Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Grampo

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Grampo (Griphook )
  • sexo =masculino
  • cabelos = nenhum, apenas uma barba negra
  • olhos = negros
  • família = desconhecido
  • lealdade = goblins

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Grampo é um goblin que trabalhava no Banco Gringotes.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A Pedra Filosofal[editar | editar código-fonte]

Quando Hagrid visita Gringotes para retirar algum dinheiro para Harry e, “uma coisa no cofre 713” para o Professor Dumbledore, é Grampo quem dirige o carrinho que os leva até os cofres. Grampo diz a Harry que, quanto mais fundo o cofre, mais alta a segurança. Os cofres de alta segurança se abrem apenas quando são abertos também por um goblin de Gringotes; qualquer outra pessoa seria simplesmente engolida pela porta e não conseguiria escapar. Ele também comenta que checam os cofres a cada dez anos.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Quando Harry, Ron e Hermione estão trocando de acampamento, outro grupo de refugiados acampa rapidamente perto deles, sem perceber o acampamento deles. Esse outro grupo é composto de Ted Tonks, Dirk Cresswell, Dean Thomas e os goblins Grampo e Gornuk, e nas conversas deles, o assunto é que um grupo de alunos de Hogwarts tentou roubar a espada de Gryffindor do escritório do diretor. Os alunos foram punidos, e a espada foi transferida para um cofre em Gringotes. Os goblins também revelaram que a espada em Gringotes era uma falsa, um beleza de imitação mas não foi feita pelos goblins.

Harry, Ron e Hermione mais tarde, são pegos pela gangue de Snatchers. Eles também já tinham capturado outros membros do grupo de Grampo, matando Ted Tonks, Dirk Cresswell e Gornuk. Harry se encontra amarrado num poste com Grampo e Dean Thomas. Todos são transportados para a Mansão Malfoy juntos de modo que os Snatchers pudessem entregar Harry para Voldemort e ganhar a recompensa.

Bellatrix Lestrange vê que eles estão carregando a Espada de Gryffindor, e impede Malfoy de convocar Lord Voldemort. Ela manda Harry, Ron, Dean e Griphook para o porão e os trance lá; eles então, encontram Luna e Mr. Ollivander, que já estavam lá, e Luna consegue libertá-los das amarras. Bellatrix tortura Hermione para que ela conte aonde arrumou a espada. Hermione consegue contar que encontrou na mata, e que é apenas uma cópia. Bellatrix diz que apenas um goblin será capaz de dizer a verdade; Harry avisa a Grampo para dizer a Bellatrix que a espada é falsa. Grampo, de frente com Bellatrix, confirma a história de Hermione, e Bellatrix aliviada, convoca Voldemort.

Depois de uma breve luta na qual Grampo não toma parte, Harry e Ron aparatam para a Casa das Conchas, Harry carregando Grampo e agarrado em Dobby. Dobby que foi ferido por uma faca atirada por Bellatrix, morre, e Harry cava com suas mãos uma cova para ele. Grampo embora machucado, observa com interesse o que Harry está fazendo, porque nunca antes tinha visto “um portador de varinha”, tão interessado nos sentimentos de goblins ou elfos domésticos.

Pela reação de Bellatrix ao ver a Espada de Gryffindor, Harry entendeu que ela acredita que a verdadeira espada está guardada no mesmo local que alguma outra coisa muito valiosa para Voldemort, e imagina que seria a Taça de Helga Hufflepuff da qual, Voldemort fez um Horcrux.

Harry adivinha que só pode ser no cofre de Bellatrix em Gringotes, e discute com Grampo como eles poderiam entrar em Gringotes, e qual o preço que Grampo cobraria para ajudá-los. Grampo está relutante, porque não quer ser o agente de um roubo bem sucedido no Banco, mas pensa melhor quando Harry avisa que não está fazendo isso por riquezas, mas um objeto específico é crucial para sua missão. Eles finalmente determinam que Grampo vai receber a Espada de Gryffindor, que ele acredita que sempre foi propriedade dos goblins, uma vez que foi feita originalmente por eles.

Andando nas costas de Harry, sob a Capa da Invisibilidade, Grampo guia o Trio para dentro de Gringotes. Suborna um dos caixas, Bogrod, e pede que os leve até os cofres mais profundos. Lá eles encontram o tesouro de Bellatrix protegido pelas maldições Gemino e Flagrante, não apenas multiplicando sem parar, mas, tornando tudo extremamente quente ao toque. Na busca pela Taça, eles não conseguem deixar de empurrar peças do tesouro, que começam a rodar sem parar fazendo cópias quentes, de si mesmas. No momento que Harry consegue localizar a Taça e agarrá-la, o cofre está imerso até o peito dele em ouro quente e Grampo está completamente enterrado. Harry puxa Grampo para fora da pilha de tesouros, e manda que Bogrod abra a porta do cofre. Conforme eles disparam pelo corredor, Grampo agarra a Espada de Grinffyndor e corre para encontrar o grupo de goblins que se aproxima, dizendo que ele segurou os ladrões. Harry, Hermione e Ron fogem subindo nas costas de um dragão que protegia os cofres e voando para fora do subterrâneo.


Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Ele parece preconceituoso com relação aos bruxos e não se preocupa se alguém sair ferido durante a execução dos planos dele e de Harry. Embora tenha se prontificado a trabalhar com Harry para recuperar a Taça Horcrux, sua fidelidade não é para com Harry e sim com a Espada; uma vez que ele considera a sua parte na barganha completa, ele pega a Espada e abandona o Trio ao seu próprio destino.

Análise[editar | editar código-fonte]

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]