Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Norberto

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Norbert o Norwegian Ridgeback
  • sexo = feminino
  • cabelos = nenhum (escamas)
  • olhos = cor de laranja
  • família = Hagrid
  • lealdade = nenhuma

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Norbert é um dragão Norwegian Ridgeback que nasceu de um ovo cuidado por Hagrid.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


A Pedra Filosofal[editar | editar código-fonte]

Numa certa altura, quando Harry, Ron e Hermione o chamam, Hagrid parece estar tentando esconder alguma coisa. Acontece, que ele estava escondendo um grande ovo negro na lareira, que ele admite, é um ovo de dragão, que ele ganhou de alguém, no Cabeça de Javali, na vila de Hogsmeade. Hermione imediatamente pergunta, que tipo de inteligência é essa, de tentar criar um dragão que cospe fogo, numa cabana de madeira, mas Hagrid sempre quis ter um dragão só seu, e se recusa a escutar.

Harry, Ron e Hermione estão presentes quando o ovo começa a quebrar, mas acontece que Draco também está lá, observando pela janela. Harry e Ron o vêm quando ele corre escadas acima, para a escola.

O Trio fica preocupado porque, se Norbert foi visto por Draco, ele precisam se livrar dele; criar dragões é totalmente fora da lei, e vai colocar Hagrid numa grande confusão. Apesar das dificuldades de cuidar de um dragão – num determinado momento, Hagrid conversa com o Trio através da janela da cabana, enquanto Norbert está mastigando seu pé – Hagrid apenas concorda quando Ron sugere que Charlie, seu irmão, pode encontrar um lar para Norbert. Charlie está super ocupado mas, sugere que quatro amigos seus vão parar em Hogwarts para pegar Norbert e levá-lo para a sua nova casa.

Ron é mordido por Norbert enquanto tentava alimentá-lo, e acaba na ala hospitalar. Enquanto estava lá, ele é visitado por Draco, que pega um livro dele emprestado. Só mais tarde, Ron lembra que a carta de Charlie estava dentro do livro. O resultado disso, é que Draco está nos corredores procurando por eles, quando Harry e Hermione vão levando a gaiola com Norbert, sob a Capa da Invisibilidade, até a Torre de Astronomia, para os amigos de Charlie o levarem. Depois que Norbert se vai, Harry e Hermione retornam à escola, mas esquecem a Capa da Invisibilidade no alto da torre, e são pegos por Filch.

Mais tarde, Harry pergunta como era a pessoa que deu o ovo do dragão para Hagrid, e este responde que não sabia, porque a pessoa nunca tirou sua capa.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira visita ao Cabeça de Javali, Harry pensa que esse lugar, de fato, é o tipo de lugar onde não é nada estranho que alguém nunca tire sua capa; entre os quatro fregueses que lá estavam quando ele entrou, não havia nenhum rosto visível.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Hagrid, conversando com Charlie, pergunta como vai Norbert, Charlie responde que eles estão chamando o dragão de Norberta agora, porque ela é uma fêmea. Harry pergunta qual é a diferença, e Charlie responde que as fêmeas são mais perigosas.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Norbert é um dragão portanto, tem toda a força dos dragões, força física e uma armadura, habilidade de voar, resistência a feitiços, espinhos e garras afiadas, aparententemente presas envenenadas, e habilidade de cuspir fogo.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Norbert tem as fraquezas comuns aos dragões, notavelmente inteligência menor do que a dos humanos.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Hagrid parece acreditar que Norbert o reconhece como a figura da mãe, os leitores imparciais, podem ver que não há evidência disso; os ataques de Norbert sobre Hagrid parecem ser menos severos do que sobre o Trio, apenas pelo fato de Hagrid ser parte gigante, o que o torna menos vulnerável. Hagrid parece atribuir emoções a Norbert, que são totalmente estranhas aos dragões; por exemplo, ele embala um ursinho de pelúcia junto com Norbert, para ser seu companheiro de viagem até a Romênia, e Harry acredita ouvir Norbert destruir o ursinho, mesmo antes de saírem da cabana de Hagrid.

Análise[editar | editar código-fonte]

Norbert parece estar na história como um lado divertido. No entanto, sua aparição e partida, servem para diversos propósitos no desenvolvimento da trama.

Primeiro, a explicação relacionada com a aquisição do ovo por Hagrid, parcialmente demonstra que se tornou ainda mais urgente, proteger a Pedra Filosofal. O Trio acredita firmemente, e com razão, que é o Professor Snape quem procura por ela. Sabendo que Snape está envolvido, instalando um feitiço protetor sobre a Pedra, eles têm certeza, de que ele deve saber o bastante sobre os feitiços para passar por todos eles.

Outro motivo é colocar o foco na Floresta Proibida, no primeiro livro, no capitulo que segue à descoberta de Norbert. Sem o castigo na Floresta, não haveria motivo para Harry ir até lá, e ele não poderia testemunhar os acontecimentos que ocorreram ali.

Terceiro, é uma preparação para a última cena do livro, onde o Trio recupera todos os pontos da Casa, que sua fuga os fez perder, e mais alguns. Uma vitória mais doce porque se segue e reverte, uma derrota.

Finalmente, esses eventos jogam luz sobre Draco Malfoy e também Hagrid. Draco descobriu uma vantagem sobre Hagrid e o Trio. Sabendo que Hagrid está envolvido em algo ilegal e está sendo ajudado pelo Trio. Ao invés de reportar isso à diretoria, ele fica em silêncio, usando essa informação para atormentar Ron na ala hospitalar, e explorando a situação para ganhar vantagens adicionais. Isso é típico da Slytherin, desonestidade e ambição, embora que, nesse caso, as ações de Malfoy depois se voltam contra ele, que também recebe castigo.

De passagem, podemos notar que o desejo de Hagrid para ter um dragão é algo comum em ficção. Há filmes como “Pete´s Dragon”, “Eragon”, “Mulan”, e livros como “the Dragonriders of Pern” series by Anne McCaffrey. É possível que o episódio de Norbert tenha sido algo preparado, para, tirando todo o romance, mostrar que cuidar de um dragão pode não ser tão divertido, e que na verdade, não é possível civilizar um dragão.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Não podemos ter certeza, é claro, de quanto planejamento a autora fez com relação a dragões e seu papel na série, quando o capitulo sobre Norbert foi escrito. É verdade que os dragões tiveram papéis significativos na Primeira Tarefa do Torneio Tribruxo, e também, quando o Trio invadiu Gringotes. As características dos dragões nas duas situações são parecidas com as que vimos em Norbert. Não sabemos se Norbert foi escrito com essas características em preparação aos próximos eventos, ou se os eventos se basearam no comportamento de Norbert. No entanto, podemos afirmar que Norbert foi planejado para ilustrar como são os dragões e como são perigosos.