Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Bertha Jorkins

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bertha Jorkins
  • sexo = feminino
  • cabelos = desconhecido
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = Ministério da Magia

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Bertha Jorkins era uma bruxa que trabalhava no Departamento de Jogos e Esportes do Ministério da Magia. Ela também foi colega de Sirius Black e James Potter em Hogwarts. Na primeira vez em que ela é mencionada nos livros, estava desaparecida desde que foi para Albânia de férias. Mais tarde é revelado que ela está morta.

Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

Nesse livro, capitulo 1, Voldemort relembra a Rabicho que ele matou Bertha Jorkins, depois que eles a forçaram a revelar informações do Ministério. Com essas informações, Voldemort criou um plano para atrair Harry até um local onde poderia usá-lo para um propósito sinistro. Após o desaparecimento dela do departamento de Ludo Bagman, Bagman parecia indiferente, dizendo, “Pobre velha Bertha... sua memória parece um caldeirão furado. É provável que apareça em algum momento em outubro, pensando que ainda é julho.” Arthur Weasley é chamado mais tarde, para ajudar em controle de danos, quando Rita Skeeter descobre a inexplicável ausência dela e escreve a respeito no Profeta Diário.

A ausência de Bertha é mencionada diversas vezes durante o livro. Sirius Black contesta a afirmação de Bagman sobre Bertha, dizendo a Harry, que quando eles estavam na escola juntos, ela tinha uma excelente memória e um nariz comprido para fofocas; uma memória ruim não é algo que possa ser ligado a ela. O Professor Dumbledore procura as lembranças dela na Penseira, ele e Harry a vêem acusando um colega de enfeitiçá-la só porque ela o seguiu, embora mais tarde ela complete dizendo, que seguiu ele e a namorada, e os viu se beijando e tinha avisado que iria contar para todo mundo.

Finalmente, sob a ação do Veritaserum, Barty Crouch Jr. revela que Bertha havia visitado a casa de Bartemius Crouch Sr., algum tempo antes do inicio da nossa história e havia descoberto que Barty, que supostamente havia morrido em Azkaban, estava vivo e escondido na casa de seu pai. Bartemius lança em Bertha um feitiço Obliviate, e isso causa nela um problema de memória. Quando saiu de férias, ela encontrou com Rabicho, que a levou até Voldemort. Foi através dela que Voldemort descobriu sobre o Torneio Tribruxo, que iria acontecer em Hogwarts. Quebrando o feitiço de memória, ele descobriu também que Barty Crouch Jr. havia escapade de Azkaban e que estava escondido na casa de seu pai. Ao quebrar o feitiço de memória, ele destruiu a mente de Bertha, então, rapidamente Voldemort a matou pois não era mais útil.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Antes que Bartemius Crouch destruísse a memória dela, Bertha tinha de fato excelente memória, a se pode imaginar que ela deveria ter alguma coisa muito Rita Skeeter para meter o nariz nas fofocas.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Depois do feitiço de memória, ela parece ter ficado muito ruim em lembrar das coisas, e em conseqüência disso, foi sendo empurrada de um departamento para outro no Ministério.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Análise[editar | editar código-fonte]

No livro O Cálice de Fogo, Voldemort já tinha ganhado uma certa espécie de corpo, logo após Bertha ser capturada por Rabicho (Peter Pettigrew). Mais tarde há uma menção de que Voldemort “apontou sua varinha” para Peter e usou a Maldição Cruciatus nele. Quando Harry chega no cemitério, Peter coloca um “bebe horroroso” dentro do caldeirão. Será possível que o “serviço” que Bertha fez para Voldemort foi mais do que dar informações sobre Barty Jr. e o Torneio Tribruxo em Hogwarts? É inteiramente possível embora seja difícil de imaginar, que aquele corpo que Voldemort estava usando durante esse livro era, de fato um bebê de Bertha Jorkins, que, talvez ela tivesse saído de férias para ter em segredo? Voldemort não iria, é claro, mencionar isso ao explicar aos Comensais da Morte como tinha sobrevivido, devido a vergonhosa fraqueza do corpo que ele estava sendo forçado a habitar; e a autora jamais mencionaria isso num livro dirigido a crianças.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]