Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Firenze

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.



Firenze
  • sexo = Masculino
  • cabelos = louros quase brancos e Palomino (centauro)
  • olhos = azuis
  • família = desconhecido
  • lealdade = Albus Dumbledore

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Firenze é um centauro que vive na Floresta Proibida com outros centauros. Embora, no geral eles evitem os humanos, Firenze, é o último membro diferente do seu bando, ele frequentemente interage com Hagrid.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.


A Pedra Filosofal[editar | editar código-fonte]

Quando Harry está cumprindo o castigo com Hagrid na Floresta Proibida, Firenze (cap. 15) o resgata de perto de uma figura desconhecida e estranha. Firenze também ajuda Harry a pensar sobre quem está tentando roubar a Pedra Filosofal e por que. Ele é muito criticado por ajudar Harry por um membro de sua manada, Bane (Agouro), que acredita que os centauros devem permanecer afastados dos problemas insignificantes dos seres humanos.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

A pedido de de Albus Dumbledore, Firenze aceita ensinar Adivinhação em Hogwarts, quando Sybill Trelawney é mandada embora por Umbridge. Isso causa imenso desacordo entre Firenze e os outros centauros, e Firenze é expulso da manada.

Firenze ensina o método de Adivinhação dos centauros, que é totalmente diferente do usado pela Professora Trelawney. Esse método enfatiza que a Adivinhação é inexata. Firenze também chama Harry de lado para passar uma mensagem de Hagrid, dizendo que a tentativa dele (Hagrid) não está funcionando. Embora tenha deixado sem explicação, logo descobrimos que Hagrid está tentando civilizar seu meio irmão gigante, Grope.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Embora Firenze continue a ensinar Adivinhação em Hogwarts, alternando com a Professora Trelawney, Harry não tem freqüentado mais as aulas e não interage mais com ele.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Firenze ainda está em Hogwarts. Durante a Batalha de Hogwarts, ele recebe um ferimento sério e não consegue ficar de pé. Aparentemente mais tarde, ele fica totalmente curado.

Numa entrevista após terminar o sétimo livro, a autora explicou que, os acontecimentos provaram que ele não estava certo, mas também não tão errado em ajudar os seres humanos. Ele voltou para sua manada vivendo na Floresta Proibida.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Firenze tem grande habilidade nas técnicas antigas de adivinhação dos centauros, envolvendo fumaça e estrelas. Ele demonstra grande paciência para com os estranhos potrinhos Humanos que ele foi chamado para ensinar.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Como todos os centauros, ele tem a tendência de não contar com a importância cósmica de qualquer outra raça que não os centauros, incluindo Humanos.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Firenze é mais simpatico para com os Humanos do que os outros centauros, mas isso nem é grande coisa; ele permanece afastado e olhando curiosamente. Evidentemente ele partilha a opinião dos outros centauros, de que Humanos são uma raça inferior, incapaz de compreender a aparente sutileza dos centauros, ou possuir a profunda compreensão do universo como eles. Ele é mais aberto às conversas com o Professor Dumbledore e Harry, talvez porque ele os vê como personagens fundamentais nos acontecimentos que vão se desenrolar nesse canto particular do universo.


No entanto, mesmo com Harry existe uma reserva, uma crença aparente, que ele não consegue compreender completamente o modo de ser dos centauros. Parece que Firenze acredita que Dumbledore é o único Humano capaz de compreender os centauros.

Dolores Umbridge, no entanto, o odeia e o teme, assim como a todos os não-humanos inteligentes ou criaturas meio-humanas. Ela fica furiosa quando Dumbledore escolhe Firenze para ser o novo Professor de Adivinhação, depois que ela manda a Professora Trelawney embora.

A simpatia de Firenze pelos seres humanos lhe causa problemas, e ele bate de frente com os centauros mais velhos. No quinto livro ele é banido da manada e se torna um centauro solitário.

Análise[editar | editar código-fonte]

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Por que Firenze decidiu abandonar os outros centauros e lecionar em Hogwarts?
  2. Nas primeiras aulas, Firenze não parece preocupado se seus alunos estejam compreendendo. O que ele diz sobre aceitar coisas como controle e destino?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]