Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Colin Creevey
- sexo = Masculino
- cabelos = castanhos escuros
- olhos = castanhos
- família = pai – Mr. Creevey, irmão - Dennis Creevey
- lealdade = Harry Potter
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]Colin Creevey é um aluno um ano mais novo do que Harry. Durante seu primeiro ano, Colin é muito obsessivo com Harry e junto com Ginny quer criar um fan clube para Harry.
Papel nos Livros
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Colin é uma criança intoleravelmente agitada, ele é selecionado para a Gryffindor. No primeiro dia de aula, Colin encosta Harry na parede pedindo para tirar uma foto, como prova de que ele de fato se encontrou com o famoso Harry Potter. Uma pequena turma, incluindo Draco Malfoy se junta enquanto isso acontece e Draco, imediatamente se aproveita, contando para Gilderoy Lockhart, que vem passando, que Harry está oferecendo fotos autografadas. Gilderoy se aproveita da falta de jeito de Harry, e diz a Colin que pode fazer uma foto com eles dois. Depois arrasta Harry para dar “alguns conselhos paternais de como lidar com a fama.” Mais tarde Hagrid se aproveita para chatear Harry.
Na semana seguinte, Harry não consegue ser muito bem sucedido em evitar Colin, e o garoto o acompanha até o campo para o primeiro treino de Quadribol da estação. Oliver Wood a principio fica preocupado com essa pessoa estranha tirando fotos enquanto eles treinam, mas logo aparecem problemas maiores. O time da Slytherin chega, avisando que eles tinham direito de usar o campo, garantido pelo Professor Snape, para que seu novo apanhador, Draco Malfoy pudesse treinar. Quando Ron amaldiçoa Draco com sua varinha quebrada, ele é atingido pelo retorno do feitiço e começa a vomitar lesmas. Colin teve que ser seguro para não tirar fotos dele nesse estado.
Passando por Harry no Salão, Colin comenta que alguém disse que Harry era o herdeiro de Slytherin, aquele responsável pela abertura da Câmara Secreta.
Quando Harry é atingido por um balaço encantado durante o jogo de Quadribol contra a Slytherin, um feitiço mal feito pelo Professor Lockhart remove todos os ossos de seu braço e ele tem que passar a noite na ala hospitalar. Enquanto ele está lá, o Professor Dumbledore e a Professora McGonagall trazem Colin, que estava petrificado. Eles imaginam, pelo cacho de uvas que ele carregava, que estava indo visitar alguém na ala hospitalar, provavelmente Harry. Ele tinha sua máquina de retratos em frente ao rosto e eles imaginaram que o garoto ia tirar uma foto de alguma coisa. Abrindo o fundo da camera par aver o que ele tentava fotografar, Dumbledore vê sair de dentro da máquina uma nuvem cheirando a plástico queimado. A novidade sobre a petrificação de Colin, aparentemente preocupa Ginny. Nós ainda não sabemos porque.
Quando Harry e Ron determinam que o monstro na Câmara é um Basilisco, eles também compreendem que cada pessoa atacada foi petrificada ao invés de ser morta, porque não olharam para o Monstro diretamente. No caso de Colin, ele estava olhando através da câmera, e viu o Basilisco pela lente da câmera. No final da história, Colin é reanimado, assim como os outros alunos petrificados.
Colin está muito agitado ao contar para Harry que seu irmão, Dennis, está entrando para Hogwarts. Dennis é selecionado para a Gryffindor, e Colin mostra a ele o famoso Harry Potter.
Colin é o mensageiro que avisa a Harry sobre a cerimônia da Pesagem das Varinhas, antes da Primeira Tarefa. Seu falatório sobre a oportunidade de tirar fotos e a fama associada a isso, deixam o Professor Snape bastante azedo. Quando Harry e Colin vão até a sala de aula designada, Colin continua falando como deve ser bom ser famoso, e nem percebe que Harry não está nada feliz com a idéia.
Draco Malfoy começa a distribuir broches que dizem “Apoiem Cedric Diggory, o Verdadeiro Campeão de Hogwarts”, e quando eles são apertados mudam para a frase “Potter Fede”. Colin e seu irmão são vistos tentando enfeitiçar um desses broches mas não conseguem; quando Harry volta ao Salão Comunal essa noite, eles desistiram e esqueceram o broche sobre a mesa. O broche diz “Potter Realmente Fede”, e quando Ron interrompe a conversa de Harry com Sirius Black, Harry joga o broche em cima dele, com raiva.
Colin é um dos alunos que está presente na primeira reunião da Armada de Dumbledore. Acreditamos que ele comparece a todas as reuniões e faz muito progresso com os feitiços que Harry ensina, mas não tem muita presença nesse livro.
Colin é visto no Grande Salão e recebe ordem de evacuar a escola junto com outros bruxos menores de idade, mas, aparentemente consegue voltar para dentro do castelo. Ele é morto por um dos Comensais da Morte no final da Batalha de Hogwarts; num momento de silêncio, após Harry ter visto Snape ser assassinado, ele vê Oliver Wood e Neville Longbottom trazendo o corpo de Colin vindo dos jardins.
Pontos Fortes
[editar | editar código-fonte]O ponto mais importante de Colin é sua alegria incansável. Mesmo que isso perturbe as pessoas que estão em volta, como Harry, o resultado é que Colin está sempre disposto a aceitar qualquer desafio.
Pontos Fracos
[editar | editar código-fonte]Embora ele esteja sempre disposto a aceitar qualquer desafio, o fato é que a maior parte das coisas que ele se dispõe a fazer, estão além da sua capacidade. É possível ver isso quando ele tenta mudar o broche criado por Draco, e é bem possível que isso o tenha levado a morrer.
Relacionamentos com Outros Personagens
[editar | editar código-fonte]Colin praticamente idolatra Harry, e fica feliz demais por estar na mesma Casa que o famoso Harry Potter. Seu entusiasmo constante e barulhento parece que afasta outros estudantes; nós nunca o vemos passando tempo fora da sala de aula com outros alunos, só mesmo com o irmão Dennis.
Análise
[editar | editar código-fonte]Colin é uma mistura interessante de atributos Trouxas e Mágicos. Com certeza ele não foi criado entre os bruxos, porque, assim como Harry, ele não é familiarizado com o mundo mágico; ele nunca antes tinha visto as fotos mágicas, e fica feliz ao saber que se usar a poção correta, o resultado vai ser fotos que se movem. Embora ele também idolatre o herói Harry, que é uma celebridade apenas entre os bruxos, parece que os pais dele fazem o mesmo e ele quer uma foto autografada para dar a seus pais. Além disso, existe Dennis, que também é bruxo; como pode dois filhos bruxos nascerem de um casal Trouxa? Não sabemos a resposta.
Em parte, por causa disso, o status do sangue de Colin e Dennis nunca ficou inteiramente claro. Por um lado, alguns comentários sugeriram que o ataque do Basilisco sobre Colin, tenha sido uma evidência de sua origem Trouxa, embora possa ser questionado, exatamente quanto controle sobre o Basilisco o herdeiro tinha. Por outro lado, o fato de Colin estar em Hogwarts durante a Batalha final no último livro, quando Hogwarts ficou fechada para todos, exceto para aqueles que tinham status do sangue, é visto como evidência de que Colin podia provar que tinha ancestrais bruxos.
A autora afirmou, desde a publicação que Colin e Dennis são, de fato, nascidos Trouxas, e não estavam em Hogwarts durante o sétimo ano de Harry. Numa sessão online de perguntas e respostas em 30 de julho de 2007, ela disse que Colin retornou à escola junto com outros exilados e membros graduados da Armada de Dumbledore, quando Neville os chamou, e se juntou a eles no Grande Salão, onde todos estavam reunidos para se preparar para a batalha que vinha chegando.
Então, McGonagall deu ordem para que ele fosse embora, o que ele fez, embora possivelmente não tenha ido além da Sala Precisa. Depois ele se esgueirou para voltar à batalha, como um verdadeiro Gryffindor faria e morreu.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.