Saltar para o conteúdo

Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/Arabella Figg

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
Arabella Figg
  • sexo = Feminino
  • cabelos = desconhecido
  • olhos = desconhecido
  • família = desconhecido
  • lealdade = Ordem da Fênix


Arabella Doreen Figg é vizinha de Harry, possivelmente ela mora em Wisteria Walk, próximo à casa dos Dursleys na Rua dos Alfeneiros. "A Velha Mrs. Figg" é chamada para cuidar de Harry quando os Dursleys saem para passear ou nas festas de aniversário de Dudley. Ela é uma senhora clássica que tem muitos gatos.

Papel nos Livros

[editar | editar código-fonte]

Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Harry tem pavor do aniversário de Dudley porque isso significa que ele será enviado para Mrs. Figg, onde ele vai passar o dia todo ouvindo, outra vez, sobre a vida e história dos gatos em seu álbum de retratos.

No entanto, ela estava com a perna quebrada portanto Harry pode ir ao zoo com Dudley, para o desgosto do primo. Após os eventos no zoo, Harry fica novamente trancado no armário debaixo da escada; quando finalmente ele é liberado, Dudley tinha derrubado Mrs. Figg das muletas com sua nova bicicleta de corrida. Quando ele vai, mais tarde, visitá-la, ela não está tão entusiasmada para contar histórias dos gatos; parece que ela quebrou a perna tropeçando em um deles... então Harry fica televisão.

No inicio desse livro, o tempo de Harry em casa foi limitado, ele não teve chance de falar com Mrs. Figg antes dos Weasleys virem buscá-lo para a Copa do Mundo de Quadribol.

Bem no final do livro, quando o Professor Dumbledore está enviando pessoas para sair em missões, ele pede para Sirius Black procurar “a velha turma”, e menciona especialmente Arabella Figg, como parte desse grupo. O leitor pode nem perceber a quem pertence esse nome, quem ligaria a velha e pateta Mrs. Figg com seus gatos, ao mundo mágico?

Para a grande surpresa de Harry, é revelado que Mrs. Figg é um Aborto e membro da Ordem da Fênix. Aparentemente ela foi escolhida para morar perto de Harry e manter um olho nele e nos Dursleys. Com a recriação da Ordem da Fênix, ela foi chamada formalmente para ajudar e proteger Harry. Ela vê o ataque que ele e Dudley sofreram pelos dementadores, e briga severamente com Mundungus Fletcher por abandonar seu posto, para cuidar de seus negócios escusos no pior momento possível. Finalmente, ela foi testemunha no Supremo Tribunal Bruxo (Wizengamot) quando Harry foi a julgamento por usar magia nessa ocasião. Embora ela tenha testemunhado que Harry foi atacado pelos dementadores, the author has stated a autora afirmou que ela não viu os dementadores mas, os reconheceu pelos efeitos que produzem.

Harry passa muito pouco tempo na Rua dos Alfeneiros nesse livro, que não há tempo para mencionar Mrs. Figg ou os outros membros da Ordem, que devem estar presentes para proteger Harry. No entanto, é mencionado de passagem que ela esteve presente no funeral de Dumbledore, junto com muitos outros membros da Ordem.

Pontos Fortes

[editar | editar código-fonte]

Arabella é um Aborto e portanto não é rastreada nem percebida pelo Ministério da Magia. Portanto ela pode ajudar Dumbledore a proteger Harry sem o conhecimento do Ministério.

Pontos Fracos

[editar | editar código-fonte]

Arabella não consegue usar magia para se defender ou para defender Harry. Sem um bruxo para ajudá-la sua capacidade de proteção é limitada.


Relacionamentos com Outros Personagens

[editar | editar código-fonte]

Arabella Figg é um Aborto, e sendo assim suas relações com o resto do mundo mágico é muito desigual; a maioria tem pena dela porque ela faz parte de um mundo que não consegue participar, porque não consegue fazer nenhum tipo de magia. The author has said a autora disse que Arabella tem um bom negócio que é a criação de gatos híbridos de Kneazle como Bichento; é possível que Bichento seja da criação de Mrs. Figg, mas não temos certeza.

O papel mais importante de Mrs. Figg acontece no inicio do livro A Ordem da Fênix, quando ela vê e é testemunha do ataque dos dementadores a Harry e Dudley. Há algumas perguntas relacionadas a, como se ela é um Aborto, pode ver os dementadores; o ponto mais importante, é claro, é a afirmação da autora de que ela não pode vê-los. No entanto, contra isso temos que sublinhar as palavras da própria Mrs. Figg, no primeiro parágrafo do livro A Ordem da Fênix, capitulo 2: antes que alguém mais dissesse algo, Mrs Figg diz “Dementadores! Em Little Whinging!” Com toda a certeza, possa ela ver os dementadores ou não, ela sabe da presença deles e pode identificá-los.


  1. Alguém tem que ser colocado próximo aos Dursleys para proteger Harry enquanto ele cresce – a profecia deixa claro que será um bruxo muito importante. Por que um Aborto?
  2. No primeiro livro, vemos que Mrs. Figg quebrou a perna e está com gesso usando muletas. Se no mundo mágico podem curar ossos num instante, porque ela está usando medicina Trouxa para ficar boa?

Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.

Visão Completa

[editar | editar código-fonte]

Uma teoria popular que explica o porquê Mrs. Figg foi designada para proteger Harry, é que ninguém poderia detectar magia uma vez que Arabella é um Aborto e Harry menor de idade. O fato de Harry ser menor de idade, claro, não seria problema para se detectar magia, como foi amplamente demonstrado pelo Ministério, quando o avisa sobre o uso da magia em A Câmara Secreta, capitulo 2. Talvez a melhor explicação seja a da simpatia de Dumbledore por aqueles não-mágicos. Como se vê, Dumbledore deu a Argus Filch um emprego como zelador do castelo de Hogwarts, um dos poucos empregos no mundo mágico de que ele é capaz; da mesma forma, o emprego de vigia é um que serve para Mrs. Figg, mesmo que ela não consiga fazer magia.