Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Cedric Diggory

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cedric Diggory
  • sexo = Masculino
  • cabelos = escuros
  • olhos = cinzentos
  • família = pai – Amos Diggory
  • lealdade = Hogwarts

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Cedric Diggory é o apanhador e capitão do time de Quadribol da Casa Hufflepuff.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O Prisioneiro de Azkaban[editar | editar código-fonte]

Cedric Diggory, é descrito como um aluno do quinto ano, é o novo capitão do time de Quadribol da Casa Hufflepuff (nesse livro capitulo 9) que está competindo contra a Gryffindor no primeiro jogo do campeonato. Cedric pegou o Pomo, ganhando o jogo, depois que os Dementadores entraram ilegalmente em campo durante o jogo, fazendo com que Harry desmaiasse e caísse de sua vassoura. Cedric pediu para anular o jogo e fazer outro, porque achou que a Hufflepuff ganhou por uma vantagem injusta. Mas, nem Oliver Wood, capitão da Gryffindor e nem a direção de Hogwarts concordou.

Quando Harry chega para o café da manhã com sua nova Firebolt, antes do jogo Gryffindor X Ravenclaw, Cedric logo chega para dar os parabéns a Harry pela espetacular substituição de sua Nimbus 2000 destruída.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Cedric e Amos Diggory (seu pai), aparecem indo para a Copa do Mundo de Quadribol junto com Harry, os Weasleys e Hermione. Depois eles seguem para outro acampamento e nós veremos Cedric novamente quando o ano escolar começar.

Em Hogwarts, tanto Cedric quanto Harry são escolhidos como Campeões do Torneio Tribruxo pela sua escola. Embora Harry seja menor de idade, ele é forçado a competir nesse evento perigoso, depois que uma pessoa desconhecida colocou seu nome no Cálice de Fogo. Muito dessa trama envolve Harry e Cedric e sua rivalidade enquanto competem no Torneio, e também pela afeição de Cho Chang, embora ela já esteja namorando Cedric.

Durante a última tarefa do Torneio, Cedric e Harry que se ajudaram mutuamente durante a disputa, concordam em segurar o Troféu Tribruxo juntos. Mas, a taça era na verdade uma Chave de Portal , criada pelos servos de Lord Voldemort. Cedric e Harry foram transportados até um cemitério, onde Cedric foi morto, imediatamente por Peter Pettigrew (Rabicho), um Comensal da Morte. Enquanto Harry duela com Voldemort no cemitério, a “sombra” de Cedric, junto com outras “sombras” de outras vítimas recentes do Lord das Trevas, ajudam a distrair o recém recuperado Voldemort, por tempo suficiente para Harry escapar pelo portal, retornando a Hogwarts com o corpo de Cedric.

Mais tarde, Harry oferece seu prêmio em dinheiro para os pais de Cedric, argumentando que Cedric tinha direito porque venceu. Mas eles recusam alegando que por direito o prêmio pertencia a Harry.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Mesmo que Cedric não esteja mais, fisicamente presente, ele é mencionado muitas vezes durante esse livro, especialmente por Cho Chang sofrendo por sua morte. Parte do impulso de Cho Chang em se envolver numa relação com Harry, é o interesse da garota em perguntar sobre a morte de Cedric; e o sofrimente constante de Cho contribui para que o namoro termine.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Um rapaz atlético, inteligente e bonito, Cedric é o que muitos garotos da idade de Harry aspiram ser. Faz amigos com facilidade e tem muitos, além de aparentemente não ter inimigos. Ele é considerado honesto, justo e confiável. Embora tenha sido escolhido para a Casa Hufflepuff, que tradicionalmente abriga os estudantes com média habilidade, Cedric claramente demonstra talentos e habilidades muito acima do comum. Ele logo se torna um líder em sua própria Casa. é o capitão do time de Quadribol e o escolhido dentre todos os outros alunos para competir no terrível e perigoso Torneio Tribruxo.

Embora Harry também tenha sido selecionado, sua entrada foi falsa porque foi preparada por um agente de Lord Voldemort, que “confundiu” o Cálice de Fogo para entender que Harry era um aluno de outra escola. Apesar da entrada suspeita de Harry no Torneio, Diggory o apoia durante o Torneio, assim como Harry faz o mesmo por ele.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Embora Cedric seja honesto e batalhador, ele ocasionalmente demonstra uma falta de engenhosidade, iniciativa e impulso, embora isso mude um pouco à medida que o torneio avança. Antes da Primeira Tarefa, os outros competidores, ajudados por seus mentores, usam todos os meios possíveis para descobrir o que está envolvido na tarefa. Cedric, no entanto, aparentemente nada faz para ser mais competitivo e espera apenas por instruções. Se não fosse por Harry lhe contar sobre os Dragões, Cedric entraria na tarefa completamente despreparado e poderia ter falhado terrivelmente.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Cedric sempre age de maneira justa com Harry, mesmo quando eles estão competindo diretamente no Torneio Tribruxo; Harry acredita que é correto dar a Cedric as mesmas informações que os outros competidores descobriram sobre a Primeira Tarefa; em troca, Cedric dá uma pista para Harry resolver o enigma relacionado com a Segunda Tarefa. Como foi mencionado antes, quando Cedric acha que a Hufflepuff ganhou o jogo de Quadribol, de maneira injusta, ele pede outra partida.

No caso do Baile de Inverno, Harry é muito lento para convidar Cho Chang, então Cedric consegue ser o primeiro a convidar a garota; esse parece ser o inicio do namoro entre Cedric e Cho, para a tristeza de Harry. O relacionamento deles dura até a morte de Cedric durante o Torneio. Não se sabe se eles permaneceriam como namorados, mas Cho ficou extremamente afetada pela perda de Cedric.

Cedric aparentemente é filho único, próximo de seus pais, especialmente de seu pai, Amos, embora Cedric por ser modesto, ficasse sempre muito envergonhado pela maneira de Amos estar constantemente elogiando seus feitos. Os pais de Cedric ficaram completamente devastados pela morte do filho.

Análise[editar | editar código-fonte]

O pai de Cedric, Amos Diggory parece ter criado uma atmosfera de competição inexistente – colocando a vitória de Cedric no Quadribol como uma coisa sensacional, quando Cedric, na verdade a atribuiu apenas a pura sorte. Também foi assim durante o Torneio Tribruxo fazendo com que os garotos se sentissem pouco confortáveis. Essa é uma tendência muito comum, de um pai tentar viver através do talento de seus filhos.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

  1. Se Cedric não tivesse sido morto, o que você acha que aconteceria entre Cedric e Cho, e que impacto isso teria nos livros?

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]