Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Nagini
- sexo = fêmea
- cabelos = nenhum
- olhos = amarelos
- família = nenhuma
- lealdade = Lord Voldemort
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]Nagini é uma cobra, uma cobra enorme, e é o pet (bichinho de estimação) de Voldemort.
Papel nos Livros
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Vemos Nagini pela primeira vez na Mansão Riddle, para onde Voldemort retornou, enquanto prepara sua completa ressureição. Nagini, que estava caçando do lado de fora, retorna para Voldemort, passando no vestíbulo por Frank Bryce. Ela avisa a Voldemort da presença estranha, e imediatamente, Voldemort manda Rabicho trazer Frank. Voldemort então mata Frank. A conversa entre Voldemort e Rabicho nos leva a crer que Rabicho estava ordenhando Nagini para recolher algo, provavelmente veneno, que está mantendo Voldemort vivo.
Quando Harry é amarrado à lápide na emocionante luta do final do livro, Nagini se arrasta em círculos ao redor dele; Voldemort agora redivivo promete a Nagini que ela poderá comer Harry, assim que todos os procedimentos estiverem completos.
Embora nunca tenha sido mencionado, é praticamente certo que a cobra que atacou Arthur Weasley, um pouco antes do Natal, foi Nagini.
Ao discutir sobre os possíveis objetos que viraram Horcruxes, o Professor Dumbledore sugere a Harry que a cobra pet de Voldemort está agindo de modo suspeito, muito diferente de uma cobra verdadeira, e possivelmente está carregando um Horcrux. Harry pergunta se criaturas vivas podem ser Horcruxes, e Dumbledore diz que podem sim, embora seja arriscado, claro, porque coisas vivas podem ser mortas.
Nagini está presente na reunião do conselho com Voldemort e seus Comensais da Morte. Voldemort testando a varinha de Lucius Malfoy, mata Charity Burbage, depois diz a Nagini que o jantar está servido.
Quando Harry e Hermione estão visitando Godric´s Hollow, encontram Bathilda Bagshot. Ela os convida para irem à sua casa, então faz com que Harry a siga até um quarto no andar de cima. Acontece que Bathilda, de fato, está morta, e está sendo animada por Nagini que está dentro dela. Nagini avisa a Voldemort que encurralou Harry, depois sai de dentro do corpo de Bathilda e ataca. Enquanto morde Harry, suas instruções são para apenas segurá-lo, para não envenená-lo. Com a ajuda de Hermione, Harry consegue escapar de Nagini.
Quando Voldemort descobre que seus Horcruxes estão sendo, sistematicamente, roubados e destruídos, ele diz a Nagini que ela precisa ficar perto dele por algum tempo. Aparentemente ela está com ele quando ele checa os lugares onde seus Horcruxes foram escondidos.
Na Casa dos Gritos, quando vemos Voldemort, Nagini está ao lado dele, girando e se enrolando protegida em sua esfera solta no ar. Severus Snape é chamado à presença de Voldemort, que diz que a Elder Wand, que ele tirou da tumba de Dumbledore, não está funcionando como era esperado. Voldemort chegou à conclusão que, porque Snape matou Dumbledore, a varinha deve fidelidade à Snape e será assim até que alguém mate Snape. Nesse momento, a esfera onde estava Nagini caiu sobre Snape que foi mordido. Voldemort e Nagini saem, dando um tempo para Harry recolher as lembranças de Snape já caído. Nas lembranças de Snape, vemos Dumbledore dizendo a Snape que, num determinado momento, Voldemort ficará muito protetor com relação à Nagini, mantendo-a sempre consigo. Nesse momento, e só aí, será hora de contar a Harry o que Dumbledore contou a Snape.
Quando Harry sai da escola para encontrar Voldemort, ele esbarra com Neville. Pensando em Dumbledore e seus planos alternativos, Harry diz a Neville que ele terá que fazer uma coisa vital. Caso algo aconteça a ele, Harry, Nagini tem que ser morta. Isso é necessário antes que Voldemort seja finalmente derrotado.
Quando Harry confronta Voldemort na Floresta Proibida, ele vê Nagini, ainda flutuando em sua esfera protetora enfeitiçada. Ele pensa na possibilidade de matá-la, mas acha que isso será muito arriscado; com os feitiços protetores, e o grande número de Comensais da Morte presente, ele não conseguiria nem tempo para lançar um feitiço efetivo.
Quando Voldemort está se vangloriando frente à escola, de sua vitória final sobre Harry. Harry percebe que Nagini não está mais dentro de sua esfera protetora. Neville arranca a Espada de Gryffindor de dentro do Chapéu Seletor, e com ela arranca a cabeça de Nagini.
Pontos Fortes
[editar | editar código-fonte]Sendo uma cobra, Nagini tem todos os poderes das cobras, o veneno, força física, habilidade de passar por pequenas frestas, facilidade em mudar de direção. Além disso, partilhando um pouco da alma de Voldemort, ela também divide um pouco da sua inteligência e, devido ao seu grande tamanho e, possivelmente ao seu veneno talvez aumentado por magia, sua mordida é por demais poderosa, para matar um homem adulto em segundos (Snape no último livro), ou fazer com que um homem adulto sangre até a morte em minutos (Arthur Weasley no livro cinco).
Pontos Fracos
[editar | editar código-fonte]Sendo uma cobra, sua inteligência e habilidade de fazer planos é limitada, mesmo partilhando a alma de Voldemort e parte de sua inteligência.
Relacionamentos com Outros Personagens
[editar | editar código-fonte]Nagini é o pet de Voldemort e contém um dos fragmentos de sua alma. Sendo assim ela é muito próxima dele. Com relação aos outros, ela é muito distante, embora ela ataque aqueles que ficarem no caminho de Voldemort ou no seu.
Análise
[editar | editar código-fonte]Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.