Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Bill Weasley
- sexo = Masculino
- cabelos = vermelhos (ruivos)
- olhos = desconhecido
- família = Arthur Weasley (pai)
Molly Weasley (mãe)
Charlie Weasley (irmão mais novo)
Bill Weasley (irmão mais novo)
Percy Weasley (irmão mais novo)
Fred e George (irmãos mais novos)
Ron Weasley (irmão mais novo)
Ginny Weasley (irmã mais nova)
- lealdade = Albus Dumbledore
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]William "Bill" Arthur Weasley é o filho mais velho de Arthur e Molly Weasley; ele é dois anos mais velho que Charlie (o segundo filho). Ele é alto, com um cabelo ruivo comprido preso num rabo de cavalo e um brinco no formato de uma presa, sua mãe desaprova ambos. Quando estudou em Hogwarts pertencia à Casa Gryffindor e foi Monitor Chefe no sétimo ano. Quando saiu de Hogwarts ele trabalhou como desfazedor de feitiços de Gringotes no Egito. Seu aniversário é em 29 de novembro. Não foi dito, na série, o ano de seu nascimento mas, as evidências sugerem que é 1971.
Papel nos Livros
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Bill é mencionado pela primeira vez por Ron, no Expresso de Hogwarts, quando eles estão indo para a escola. Ron conta que ele foi Monitor Chefe quando estudava em Hogwarts, e agora trabalha para o Banco Gringotes no Egito, como desfazedor de feitiços.
Bill continua no mesmo emprego, no Banco Gringotes do Egito.
A família Weasley visita Bill no Egito, nas férias de verão.
Bill está na Toca, sentado à mesa da cozinha, quando Harry chega através do Pó de Flu, vindo da Rua dos Alfeneiros. Essa é a primeira vez que o vemos, vestido de um jeito pouco convencional, como sempre. Tendo apenas Percy como exemplo, Harry tinha esperado que Bill, antigo monitor, fosse almofadinha como Percy; mas Bill só pode ser descrito como cool.
Bill está em casa porque seu pai, Arthur, conseguiu ingressos para a Copa do Mundo de Quadribol. Ele vai junto com a família, mais Harry e Hermione, mas ao invés de viajar pela chave de portal, com seu pai e os mais novos, ele, Percy e Charlie vão aparatar direto no local da Copa. Bill aparentemente gostou do jogo, discutindo com os outros em seu acampamento mais tarde. Quando começa o tumulto, durante a noite, ele, Charlie, Percy e Arthur, tentam controlar a confusão antes que algum Trouxa seja ferido, e ele mesmo se machuca na ocasião.
Na semana seguinte, ele é visto diversas vezes na casa dos Weasley, quase sempre com sua mãe implicando com seu cabelo comprido e o brinco de presa. Quando Amos Diggory chama Arthur para falar sobre Olho-Tonto Moody, Bill toma parte na conversa e nós ficamos sabendo sobre a história de Moody. Charlie e Bill acompanham a família até o Expresso de Hogwarts para ver as crianças partirem, e Bill comenta sobre algo misterioso que logo acontecerá em Hogwarts. Aparentemente, Charlie e Molly também sabem a respeito, mas não dizem nada, para o grande aborrecimento de Harry, Ron, Fred e George.
Mais tarde vemos Bill antes da Terceira Tarefa do Torneio Tribruxo. Como a família de Harry não tem interesse algum em vê-lo competir no Torneio, Bill e sua mãe vieram para torcer por ele. Fleur Delacour ao ver Bill esperando por Harry, não parece muito interessada pelo cabelo longo e o brinco de presa. Harry passa o dia passeando por Hogwarts com Mrs. Weasley e Bill, e ouvindo as recordações dela sobre seu tempo em Hogwarts; Harry acenou para Bill e Mrs. Weasley antes de entrar no labirinto.
Assim que Harry entra na ala hospitalar após o retorno de Voldemort, Bill junto com Mrs. Weasley, Ron e Hermione estão perguntando a Madam Pomfrey onde Harry está. Todos ficam ao lado da cama de Harry enquanto ele toma uma poção do sono.
Bill ainda está presente quando Harry é despertado pela chegada de Cornelius Fudge. Após a partida de Fudge, o Professor Dumbledore diz a Mrs. Weasley que ele precisa enviar uma mensagem urgent para Arthur Weasley sobre o ocorrido e começar a reunir aliados do Ministério. Bill se oferece para levar a mensagem para seu pai e parte.
Bill é o primeiro a ser visto quando Harry chega ao número 12 de Grimmauld Place. Quando Harry, Ron, Hermione, Ginny, Fred e George vão para cozinha jantar, Bill está lá, arrumando tudo após o encontro da Ordem da Fênix. Durante a conversa antes e durante o jantar, descobrimos que Bill já não trabalha mais como desfazedor de feitiços e passou a trabalhar no escritório de Gringotes, de modo que possa ficar mais perto de casa, para trabalhar para a Ordem. Ele também começou a dar aulas de inglês a Fleur Delacour, para que ela "eemprove 'er Eeenglish".
No Natal, quando Arthur Weasley é atacado no Ministério, ele é levado ao St. Mungo's Hospital. Molly Weasley fica com ele até que ele esteja fora de perigo, depois retorna a Grimmauld Place, para dar as notícias da condição de Arthur a todos, e comenta que Bill está no hospital com o pai.
Quando Harry chega à Toca, depois de encontrar com Horace Slughorn, Fleur Delacour leva café da manhã para ele e aproveita para anunciar que ela e Bill estão comprometidos e vão casar no próximo verão. Ron, Hermione e Harry concordam com Ginny que Molly Weasley esfregando Tonks debaixo do nariz de Bill, é só para tentar distraí-lo; Tonks também parece muito deprimida desde a Batalha no Departamento de Mistérios, para sequer prestar atenção em Bill. Bill aparentemente está morando na Toca e está lá no aniversário de Harry. Ele comenta que Florean Fortescue abandonou sua loja de sorvetes no Beco Diagonal.
Bill, que trabalha em Gringotes, tira para Harry algum dinheiro de seu cofre, dizendo que, por causa das atuais medidas de segurança, Harry iria levar muitas horas até conseguir entrar em Gringotes. Bill e Fleur estão na Toca para o Natal; a Mrs. Weasley está um pouco chateada porque Tonks, embora tenha sido convidada preferiu não ir. Ela acredita que é a presença de Bill que está impedindo Tonks de passar o Natal com eles.
Bill está presente durante a Batalha na Torre de Astronomia; evidentemente, ele era um dos membros da Ordem que estava vigiando Hogwarts na ausência de Albus Dumbledore. Bill é cruelmente atacado pelo lobisomem Fenrir Greyback. Por sorte, Fenrir não estava transformado no momento, e portanto Bill não se tornou lobisomem, mas Madam Pomfrey não conseguiu recuperar totalmente o rosto do rapaz, e ele ficou com cicatrizes permanentes. Molly Weasley acredita que Fleur, agora vai terminar o noivado, uma vez que ele deixou de ser o rapaz bonito que era. Fleur fica indignada com essa sugestão, afirmando que ela é bonita o suficiente para os dois, e que a data do casamento está de pé. Essa declaração marca o inicio da reconciliação entre Molly e Fleur.
Embora todos tenham ficado preocupados de que o ataque de Fenrir possa ter feito Bill virar lobisomem, o único dano permanente foi seu rosto com uma horrível cicatriz e o gosto por bifes sangrentos.
Bill começa o verão com a missão de ajudar a proteger Harry. Os feitiços protetores no número 4 da Rua dos Alfeneiros, terminam quando Harry alcança a maioridade. Portanto um pouco antes do aniversário de Harry, a Ordem da Fênix se reuniu para transportá-lo para uma casa segura. Sete grupos viajarão separadamente para uma casa segura, com seis grupos tendo um falso Harry Potter e seu protetor e, um grupo com o verdadeiro Harry e seu protetor, Hagrid. A Poção Polisuco foi usada para transformar os falsos Harrys em cópias perfeitas. Bill é um protetor, enquanto Fleur assume a identidade de Harry. Embora tenham sido atacados pelos Comensais da Morte, eles chegam ao seu destino e dali até a Toca. Uma vez na Toca, Bill ajuda a cuidar de seu irmão George cuja orelha foi cortada por um feitiço do mal de Snape. Depois de prestar uma homenagem a Alastor Moody que morreu, Bill parte para ajudar a procurar o corpo, embora nunca tenha sido encontrado. No dia seguinte ao aniversário de Harry, Bill e Fleur Delacour se casam. A festa é interrompida pelas notícias, via Patrono, vindas de Kingsley Shacklebolt, que o Ministério caiu, e que os Comensais da Morte estão a caminho da Toca.
Quando Ron fica sabendo da missão de Harry para Dumbledore, ele parte. E ele não pode mais voltar à Toca, porque deixou uma cópia sua (o vampiro disfarçado para ficar igual a ele), fingindo que Ron está sofrendo de sarapintose – ou pelo menos é o que vão pensar. Ele parte para a Casa das Conchas, onde moram Bill e Fleur a beira mar, e passa o Natal ali. Ao retornar para Harry e Hermione, ele conta para eles sobre a Casa das Conchas.
Harry, Ron e Hermione são capturados pelos Snatchers e presos na Mansão Malfoy junto com muitos outros. Harry pede ajuda para alguém que ele vê no espelho mágico de Sirius, e logo chega Dobby. Precisando de um lugar seguro para levar Dean Thomas, Luna Lovegood e Ollivander, ele se lembra da Casa das Conchas e manda Dobby levá-los para lá. Logo depois, Ron, Hermione, Grampo, Harry e Dobby os seguem; Dobby é mortalmente ferido por Bellatrix Lestrange, e morre lá mesmo. Bill ajuda Harry a enterrá-lo perto da Casa, e ajuda a cuidar de Ollivander e Grampo.
Assim que Ollivander se recuperou o suficiente para viajar, Bill o leva para casa de Auntie Muriel. Mais tarde Bill está presente quando Remus Lupin chega à Casa das Conchas para anunciar o nascimento de seu filho com Tonks, o pequeno Ted Lupin. Enquanto a comemoração está em pleno vapor, Bill avisa a Harry para ter cuidado ao fazer qualquer tipo de acordo com Grampo. Ele comenta com Harry, que os duendes acreditam que, a propriedade de objetos feitos pelos duendes permanece, não importando se algum humano pagou por ele. Os duendes consideram isso, não uma compra e sim um aluguel, e o objeto deve retornar a quem o fez, assim que o “proprietário” morrer. Bill também está presente na Batalha de Hogwarts, ele está entre os últimos que chegaram através do túnel no Cabeça de Javali, e está presente quando Percy chega para se reconciliar com a família, antes de se juntar à luta contra Voldemort e seus Comensais da Morte.
Nesse livro é que descobrimos que o nome dele é, de fato, William, ao invés de (como pensamos antes) Bilius, que aparentemente é um nome querido pelos Weasleys.
Pontos Fortes
[editar | editar código-fonte]Bill Weasley é um bruxo esperto, poderoso e com muitas habilidades. Ele é leal a sua família e a Harry Potter. Ele também pertence a Ordem da Fênix e tem um papel importante na luta contra Lord Voldemort.
Pontos Fracos
[editar | editar código-fonte]Embora seja esperto e tranquilo, Bill pode ser bastante malcriado, praguejando tanto no livro quatro, como no último livro.
Relacionamentos com Outros Personagens
[editar | editar código-fonte]Bill encontra Fleur Delacour quando acompanha sua mãe a Hogwarts para apoiar Harry durante a Terceira Tarefa do Torneio Tribruxo, que ela também disputava. Fleur foi atraída por Bill imediatamente, olhando para ele à distância. Logo depois, Bill voltou para a Inglaterra para trabalhar com a Ordem da Fênix, e num cargo de burocrata em Gringotes. Fleur trabalhava no Banco em meio período e os dois começaram a namorar logo depois.
Depois de um ano juntos, Bill pediu Fleur em casamento e ela aceitou. A mãe dele achou cedo para casar, e ficou preocupada que ele estivesse fazendo isso por causa do retorno de Lord Voldemort. Além disso, a personalidade brusca, aparentemente egocêntrica de Fleur e sua tendência a falar o que pensa irritaram, tanto Molly quanto Ginny. Mrs. Weasley ficou convencida que os sentimentos que os uniam eram apenas atração física, além do lado aventureiro que os dois partilhavam. Depois que Bill foi atacado e desfigurado pelo lobisomem, Fenrir Greyback, durante a Batalha na Torre de Astronomia, Fleur demonstrou seus verdadeiros sentimentos, declarando que amava Bill não importava sua aparência, e pela insistência em cuidar das feridas dele. Sua declaração convenceu Mrs. Weasley, que seu filho havia feito a escolha certa e finalmente, as duas mulheres deixaram suas diferenças de lado.
Bill e Fleur casaram em 1º de agosto de 1997, e logo foram morar na Casa das Conchas, perto do mar. Depois da guerra, Bill e Fleur tiveram três filhos, Victoire, Dominique e Louis Weasley.
Análise
[editar | editar código-fonte]Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.