Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Canino
- sexo = Masculino
- cabelos = pretos
- olhos = desconhecido
- família = desconhecido
- lealdade = Rubeus Hagrid
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]Canino é um cão de caçar javalis, um dos pets de Hagrid. Mas, ao contrário de muitos dos pets de Hagrid, Canino não é perigoso; ele é apenas enorme e tem a tendência de babar as vestes de Harry cada vez que ele visita Hagrid.
Papel nos Livros
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Encontramos Canino pela primeira vez, quando Harry e Ron visitam Hagrid após a primeira semana de aulas. A batida de Harry na porta é respondida por latidos ensurdecedores e a voz de Hagrid mandando Canino ficar quieto. Assim que eles entraram e Hagrid soltou Canino, ele começou, imediatamente a lamber as orelhas de Ron. Sentado à mesa de Hagrid, que é enorme assim como o próprio Hagrid, Harry descobre que Canino pode descansar a cabeça nos joelhos de Harry sem precisar se esticar.
Curiosamente, talvez, não há comentários sobre o que Canino ficou fazendo durante a breve estada de Norbert na cabana de Hagrid.
Harry, Hermione, Neville e Draco tiveram que cumprir um castigo, por estar fora dos dormitórios depois da hora. Esse castigo foi coordenado por Hagrid, que os levou para a Floresta Proibida, para caçar alguma coisa que estava matando os unicórnios. Hagrid os separou em dois grupos. Draco insistiu em ficar no grupo de Canino, mesmo Hagrid tendo avisado que Canino é um covarde. Draco, Canino e Neville foram em uma direção, enquanto Harry, Hermione e Hagrid foram em outra. Depois de Draco assustar Neville, Hagrid modifica os grupos, colocando Harry, Draco e Canino juntos. Quando Harry e Draco encontram um unicórnio morto, e a coisa que os estava matando, Canino imediatamente põe o rabo entre as pernas e foge. assim como Draco.
Quando Hagrid é levado para Azkaban por Cornelius Fudge, a última coisa que ele diz, para Harry e Ron (que estavam escondidos) era para que alimentassem Canino.
Harry e Ron então, levam Canino com eles para a Floresta Proibida quando seguem as aranhas. Canino é logo capturado pela Acromântula assim como Harry e Ron. Os dois garotos tem que empurrar Canino com força para dentro do Ford Anglia, quando o carro chega em seu socorro.
Por ordem de Dolores Umbridge, os Aurores são chamados para ajudá-la a dispensar Hagrid. Como já era esperado, a demissão se torna uma pequena guerra, com a Professora McGonagall, que estava inocentemente próxima, sendo atingida por múltiplas estuporações. Hagrid, por sua herança de sangue gigante, não é afetado pelas estuporações mas, Canino é atingido; quando Hagrid consegue fugir, nós o vemos carregando Canino, inconsciente, nas costas.
Pontos Fortes
[editar | editar código-fonte]Canino é extremamente amigável com a maior parte das pessoas, inclusive Harry, Ron e Hermione; no entanto, se alguém atacar Hagrid, como ocorre quando Umbridge queria prendê-lo no livro cinco, Canino defenderá Hagrid mesmo se arriscando.
Pontos Fracos
[editar | editar código-fonte]De acordo com Hagrid, Canino é “apenas grande, mas delicado”. Ele deve ter um excelente instinto de auto preservação, correndo da figura de negro na Floresta Proibida, no livro um, e tentando fugir da Acromântula no segundo.
Relacionamentos com Outros Personagens
[editar | editar código-fonte]Canino é o cão de Hagrid e portanto, sua lealdade a ele é total.
Análise
[editar | editar código-fonte]Perguntas
[editar | editar código-fonte]- Aonde será que Canino ficou durante a estadia de Norbert com Hagrid ?
- O que teria acontecido com Canino quando Hagrid foi forçado a fugir de casa, após a festa de apoio a Harry Potter?
Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.