de Harry em Grimmauld Place. Ele continua a voar em volta deles, piando alucinado, enquanto Harry grita para Ron e Hermione, mas se recolhe assustado para o alto do armário, se juntando a Hedwig, quando Fred e George aparatam no quarto.

Depois do encontro dessa noite, Hedwig e Pichitinho estão piando em cima do armário. Ron joga algumas gulodices de corujas para elas, explicando que Dumbledore não quer que elas fiquem caçando sempre, porque isso pode chamar atenção.

No último dia antes do inicio das aulas, Harry sobe numa cadeira para limpar a sujeira das corujas do alto do armário. Terminando ele joga o monte de sujos numa lata de lixo, que engole tudo e fica regurgitando, fazendo barulho.

Pichitinho é quase que certamente, no carrinho de bagagem, que Olho-Tonto Moody leva para a Plataforma, mas sua presença não é mencionada. A primeira vez que o vemos, é quando Ron volta ao compartimento de Harry e coloca a gaiola de Pichitinho ao lado da de Hedwig. Quando se aproximam da Estação de Hogsmeade, Ron e Hermione, sendo monitores, precisam supervisionar a preparação dos alunos, então Pichitinho fica por conta de Harry. Luna se oferece para carregar Pichitinho para ele. Ela acaba se separando de Harry pelo bando de alunos, mas consegue afinal encontrar a ele e a Ron, que fica aliviado, quando se preparam para embarcar nas carruagens sem cavalos.

A próxima vez em que Pichitinho é mencionado, é quando Ron está voltando à escola depois dos feriados de Natal. Eles estão viajando no Nôitebus, que está cheio de cadeiras, ao invés de camas de dossel, porque ainda é dia. Assim que o Nôitebus começa a viajar fazendo Bang!, a cadeira de Ron é empurrada e Pichitinho, no seu colo, cai para fora da gaiola, e voa para a frente do ônibus, ficando pousado no ombro de Hermione.

Hedwig e Pichitinho não são mais vistos até a viagem de volta a Londres no Expresso de Hogwarts. Só para sua atenção, Hedwig e Pichitinho ficam agitados pelo ataque de Ron, quando fica sabendo que Ginny está namorando Dean.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Quando faz 17 anos, ele não está mais impedido pela restrição de magia para menores de idade, então comemora fazendo uma porção de coisas de Ron saírem voando pelo quarto que eles dividem. A confusão perturba Pichitinho que começa a voejar loucamente em volta de sua gaiola.

Pichitinho não acompanha Ron nas viagens; não o vemos mais depois que Ron, Harry e Hermione deixam a Toca.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Embora seja pequeno, Pichitinho é uma coruja valente. Ele está sempre pronto para fazer alguma entrega, e aceita qualquer uma, mesmo se for muito grande que mal possa carregar. Numa determinada passagem, Ron joga ele pela janela do Corujal com uma carta para entregar, e Pichitinho cai metade do caminho até o chão, antes de conseguir voar com o peso.


Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Pichitinho é muito pequeno. Embora seja um espírito valente, uma carta de tamanho normal é bem grande para ele carregar fisicamente. Numa ocasião, ele leva diversas semanas para viajar uma distância, que Hedwig faz em dois dias.

Ao contrário de outras corujas correio, que aparentemente podem ser enviadas com bastante precisão, que podem ser esperadas chegar ao seu destino num tempo marcado, Pichitinho, sobrecarregado pelo seu trabalho, é tão errático como o velho Errol, ao fazer suas entregas em determinado tempo.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Pichitinho pertence a Ron Weasley, que é muito cruel com ele em público, se referindo a ele como “pequena porcaria estúpida cheia de penas”. No entanto, apesar das aparências, Ron é muito ligado em Pichitinho, afinal é sua primeira coruja. Ginny também fica muito apaixonada por Pichitinho e é ela quem o nome para a corujinha.

Análise[editar | editar código-fonte]

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]