Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/O Barão Sangrento

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


O Barão Sangrento
  • sexo = masculino
  • cabelos = desconhecido
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = desconhecido

O Barão Sangrento é o fantasma da Slytherin na escola de Hogwarts. Ele tem “olhos vazios e fixos, um rosto sombrio e roupas manchadas de sangue prateado.” Ninguém, ao que sabemos, jamais lhe perguntou como ele ficou coberto de sangue. Ele é o único de quem Pirraça tem medo. Seu passatempo favorito é sacudir correntes na Torre de Astronomia.

Papel nos Livros

[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


Na Festa de Boas Vindas, Harry vê o Barão Sangrento na mesa da Slytherin. Ele está sentado bem perto de Draco Malfoy, que parece bem desconfortável, só de ver isso Harry se anima. Seamus pergunta a Nick-Quase-Sem-Cabeça porque ele está coberto de sangue, e Nick responde logo, que nunca perguntou.

Mais tarde ficamos sabendo que o Professor Dumbledore e o Barão Sangrento, são os únicos que tem algum controle sobre Pirraça. Quando Harry, Ron e Hermione estão a caminho da Sala de Troféus para o duelo com Draco, eles encontram Neville, que ficou trancado do lado de fora da Torre da Grryffindor, porque esqueceu a senha. Neville insiste em ir com eles, e comenta que o Barão Sangrento já esteve ali duas vezes.

Harry imita o Barão Sangrento, quando está sob a Capa da Invisibilidade, com Ron e Hermione, para evitar ser pego por Pirraça, quando se encaminham para o alçapão.

Retornando da cabana de Hagrid, onde recuperou uma lembrança muito importante de Horace Slughorn, Harry é barrado na entrada da Sala Comunal pela Mulher Gorda, que avisa que passa de meia noite e a senha mudou. Harry comenta com Nick, que está passando distraído através da parede, que ele precisa muito ver Dumbledore; Nick responde, que o Barão Sangrento acabou de vê-lo retornar.

Ficamos sabendo, através da Dama Cinzenta, que o Barão Sangrento foi enviado para buscá-la na floresta da Albânia, onde ela se escondia, para ver sua mãe, Rowena Ravenclaw, que estava à morte. Quando ela se recusou, ele ficou furioso e a matou; arrependido ao ver o que fez, ele se matou com a própria adaga.

Pontos Fortes

[editar | editar código-fonte]

Pontos Fracos

[editar | editar código-fonte]

Relacionamentos com Outros Personagens

[editar | editar código-fonte]

Embora nunca tenhamos conversado com o Barão diretamente, é dito que, em vida, ele era apaixonado por Helena Ravenclaw, que se tornou a Dama Cinzenta.

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa

[editar | editar código-fonte]