Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Bellatrix Lestrange

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.


Bellatrix Lestrange
  • sexo = feminino
  • cabelos = negros
  • olhos = castanho escuros / negros
  • família = família Black. Marido – Rodolphus Lestrange. Cunhado – Rabastan Lesgrange.
  • lealdade = Lord Voldemort.


Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Bellatrix Lestrange (nascida Black) é prima de Sirius Black e irmã de Narcissa Malfoy e Andromeda Tonks portanto tia de Draco Malfoy e de Nymphadora Tonks.

Bellatrix é descrita como sendo mais alta do que Harry, com cabelos negros, espessos e brilhantes, boca de lábios finos, olhos negros com cílios longos, pele pálida e a aparência fina e a atitude elegante da família Black. No entanto, devido ao tempo passado em Azkaban, sua aparência se tornou encovada.

Bellatrix possivelmente foi escolhida para a Casa Slytherin em Hogwarts. A primeira varinha que a vimos usando era de nogueira com fibra de coração de dragão. Depois que sua varinha é capturada no último livro, ela sai em busca de outra.


Papel nos Livros[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

O Cálice de Fogo[editar | editar código-fonte]

A principio, ficamos conhecendo Bellatrix apenas porque Sirius conta para Harry, que ela fazia parte do grupo de Hogwarts com quem Snape andava; quase todos se tornaram Comensais da Morte. No quarto livro, capitulo 30, Harry assiste ao julgamento dela usando a Penseira de Dumbledore. Logo após o desaparecimento de Lord Voldemort, Bellatrix e três outros Comensais da Morte (seu marido, Rodolphus Lestrange, seu irmão, Rabastan Lestrange e Barty Crouch Jr. atacaram os Aurores Frank e Alice Longbottom, torturando-os com a Maldição Cruciatus, até que eles ficaram irreversivelmente insanos. Todos os quatro foram condenados a prisão perpétua em Azkaban.

A Ordem da Fênix[editar | editar código-fonte]

Diversas vezes, quando estão fazendo limpeza no número 12 de Grimmauld Place, Harry vê uma fotografia bruxa de Bellatrix. Parece que ela está entre as favoritas de Monstro, porque ele recuperou a foto que estava no lixo e a colocou em posição central de sua área de dormir.

Bellatrix escapou da prisão de Azkaban numa fuga em massa e se reuniu a Voldemort durante o quinto ano de Harry na escola. Ela estava entre os Comensais da Morte na Batalha do Departamento de Mistérios, e foi uma maldição mortal lançada por ela que matou Sirius Black. Ela escapou da Batalha, correndo para o Atrium, com Harry desesperado atrás. Quando Voldemort chega ao Ministério, Bellatrix que estava presa sob uma estátua caída, ela foi a única dos Comensais da Morte que ele resgatou, embora isso talvez fosse por uma questão de sorte dela, uma vez que Bellatrix estava no Atrium quando ele apareceu lá, e Dumbledore já tinha capturado o outro Comensal da Morte com um feitiço anti-aparatação.

O Enigma do Príncipe[editar | editar código-fonte]

Bellatrix acompanha sua irmã, Narcissa Malfoy, até a Rua da Fiação, onde mora Severus Snape. Bellatrix tentou convencer Narcissa a não ir, e uma vez estando lá, tanto ela quanto Snape, concordam em que Narcissa não deveria discutir nada do que Voldemort tivesse dito a ela.

Bellatrix, que não confia em Snape, faz a ele uma série de perguntas apenas para provar sua deslealdade. Snape retruca que o Dark Lord já lhe havia feito essas mesmas perguntas, e, como ele ficou satisfeito com as respostas de Snape, por que Bellatrix não ficaria também? No entanto, ele responde a todas as suas preocupações. Snape também explica que se ele tivesse matado Harry Potter, ele teria perdido a proteção de Dumbledore, e não poderia mais agir como espião de Voldemort. Com as suspeitas de Bellatrix, pelo menos, temporariamente acalmadas. Narcissa pede que Snape faça um Voto Perpétuo, para ajudar seu filho, Draco, a cumprir uma tarefa para Voldemort. De início, Bellatrix não acredita que Snape vá concordar, e fica surpresa quando ele aceita. Ela então,fica sendo a avalista do Voto.

Mais tarde, quando Harry escuta uma conversa entre Snape e Draco, que tinha acabado de sair da Festa de Natal de Slughorn, Snape está dizendo para Draco que sua tia Bella deveria estar ensinando Oclumencia para ele. Não sabemos se Bellatrix é um dos Comensais da Morte que invadem Hogwarts, mais tarde nesse livro. Sua presença não é mencionada.

As Relíquias da Morte[editar | editar código-fonte]

Bellatrix aparece na Mansão Malfoy, numa reunião com Voldemort e outros Comensais da Morte, embora ela esteja sentada longe de Voldemort. É possível que ela tenha perdido os favores dele, um tanto talvez, por causa da Batalha desastrosa no Ministério, ou por ser aparentada com a família Malfoy, caída em desgraça perante Voldemort, também pode ser por causa de sua sobrinha mestiça Nymphadora Tonks, que se casou com um lobisomem, Remus Lupin.

Quando Harry foi levado da Rua dos Alfeneiros pela Ordem da Fênix, seis membros aceitaram se disfarçar como cópias de Harry, usando a Poção Polissuco. Ron uma das cópias fez par com Tonks. Bellatrix marcou Tonks como seu alvo, e tia e sobrinha duelaram violentamente; Tonks e Ron escaparam ilesos. No entanto, quando Harry vê pela primeira vez, na casa segura, Andromeda Tonks, ele, por um instante confundiu-a com sua irmã, Bellatrix.

Quando Harry, Ron, Hermione, Dean Thomas e Grampo são capturados e levados até a Mansão Malfoy, Bellatrix descobre que eles possuem a Espada de Gryffindor. Apavorada, ela para Lucius Malfoy que estava chamando Voldemort, querendo saber se a espada é autentica, antes de alertar o Dark Lord, que pode puni-los fatalmente, se a espada for o que parece ser. Hermione, torturada por Bellatrix, insiste em que a espada é uma réplica. Sabendo que os duendes podem perceber uma falsificação, Bellatrix manda Draco trazer Grampo. O duende tendo sido avisado por Harry, diz que a espada é uma simples cópia. Satisfeita porque a espada verdadeira está a salvo, Bellatrix recompensa Fenrir Greyback dando Hermione para ele. Harry e Ron tendo escapado de seus captores, atacam. Ron com a varinha tomada de Rabicho, usa Expelliarmus para desarmar Bellatrix, mas ela mantém Hermione como refém usando uma faca. Assim, força Ron e Harry a entregar suas varinhas para Draco. Dobby que chegou para resgatar Harry e os outros, derruba um lustre de cristal sobre Bellatrix, enquanto Harry arranca as três varinhas de Draco, jogando uma para Ron. Assim que o grupo aparata para a Casa das Conchas, Bellatrix atira a faca, atingindo Dobby, que morre logo a seguir nos braços de Harry.

A reação exagerada de Bellatrix ao ver a Espada de Gryffindor convence Harry, de que ela ficou com medo que tivesse sido roubada de seu cofre em Gringotes. Por isso ele desconfiou que o Horcrux também poderia estar escondido lá. Quando o Trio entra no Banco Gringotes para recuperar a Taça Horcrux, Hermione tomou a aparência de Bellatrix usando a Poção Polissuco, e estava usando a varinha que tinha tomado de Bellatrix, embora não funcionasse muito bem para ela.

Bellatrix está presente quando Voldemort recebe o aviso de que o cofre dela em Gringotes tinha sido invadido e que o Cálice Horcrux havia sido roubado. Ela e Lucius Malfoy escapam por pouco do acesso assassino de raiva de Voldemort, ao ouvir a notícia.

Quando Harry vê as lembranças de Snape na Penseira de Dumbledore, uma das cenas mostra Dumbledore, logo após o Anel Horcrux destruir sua mão. Snape o recuperou e conteve a maldição, mas informou a Dumbledore que era impossível parar os efeitos da maldição, e que ele teria apenas mais ou menos um ano de vida. Dumbledore sabendo que Draco Malfoy havia recebido de Voldemort, a tarefa de matá-lo, faz Snape prometer que o mataria em lugar de Draco. Snape discorda e não aceita, mas Dumbledore insiste em que prefere Snape ao invés de um Comensal da Morte, como Greyback ou Bellatrix, que adoram torturar suas vítimas.

Harry, depois de saber que carrega dentro dele, um pedaço da alma de Voldemort, determina que ele deve ser morto por Voldemort, antes que Voldemort seja assassinado. Quando eles se encontram na Floresta Proibida, Bellatrix está junto de Voldemort, para dar assistência. Após Harry, estar, a principio, fatalmente amaldiçoado e retornar da imitação da Estação King´s Cross (último livro, capitulo 35), ele ouve Bellatrix tentando ressuscitar Voldemort, que aparentemente caiu quando Harry caiu; Voldemort bruscamente a empurra para longe.

Bellatrix é morta na Batalha de Hogwarts, por uma furiosa Molly Weasley, possivelmente pela Maldição da Morte ou por feitiços defensivos combinados, num duelo causado quando uma das maldições letais de Bellatrix quase atingiu Ginny. Furioso por ter perdido sua mais fiel seguidora, Voldemort tenta amaldiçoar Molly fatalmente, mas Harry usa o feitiço Protego para bloqueá-lo.

Pontos Fortes[editar | editar código-fonte]

Bellatrix é incrivelmente poderosa, e parece muito competente em diversos ramos da magia, especialmente nas Artes das Trevas. Ela nunca hesita em usar as Maldições Imperdoáveis, ela as vê como as mais poderosas. Albus Dumbledore a descreve assim ”… a querida Bellatrix, que gosta de brincar com a sua comida antes de comê-la.” Isso, juntamente com a forma com que ela abusou de Neville, no Departamento de Mistérios, claramente mostram sua natureza sádica e extremamente maligna, e como ela gosta de torturar e matar seus oponentes. Ela é tão decidida ao visar seus objetivos, que inclui a família, como seu primo Sirius Black, sua sobrinha Nymphadora Tonks, e mesmo sua irmã, Andromeda, entre seus inimigos, e tenta matar Tonks e Sirius, no caso de Sirius, ela consegue (e possivelmente até no caso de Tonks porque no livro, não diz que foi o responsável pela morte de Tonks). De diversas maneiras ela tem uma força apavorante, e fará tudo o que for necessário para ganhar a boa vontade de Voldemort e ajudá-lo a conquistar o mundo mágico.

Pontos Fracos[editar | editar código-fonte]

Ela é obsessivamente devotada e apaixonada por Voldemort, o colocando acima de tudo, inclusive da sua família; essa obsessão consume toda a vida dela. A natureza maligna de Bellatrix beira a insanidade total, fazendo com que ela aja de forma precipitada e esquentada. No Departamento de Mistérios, se percebe que os outros Comensais da Morte ficam perturbados pela agitação de Bellatrix, e em determinado momento Lucius Malfoy precisa contê-la.

Relacionamentos com Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Embora tenha sido casada com Rodolphus Lestrange, Bellatrix sempre desejou apaixonadamente Lord Voldemort. Não se sabe se ela realmente o ama ou apenas é apaixonada por seu poder, mas independente de qualquer coisa, sua paixão obsessiva a coloca entre seus mais devotados e fanáticos Comensais da Morte. De toda forma, seu amor não é correspondido, uma vez que Voldemort acredita que o amor é uma fraqueza, e ele nem sequer é capaz de experimentar essa emoção. No entanto, embora Voldemort tenha completa confiança e acredite nela, ele com certeza a sacrificaria, como fez com Snape, se isso servisse aos seus propósitos diabólicos.

As irmãs de Bellatrix Lestrange são Narcissa Malfoy, mãe de Draco, e Andromeda Tonks, mãe de Nymphadora Tonks. O pai das três irmãs é Cygnus Black, que é o tio de Sirius Black. Os casamentos dentro da mesma linhagem, de bruxos de “sangue puro” pode ser visto, examinando a árvore genealógica da família Black, que mostra que Bellatrix é parente distante de vários personagens importantes da história, inclusive dos Weasley, ambos de forma direta e através dos Prewetts; de Tonks; dos Longbottoms; dos Macmillans; dos Crouches, e até mesmo do próprio Harry. Repare que, embora aparentada com a família Tonks através do casamento de Andromeda com Ted Tonks, Bellatrix rejeitou esse relacionamento, eliminou Andromeda da árvore genealógica e atacou fisicamente a filha de Andromeda, sua própria sobrinha Nymphadora Tonks.

Bellatrix tem poucos relacionamentos, embora ela pareça ser próxima de sua outra irmã, Narcissa Malfoy, e se agrade de seu único sobrinho, Draco, filho de Narcissa, ela e seu cunhado, também Comensal da Morte, Lucius Malfoy parecem ser apenas cordiais. Não se sabe como é o casamento de Bellatrix e seu marido, uma vez que eles são raramente vistos juntos, nem ela fala sobre ele. Sua união não gerou filhos.

Bellatrix não confia nem um pouco em Severus Snape. Uma vez que ela é bastante habilidosa em Oclumencia, a ponto de ensinar essa técnica a Draco, podemos imaginar que as suspeitas dela, se devem à própria habilidade de Snape nesse campo. Bellatrix sem dúvida deve ter tentado usar Legilimencia em Snape e deve ter sido bloqueada, embora, pode ser que não tivesse percebido isso. Sua desconfiança persistente de Snape, pode ser devida à inabilidade dela em entender os motivos dele, além do fato de que Snape parece ter ocupado o lugar de Bellatrix nos conselhos de Voldemort. È possível que eles dois tenham se dado bem, pelo menos quando eram jovens, e essa desconfiança venha de eventos mais recentes. Reparamos que Sirius comenta, que eles eram amigos ou pelo menos, colegas durante os anos em Hogwarts.

O tanto que Bellatrix ama Lord Voldemort, ela odeia Harry Potter, considerando o garoto como a maior ameaça a Voldemort e aos seus planos. Ela fará qualquer coisa para ajudar o Dark Lord a derrotar Harry.

Análise[editar | editar código-fonte]

Mesmo dentro dos padrões do mundo mágico, Bellatrix é considerada mais do que um tanto maluca. Na Penseira de Dumbledore, nós vimos ela gritar desafiando o Wizengamot. Depois de encontrar o retrato de Bellatrix, que Monstro escondeu em Grimmauld Place, Harry observa sua aparência louca. De todos os Comensais da Morte presentes na Batalha do Departamento de Mistérios, apenas ela foi impedida de atacar Harry, antes que ele entregasse a Profecia. Ela também queria torturar Neville, da mesma forma que fez com seus pais há muitos anos atrás, para forçar Harry a entregar a Profecia. É interessante notar que, na casa de Snape, na Rua da Fiação, ela era a voz da moderação, aconselhando Narcissa a evitar problemas, procurando a ajuda de Snape contra os desejos de Voldemort. Assim como Voldemort, Bellatrix não compreende o amor. Ela tem uma obsessão por Voldemort, que ela pode confundir com amor, mas não é recíproca, ele vê seus seguidores como servos e ferramentas para atingir seus fins.

Quando está com Narcissa Malfoy e Snape, discutindo a missão de Draco, ela não consegue compreender porque Narcissa está tão preocupada com Draco. Ela diz que, se tivesse filhos, iria sacrificá-los com alegria para fazer o trabalho de Voldemort. Rowling escreveu em algum lugar, que a derrota de Bellatrix pelas mãos de Molly Weasley, foi uma vitória simbólica do amor materno de Molly sobre o amor obsessivo de Bellatrix.

Perguntas[editar | editar código-fonte]

Spoiler[editar | editar código-fonte]

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa[editar | editar código-fonte]

Assim como Charlie Weasley, Bellatrix parece ter dois critérios de idade na série. Originalmente, Sirius menciona que ela e seu marido eram amigos de Snape, quando estavam juntos em Hogwarts. Nos livros seguintes, no entanto, soubemos que ela é a mais velha das irmãs, ambas parecem ser um pouco mais velhas do que Snape e Sirius. Andromeda, sua irmã mais nova, tem uma filha (Nymphadora Tonks), que parece ter uns 22 anos, quando a vimos pela primeira vez e uns 24=25 anos na época da sua morte. Isso torna Andromeda com, pelo menos 40 anos, na época em que conhecemos Nymphadora (imaginamos que ela não teve a filha antes de deixar Hogwarts), o que faria Bellatrix ter 40 ou mais. Uma vez que, Snape e Sirius nasceram nos anos 1960, isso os tornaria uns 5 anos mais jovens que Andromeda e pelo menos 6 anos ou mais do que Bellatrix. Mesmo que os dois estivessem em Hogwarts juntos, parece estranho que, estando no sexto ou no sétimo ano, Bellatrix prestaria atenção num Snape com apenas 11 anos. Não se sabe porque isso aconteceu, mas deve ter sido um simples engano da parte de JK Rowling.

Nota: JK Rowling liberou uma árvore genealógica da Família Black, onde o ano de nascimento de Bellatrix é 1951 (9 anos mais velha que Snape 1960). Isso tornaria impossível que eles estudassem em Hogwarts juntos. A árvore é equivocada, dentro dos critérios da história, como também existem muitos outros erros que não cabem nos critérios dados nos livros.