Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Murta Que Geme

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Murta-Que-Geme
  • sexo = feminino
  • cabelos = negros
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = eventualmente Harry Potter, mais tarde Draco Malfoy.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Murta-Que-Geme era uma aluna da Ravenclaw, agora é um fantasma que assombra o banheiro feminino do primeiro andar de Hogwarts.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A Câmara Secreta[editar | editar código-fonte]

Encontramos a Murta na Festa do Dia da Morte de Nick-Quase-Sem-Cabeça. Ela parece bem deprimida, como muitos fantasmas parecem; mas Pirraça aproveita a oportunidade de zombar dela, até fazê-la ir embora chorando. Aparentemente, ela volta para seu banheiro e abre todas as torneiras.

Mais tarde, passando no local onde Mrs. Norris, a gata de Filch foi petrificada, Harry, Ron e Hermione percebem que estavam passando no banheiro da Murta. Eles param para falar com ela, mas ela estava absolutamente séria, não conversando com ninguém. Eles são pegos saindo do banheiro, por Percy, que os ameaça de tirar pontos da Casa. Como o banheiro da Murta é um lugar extremamente evitado, Hermione sugere que seria o local perfeito para eles fazerem a Poção Polissuco. Eles começam a Poção no meio de novembro, a Murta parece não dar muita atenção às atividades deles. Em geral ela se escondia debaixo d´água em algum lugar e ficava gorgolejando para eles. Quando chegou a hora de usarem a Poção, Hermione descobre que errou e usou pelo de gato; a Murta ficou muito divertida porque Hermione se tornou meio gato, e agora tem que ficar presa dentro do banheiro. Ela acha o rabo de Hermione especialmente engraçado.

Mais tarde, Harry e Ron encontram o banheiro da Murta alagado; aparentemente ela ficou aborrecida, porque alguém jogou um livro nela, enquanto ela estava descansando na curva do cano. Furiosa ela abriu todas as torneiras do banheiro. Harry recupera o livro, e vê que é um diário, que pertenceu a um T. M. Riddle há cinquenta anos atrás. Uma pista nesse diário, leva Harry e Ron até Hagrid, que, por sua vez, os manda até Aragogue. A grande aranha, por sua vez, comenta que a última vez que a Câmara foi aberta, uma garota morreu no banheiro. Na mesma hora, Harry deduz, que deve ter sido a Murta.

Eles resolvem ir visitar a Murta, para confirmar a história, mas, Harry e Ron são pegos no caminho pela Professora McGonagall. Procurando um motivo para estarem nos corredores, Harry diz que eles iam visitar Hermione na ala hospitalar, onde ela está petrificada. Enquanto visitam Hermione, eles encontram um pedaço de papel que ela arrancou de algum livro, que descreve o Basilisco; assim eles descobrem quem é o monstro.

Finalmente, trazendo junto o Professor Lockhart, eles retornam ao banheiro da Murta. Ela confirma que foi a garota que morreu quando a Câmara foi aberta pela última vez. , e pelo que ela recorda, tudo combina com o efeito do olhar do Basilisco; Harry descobre como abrir a Câmara, e junto com Ron e Lockhart, ele desce. Quando ele retorna, a Murta sugere que, se ele tivesse morrido lá embaixo, ela ia convidá-lo para partilhar seu banheiro; Ron zomba de Harry, dizendo que ele arranjou uma namorada.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Harry recebe uma pista sobre o Ovo de Ouro, de Cedric, e o resultado é que ele precisa levar o Ovo até o banheiro dos monitores. A Murta-Que-Geme, se junta a ele no banheiro, saindo de uma das torneiras, para sua vergonha – Harry tenta esconder o fato de estar nu embaixo das bolhas de espuma; a Murta afinal, é uma garota. Ela explica a Harry o que Cedric fez ao seu Ovo de Ouro, abrindo-o e ouvindo debaixo d´água. Enquanto Harry está pensando sobre o que significa essa pista, a Murta vai contando a ele, como se tornou um fantasma; Harry a ignora completamente. Quando ele resmunga como vai respirar debaixo d´água, a Murta fica irada por ser lembrada de que ela não respira mais.

Durante a Segunda Tarefa, Harry nada no fundo do lago, acompanhado pela Murta, ele fica surpreso porque ela pode chegar até o lago; ela diz que, as vezes, ela é mandada para dentro do lago, quando alguém dá a descarga na privada sem ela esperar. Ela mostra a Harry aonde encontrar a cidade dos Sereianos sob o lago.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Num determinado momento, Harry e Ron correm para dentro do banheiro para fugir das garras de Lavender Brown. A Murta aparece e está desapontada, dizendo que Harry prometeu visitá-la e nunca o fez, ela estava esperando que fosse o outro garoto, um tristonho que estava sempre vindo ao banheiro. Ela diz, que ele estava preocupado porque tinha uma tarefa a cumprir e estava trabalhando nela há muito tempo, e não estava conseguindo resolver. Ron acaba insultando a Murta, comentando que ela está morta, e ela vai embora pela tubulação, chorando.

Harry olhando pelo Mapa do Maroto, vê Draco, num banheiro próximo com a Murta. Olhando para eles, Harry repara que Draco está chorando. Draco vê a imagem de Harry através do espelho, e imediatamente, começa a lançar maldições sobre ele. Harry revida, Draco começa a invocar a Maldição Cruciatus, mas Harry o faz parar com a Maldição Sectumsempra, que ele aprendeu no livro, mas nunca havia usado.Essa maldição faz a varinha de Harry virar uma faca comprida, fazendo com que grandes cortes apareçam no rosto e no peito de Draco. A Murta começa a gritar; Severus Snape aparece e consegue curar Draco.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

A Murta se ofende facilmente, pelo menos no inicio. Qualquer comentário sobre o fato dela estar morta, faz com que vá embora banhada em lágrimas. Quando o diário de Tom Riddle foi jogado, no local onde ela estava, invisível, descansando, e caiu sobre ela, isso a deixou tão furiosa a ponto de abrir todas as torneiras e descargas, deixando tudo inundado até o corredor. Foi por causa dessa hipersensibilidade dela, que ficou o apelido Murta-Que-Geme, porque na verdade, é o que ela faz o tempo todo.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Quando retorna da Câmara Secreta, ela sugere que, se ele tivesse morrido lá embaixo, seria bem vindo para dividir o banheiro com ela. Além disso, ela o ajuda algumas vezes antes e durante a Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo. Isso parece indicar que ela é um pouquinho apaixonada por Harry. No entanto, quando Harry e Ron usam o banheiro para se esconder de Lavender Brown, no sexto livro, a Murta fica desapontada ao vê-los, o que indica que, qualquer interesse romântico que ela pudesse ter por Harry, foi substituído pelo interesse em outro garoto, que é Draco Malfoy.

Análise[editar | editar código-fonte]

Murta parece ter um certo controle físico, o que não é comum aos fantasmas; aparentemente, o fato dela assombrar o banheiro não tem muito uso, especialmente porque, ela inunda o local sempre que fica deprimida. Isso é útil para a história no livro dois, por dois motivos: Mrs Norris fica petrificada ao invés de morrer, porque ela vê o reflexo do Basilisco, e não olha para ele diretamente. A imagem é refletida na água que sai de dentro do banheiro que estava inundado, porque a Murta estava tão aborrecida com os insultos de Pirraça na Festa de Morte de Nick-Quase-Sem-Cabeça. Além disso, é a presença de Murta que afasta todos os alunos daquele banheiro, assim, Hermione tem tempo e espaço para preparar a Poção Polissuco; ninguém vai nesse banheiro mais de uma vez, depois de aguentar a depressão e agressividade da Murta.

A afinidade da Murta com água, permite que ela ajude Harry na Segunda Tarefa, no quarto livro; não só a Murta é importante para ajudar a resolver o enigma do Ovo de Ouro, como também, no fundo do lago, ela mostra onde estão os Sereianos. Ela conta para Harry, que as vezes, quando alguém dá a descarga numa privada, que ela não está esperando, ela vai parar no fundo do lago, o que nos faz imaginar como será o saneamento básico dos bruxos.

Como foi mencionado, a Murta está sempre triste e aparentemente, é muito sensível a respeito da morte. É verdade que ela morreu apenas há cinquenta anos atrás, antes da nossa história, e portanto teria esperado estar viva ainda, se tudo corresse normalmente; é possível que um fantasma seja especialmente sensível aos pensamentos de morte, até que chegue a uma idade, quando teria morrido normalmente. Também é interessante lembrar, para explicar sua constante tristeza, que quando ela morreu, estava se escondendo no banheiro, chorando muito por causa da crueldade de outra garota. Pelo que Nick-Quase-Sem-Cabeça contou no livro cinco, sobre a existência dos fantasmas, é totalmente possível que a Murta seja triste como fantasma, apenas porque ela estava muito triste quando morreu.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]