Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Dawlish

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Dawlish
  • sexo = Masculino
  • cabelos = desconhecido (curto e espetado)
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = Ministério da Magia

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Dawlish é um Auror do Ministério da Magia. Ele é descrito como sendo um bruxo durão.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Vemos Dawlish pela primeira vez quando a Armada de Dumbledore é dispersada, e Harry é levado ao escritório de Dumbledore pela Professora Umbridge. Cornelius Fudge está presente e chegou junto com dois Aurores para sua proteção; um deles é Dawlish. Quando Dumbledore recebe voz de prisão, ele avisa a Dawlish para não tentar nada: se ele tentar “levá-lo através de força”, Dumbledore será obrigado a feri-lo. Quando eles teimam na situação, Dumbledore o põe a nocaute na rápida luta que acontece a seguir.

Dawlish é um daqueles que acompanham Umbridge quando ela vai dispensar Hagrid. Ele pede a Hagrid para ser razoável, quando tenta estuporá-lo. Ele visto mais uma vez no final do livro, quando ele chega ao Ministério bem a tempo de ver Lord Voldemort e Bellatrix Lestrange fugindo. Cornelius Fudge ordena que, ele e Williamson vão ao Departamento de Mistérios para investigar.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Quando Nymphadora Tonks leva Harry de volta à Hogwarts depois de resgatá-lo do feitiço Petrificus Totalus lançado por Draco Malfoy, no Expresso de Hogwarts, ela diz a Harry que ela não é a única guarda em Hogwarts: Proudfoot, Savage e Dawlish também estão de guarda.

Depois do Natal, Harry conta sua conversa com Rufus Scrimgeour para Dumbledore, dizendo que Scrimgeour está muito interessado em saber onde Dumbledore está indo. Dumbledore responde que Scrimgeour colocou Dawlish para seguí-lo, e muito penalizado, ele teve que enfeitiçar Dawlish novamente.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Dawlish é mencionado como sendo o Auror de quem Yaxley está recolhendo informações sobre os movimentos de Harry. Snape não dá importância às informações de Dawlish, dizendo que ele provavelmente estava sob o feitiço Confundus, como parte do esquema da Ordem da Fênix deixando um rastro falso. Ele acrescenta que Dawlish é muito suscetível a ser Confundido.

Mais tarde, o fugitivo Dirk Cresswell menciona que ele foi transportado para Azkaban, mas subjugou seu guarda e fugiu. No caso, ele mencionou que Dawlish parecia um tanto abobado como se tivesse sido Confundido.

Finalmente, quando os Comensais da Morte tentam capturar Augusta Longbottom, a avó de Neville, para tentar controlar o próprio Neville em Hogwarts, é Dawlish quem aparentemente é enviado para isso. Augusta consegue colocar Dawlish no Hospital St. Mungo antes de desaparecer.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Para poder ser um Auror, Dawlish deve ter se saído bem nos exames. Quando Fudge tenta prender Dumbledore, no livro cinco, capitulo 27, Dumbledore, enquando avisa Dawlish para não tentar atacá-lo, comenta suas notas altas nos exames N.I.E.M.s.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Dawlish é muito suscetível ao feitiço Confundus, e as evidências sugerem que ele passou a maior parte do último livro sob a influência desse feitiço.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Análise[editar | editar código-fonte]

Dawlish é um Auror tão incapaz, que não se pode imaginar como ele conseguiu esse emprego. Sua força física é aparentemente mal aproveitada por causa de sua fraqueza à magia, ele é Confundido repetidamente, enfeitiçado duas vezes por Dumbledore, e vai parar no Hospital enviado por Augusta Longbottom, uma velha senhora, embora uma senhora poderosa. É possível que ele esteja na história como exemplo de como as coisas podem dar errado, quando a burocracia comanda, que é o que parece acontecer sob a administração de Cornelius Fudge.

Decerto, não é surpresa que Dumbledore tenha enfeitiçado Dawlish tão facilmente, afinal até Voldemort, teme Dumbledore. Dawlish é muito inteligente, capaz e competente, mas tem uma fraqueza que é muito fácil de explorar, além disso, ele acata ordens sem questioná-las – isso faz dele uma pessoa que seria um grande soldado, oficial de policia, mas nunca um herói a menos que fosse trabalhar para os heróis e seguisse as ordens deles.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]