Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Oliver Wood

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Oliver Wood
  • sexo = masculino
  • cabelos = castanhos
  • olhos = castanhos
  • família = desconhecido
  • lealdade = Dumbledore, provavelmente, sendo um Gryffindor

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Oliver Wood é um membro da Casa Gryffindor. Ele é descrito como “corpulento”, e é fanático por Quadribol. Ele é o capitão do time de Quadribol da Gryffindor, e joga como goleiro, durante os três primeiros anos de Harry. Depois que ele se forma em Hogwarts, ele assina contrato com o Puddlemere United Reserve team.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


A Pedra Filosofal[editar | editar código-fonte]

Quando a Professora McGonagall vê Harry voando em sua vassoura sem permissão, e fazendo uma pegada simplesmente espetacular, ela o tira do pátio. Olhando nas salas de aula, eventualmente, ela encontra a sala do Professor Flitwick e pede a ele que lhe empreste “Wood” (na tradução é madeira). Harry fica feliz porque pensou que ia ser punido com algo feito de madeira. Felizmente, Oliver Wood, é o capitão do time da Gryffindor. Ela diz a Wood que encontrou um apanhador para ele, e eles discutem a habilidade natural para voar que Harry possui, e o fato de que eles tem que arranjar uma vassoura nova para ele.

Wood, mais tarde, leva Harry até o campo de Quadribol, explica as regras, demonstra os balaços, e checa a habilidade de Harry de voar, fazendo com que ele pegue bolas de golfe. Uma vez que, Wood fica satisfeito porque Harry é capaz, ele o coloca nos treinos regulares.

Wood não tem uma grande parte na história depois disso; ele é visto nos treinos de Quadribol e em vários jogos. Ele é o goleiro da Gryffindor, e portanto, é responsável por algumas defesas espetaculares.

A Câmara Secreta[editar | editar código-fonte]

Oliver é o capitão do time de Quadribol no segundo ano de Harry. Mas, para seu desgosto, a temporada é logo parada porque o Monstro da Câmara não pode ser controlado.

O Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

Com o Quadribol sendo interrompido no ano anterior, e Oliver agora no sétimo ano, o último em Hogwarts, ele só tem essa chance de ganhar a Taça de Quadribol. Sendo assim, Oliver está fazendo o time treinar duro, com novas táticas, treinos frequentes e inumeráveis sessões de estratégias.

No primeiro jogo de Harry, contra a Hufflepuff, os dementadores aparecem no campo e Harry perde a consciência, permitindo que Cedric Diggory apanhe o Pomo e ganhe a partida. Quando Harry recupera a consciência, ele está na ala hospitalar; com a exceção de Oliver, todo o time está presente. Eles lhe dizem que Oliver está no banho, e que Cedric se ofereceu para anular o jogo por causa dos dementadores, mas tanto Oliver quanto os professores recusaram.

A querida vassoura Nimbus 2000 de Harry, é destruída no acidente, e, durante as férias de Natal, Oliver pressiona Harry para escolher e comprar uma nova vassoura para o próximo jogo, dando a ele uma cópia de “Qual a vassoura?”. Ele fica super feliz ao saber que Harry recebeu uma Firebolt de Natal, mas depois se desanima quando descobre que o Professor Flitwick e Madam Hooch estão examinando a vassoura, para ver se está limpa de feitiços, antes de permitirem que Harry a use.

Numa determinada altura, Oliver conta que pediu à Professora McGonagall para devolver a vassoura, dizendo a ela, que não se importava se ela jogasse Harry longe, desde que ele pudesse, ao menos, pegar o Pomo primeiro. Ele pareceu não entender porque a Professora McGonagall achou que o pedido dele era insensível. Não sabemos qual a reação de Harry, mas achamos que Harry não ficou nada surpreso pelas prioridades de Oliver, embora certamente preferisse as de McGonagall.

Oliver tem que recordar à Madam Hooch que eles precisam fazer alguns treinos, quando Harry pega a Firebolt de volta; ela aparentemente passa um tempo louvando o excelente estilo e as qualidades de vôo da vassoura.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Vemos Oliver apenas de passagem, no campo, antes da Copa do Mundo de Quadribol, quando ficamos sabendo que ele está jogando pelo Puddlemere United Quidditch team.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Harry pensa que com Angelina Johnson como capitã do time, felizmente as conversas preparatórias não são tão longas como eram, quando Oliver Wood era o capitão. Quando a Professora Umbridge põe Harry no castigo, Angelina fica furiosa, e diz que o castigo foi culpa dele, e avisa para ele fazer de tudo para sair do castigo e estar lá na hora do treino. Depois que ela vai embora, Ron comenta que eles precisam checar com o Puddlemere United para ver se Oliver Wood ainda está vivo, porque parece que Angelina está dominada pelo seu espírito. Angelina, mais tarde, comenta com Harry, que, agora ela sabe como Wood se sentia como capitão do time, e porque ele era tão duro com eles.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Quando Ron é envenenado, Hagrid imagina se alguém está tentando exterminar o time da Gryffindor. Katie Bell, uma das artilheiras, havia tocado num colar amaldiçoado e estava internada no St. Mungo, e Ron era o goleiro. George ao ouvir isso, achou que não tinha nada a ver, mas Fred sugere que Wood poderia ter feito isso ao time da Slytherin, caso conseguisse sair ileso.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Oliver volta a Hogwarts para lutar na batalha final. Ele está presente na Sala Precisa, quando Harry volta da torre da Ravenclaw. Quando Harry está saindo para a Floresta Proibida, depois de ver as lembranças do Príncipe, ele vê Oliver e Neville, carregando o corpo de Colin Creevey de volta para escola; Oliver diz a Neville que ele pode carregá-lo sozinho e Neville pode voltar para pegar outro.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Oliver é um grande goleiro e extremamente dedicado ao time da Gryffindor. Ele se esforça ao máximo e dedica muitas horas aos treinos e jogos.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Oliver, em geral, ama tanto o que faz, que fica cego de dedicação e não consegue entender como existe algo mais importante.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Não se sabe muito sobre os amigos de Oliver nos livros. No mundo das fan fictions ele é um personagem muito popular, que é ligado ao time da Gryffindor, especialmente a Katie Bell. Inclusive muitas dessas histórias os coloca como um casal, embora nada na série faz supor isso. De fato, parece pouco provável, uma vez que Oliver é três anos mais velho do que Katie.

Análise[editar | editar código-fonte]

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]