Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Nymphadora Tonks

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Nymphadora Tonks
  • sexo = feminino
  • cabelos = muda constantemente
  • olhos = muda constantemente
  • família = mãe, Andromeda Black Tonks
    Ted Tonks, pai.
  • lealdade = Ordem da Fênix.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Nymphadora Tonks, ou Tonks, como ela prefere ser chamada, é uma Auror e membro da Ordem da Fênix. Seus pais são Andromeda Black Tonks, que era a prima favorita de Sirius e Ted Tonks, que era um bruxo, embora nascido Trouxa. Narcissa Malfoy e Bellatrix Lestrange são tias de Tonks pelo lado de sua mãe, embora nenhuma das duas admita isso. Ela deve ter frequentado Hogwarts por volta de 1984-1991 como uma Hufflepuff.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Nymphadora Tonks é um personagem que aparece no início do quinto livro, quando ela chega na Rua dos Alfeneiros para ajudar a escoltar Harry até o quartel general da Ordem da Fênix. Pela conversa de Harry com ela, descobrimos que Tonks é uma Metamorphmagus, e que ela frequentou Hogwarts, mas não foi monitora, até porque não conseguia se controlar. Na maior parte do tempo, seu cabelo é rosa choque; parece que essa é a sua cor favorita de cabelo, porque ela volta para essa cor sempre. Ficamos sabendo também, que ela é uma Auror e trabalha para o Ministério da Magia, o que é de grande ajuda para a Ordem da Fênix. Pelo fato da Ordem estar operando praticamente por baixo dos panos, Tonks ainda tem suas obrigações de Auror a cumprir; nós a vemos, ocasionalmente, prestando serviço de sentinela para a Ordem.

No jantar no quartel general, Tonks diverte Ginny e Hermione, mudando o formato de seu nariz. Aparentemente, isso é uma brincadeira comum, porque eles sempre pedem sua aparência favorita.

Tonks acompanha o grupo até a estação de trem, para que eles subam a bordo do Expresso de Hogwarts. Durante a viagem, ela se disfarça como uma senhora.

Diversas vezes nas férias de Natal, Tonks visita o quartel general. Ela acompanha a família Weasley quando vão visitar Arthur no hospital. No final das férias de Natal, ela viaja para Hogwarts com os Weasleys, Harry e Hermione no Nôitebus. Stan Shunpike diz que “essa senhora mandona, pagou um prêmio para chegar a Hogwarts mais rápido, portanto Hogwarts será a próxima parada”.

Tonks toma parte na Batalha do Departamento de Mistérios no final do livro, quando ela conjura um feitiço estuporante sobre Lucius Malfoy, e depois começa a duelar com Bellatrix, mas esta, rapidamente derruba Tonks.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Nesse livro, vemos Tonks rapidamente, quando Harry é levado para a Toca por Dumbledore. Ela está sentada na cozinha, aparentemente falando sobre algo sério com Molly. Harry fica espantado ao ver como ela parece deprimida. Tonks não demora, ela sai quase imediatamente assim que Harry chega, e Harry observa que Mrs. Weasley parece preocupada. Conversando sobre a aparência apática de Tonks com Hermione, Ginny e Ron, na manhã seguinte, Harry descobre que Molly, aparentemente, estava esperando que Bill mostrasse algum interesse por Tonks, ao invés de Fleur Delacour, de quem ele ficou noivo. Ron diz que, com Tonks parecendo tão triste como ela está, parece que não tem chance das esperanças de sua mãe darem certo.

No Expresso de Hogwarts, Harry é pego por Draco, tentando bisbilhotar. Draco o imobiliza, e depois de quebrar seu nariz, o deixa dentro do trem para voltar para Londres. Tonks, entrando no trem antes que ele saísse, o liberta e retorna com ele até a plataforma. Depois ela o leva para a escola, onde ela envia uma mensagem (através do Patronus), pedindo ajuda ao entrar nos terrenos da escola. Como Hagrid não está presente, o mensageiro encontra Snape, que chega ao portão para deixá-la entrar. Snape comenta que o Patronus de Tonks mudou; o que Harry viu era algo grande e peludo, Snape comenta que gostava mais do antigo, que parecia mais forte.

No caminho para o Três Vassouras, Harry vê Mundungus Fletcher conversando com o barman do Cabeça de Javali. Mundungus abre uma mala, espalhando seu conteúdo, incluindo um cálice de prata com o escudo da família Black gravado. Harry, furioso agarra Mundungus pelo pescoço, gritando que ele roubou a casa de Sirius. Mundungus empurra Harry e desaparata. Tonks aparece e diz que não vale a pena correr atrás dele, mas Harry diz que vai se queixar com Dumbledore.

No Natal, na Toca, se comenta que Tonks foi convidada, mas preferiu passar o Natal sozinha. Isso demonstra que ela ficou deprimida e arredia. Remus Lupin explica para Harry, que a mudança no Patronus pode ocorrer por causa de um grande choque – nesse caso, pode ser por causa da morte do primo dela, Sirius.

Em uma ocasião, quando Harry estava tentando entrar na Sala Precisa, ele é surpreendido por Tonks, ela parece mais abatida, e diz que está procurando por Dumbledore, mas ela parece meio sem rumo, quando vai embora logo depois de se encontrarem.

Tonks é um dos membros da Ordem da Fênix que está presente em Hogwarts, na batalha da torre, lutando contra os Comensais da Morte, na terrível batalha nesse livro.

No final do livro, descobrimos que a verdadeira razão da depressão de Tonks foi ela ter se apaixonado por Lupin, que vem tentando convencê-la, de que eles não podem ficar juntos porque ele é um lobisomem. No entanto, no último capítulo, vemos Tonks e Lupin de mãos dadas, e Tonks obviamente recuperou sua habilidade de mudar sua aparência, seu cabelo voltou a ficar rosa brilhante.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Tonks mostra a Harry, toda orgulhosa, sua aliança de casamento, quando o grupo de membros da Ordem vão buscar Harry. Tonks depois, diz que sente muito porque Harry não pode estar presente, e que foi uma festa pequena. Isso nos faz imaginar que Lupin não queria tornar o fato público, mas gostaria que Harry estivesse presente. Quando os membros da Ordem e seus “Harrys” saem da casa, e Ron é o “Harry” que vai junto com Tonks, ela diz a Ron para montar na vassoura e segurar firme. Vemos Ron montar, depois olhar se desculpando para Lupin, antes de abraçar Tonks pela cintura.

Tonks bem atrasada na Toca; aparentemente ela foi interceptada por Bellatrix e teve dificuldades de livrar dela. Lupin mais tarde, revela a Harry, Ron e Hermione, que Tonks está grávida. Lupin parece estar zangado consigo mesmo, com medo de que seu filho possa ser um lobisomem; ele sabe que é um fardo grande demais para qualquer um, e ele não quer passar esse traço doloroso, para mais ninguém. Além do mais, ele não quer que Tonks e a criança enfrentem os mesmos preconceitos que ele enfrenta, ainda que Tonks sendo mestiça, já esteja passando por preconceitos à medida que o mundo mágico cai sob o controle de Voldemort.

Tonks tem o bebê, e Lupin viaja até a Casa das Conchas, onde Harry, Ron e Hermione estão, para contar a eles as boas novas. Lupin convida Harry para ser o padrinho, dizendo que ele e Tonks já decidiram isso.

Quando os membros da Ordem chegam a Hogwarts através da Sala Precisa, Lupin mostra a todos a foto do bebê, e todos reparam que ele herdou os traços Metamorphmagus de sua mãe. Tonks ficou em casa com o bebê Teddy, para a batalha final, mas, preocupada com Lupin ela aparece para apoiá-lo. Ela fica sabendo que ele foi visto, pela última vez, lutando com Dolohov nos terrenos, e corre para encontrá-lo.

Mais tarde, quando Harry volta para o Grande Salão com as memórias de Snape, ele vê Lupin e Tonks deitados no chão, juntos, ambos mortos.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

O fato de Tonks ser uma Metamorphmagus a tornou extremamente valiosa, tanto como Auror, quando membro da Ordem da Fênix. Tonks é muito forte, amiga, engraçada e uma pessoa extrovertida.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Assim que somos apresentados a Tonks, descobrimos que ela é extremamente desajeitada – ela entra na história quebrando um prato na cozinha dos Dursleys. Através da série, ela sempre está quebrando coisas, derrubando objetos e caindo. Por causa disso, ela diz que quase falhou na parte de “furtividade” do seu treinamento para se tornar Auror. No entanto, ela melhora durante o livro seis.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Tonks está apaixonada por Remus Lupin, e eles são vistos de mãos dadas no final do sexto livro. No inicio do sétimo, eles estão casados, e esperam um bebê. Eles morrem juntos na batalha de Hogwarts, deixando seu filho para ser criado pela mãe de Tonks, Andromeda.

Análise[editar | editar código-fonte]

Uma das coisas que torna essa série tão poderosa, é que através do arco de sete anos da série, os personagens amadurecem e mudam. Isso é bem visível em Harry, Ron e Hermione, é claro, porque eles estão numa altura de suas vidas, quando há grandes mudanças; isso é comentado com muitos detalhes nos artigos deles.

Porém, a força especial da série, é que as mudanças dos personagens, não estão restritas aos personagens principais, mas, acontecem com todos os personagens da história até certo ponto.

Vejamos o caso de Tonks. Ela é bem jovem, tendo acabado de completar seu treinamento de Auror; ela deve ser mais ou menos, sete anos mais velha do que Harry. Quando eles se encontram, no inicio do livro cinco, Harry tem 15 anos e ela provavelmente 22. Ela acha horrível a limpeza total da casa dos Dursleys, e se sente muito melhor no quarto de Harry, que parece ter sido habitado pelo equivalente a uma fera enjaulada durante quatro dias. Isso indica que ela não é ligada em limpeza. Aparentemente, ela torna o jantar um show, mudando a forma de seu nariz entre mordidas na comida. Ela é uma bruxa muito jovem e despreocupada nessa altura da vida.

Durante o decorrer do quinto livro, Tonks mantém seu jeito despreocupado, até a Batalha no Departamento de Mistérios. Ali, possivelmente pela primeira vez na vida, ela enfrenta uma batalha contra forças superiores, com grande possibilidade de morrer. Isso é, para qualquer um, uma experiência que faz amadurecer. É muito provável, que ficando consciente e descobrindo que seu primo Sirius, foi literalmente para trás do Véu, Tonks tenha feito sérias considerações com relação à sua vida. Com certeza durante essas considerações, ela descobriu que, o que partilhou antes com Remus, que nós não vimos, mas podemos imaginar, foi mais sério do que ela pensava.

Quando vemos Tonks em setembro, depois da batalha, ela parece muito mais madura, a cor de seus cabelos mais pálida, e ela mesma, mais reservada. Ela também parece um tanto deprimida, tendo dificuldade de mudar sua aparência, sempre parece a ponto de chorar, e também estando mais magra do que o normal. Ron, Harry e Hermione acham que ela está assim por causa da morte de Sirius, e Harry sugere até que Tonks poderia estar apaixonada por ele, e por isso está tão abatida. Apenas no final do livro descobrimos que é Lupin, e não Sirius, o objeto da sua afeição. Acreditamos que ela tentou tornar mais séria sua relação com Remus, e ele a rejeitou; isso com certeza, era algo que já vinha acontecendo há mais tempo, uma vez que seis semanas (da batalha no Ministério, até Harry chegar à Toca), é muito pouco tempo para reavaliar sua vida, se apaixonar, começar a pensar em casamento, e mostrar os efeitos de ter sido rejeitada. É bem possível que tenha acontecido algo mais sério entre eles, por trás da cena, durante o quinto livro. Podemos especular, que a autora escolheu não mostrar as cenas com Lupin e Tonks juntos, por causa da sensibilidade de Lupin com relação a essas coisas.

Podemos ver facilmente, que Tonks está vendo a vida de maneira mais séria durante o sexto livro; desde a primeira vez que a vimos em julho, até o final do livro, ela parece menos despreocupada. Pode parecer uma crítica, de que a idade em geral faz com que a maturidade impeça a despreocupação, mas, esse é o caso; quando a pessoa amadurece, começa a ficar mais focada, e preocupada, com coisas além de si mesma, o que leva a pessoa a agir com mais seriedade. Sabemos que Tonks quer ter um relacionamento com Lupin sério e duradouro, no final do livro, coisa, que ela jamais imaginou no inicio do livro cinco.

É o fato de Tonks crescer e mudar, que a torna viva para nós, que nos faz ter preocupação com ela, e que nos deixa felizes porque Lupin parece aceitar a idéia de ficar para sempre com ela. Um editor recentemente, perguntou se havia uma data para o casamento de Tonks. As evidências sugerem a terceira semana de julho, mas, além disso, não se sabe.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]