Guia dos Trouxas para Harry Potter/Personagens/A Mulher Gorda
- sexo = Feminino
- cabelos = desconhecido
- olhos = desconhecido
- família = desconhecido
- lealdade = desconhecido
Visão Geral
[editar | editar código-fonte]A Mulher Gorda é a pessoa que está retratada numa pintura no sétimo andar do Castelo de Hogwarts. Esse quadro guarda a entrada para a Torre da Gryffindor. Os alunos devem falar a senha que foi criada por ela, para entrar no Salão Comunal da Gryffindor.
Papel nos Livros
[editar | editar código-fonte]Aviso aos Iniciantes: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.
Quando Harry e os outros alunos do primeiro ano chegam a entrada da Torre da Gryffindor, Percy se dirige ao retrato de uma mulher muito gorda, num vestido de seda cor-de-rosa, para lhe dizer a senha "Caput Draconis." Como o retrato nunca foi nomeado, ficou sendo chamado de A Mulher Gorda durante toda a série.
Quando Harry sai para o seu Duelo de Bruxos com Draco Malfoy, Ron o acompanha como seu padrinho, enquanto Hermione vai junto tentando convencê-los a voltar para a Torre da Gryffindor. Não tendo sucesso, ela tenta entrar novamente no Salão Comunal, mas não consegue porque a moldura, no momento, está vazia; a Mulher Gorda foi fazer uma visita. Eles encontram Neville no hall, e o garoto diz que esqueceu a senha e a Mulher Gorda não vai deixá-lo entrar. Mas quando retornam do duelo, que não aconteceu, a Mulher Gorda pergunta aos quatro, o que andaram fazendo, e simplesmente abre a entrada quando Harry diz a senha. Quando Harry experimenta sua nova Capa da Invisibilidade, ele sai da Torre da Gryffindor na noite seguinte do Natal, a Mulher Gorda guincha “Quem está aí?” quando ele sai. Harry não responde.
Quando Harry e Ron finalmente chegam ao Salão Comunal, depois de aterrissar com o Ford Anglia em cima do Salgueiro Lutador, a Mulher Gorda pede a senha; claro que eles não sabem, mas Hermione conta ("wattlebird"). O quadro abre a entrada para revelar que há uma festa de boas vindas acontecendo; aparentemente Harry e Ron são uma espécie de heróis, porque arranjaram um jeito louco de chegar até a escola.
Enquanto Harry passa pelo retrato inúmeras vezes nesse livro, mesmo sob a capa da invisibilidade, essa é a primeira vez que o vemos ou ouvimos interagir com a Mulher Gorda.
A Mulher Gorda se recusa a deixar Sirius Black entrar na Torre da Gryffindor no Dia das Bruxas, porque ele não tinha a senha. Com raiva, ele destrói o quadro. Ela abandona a moldura com medo e fica fora durante muitos meses; durante sua ausência, a entrada da Torre da Gryffindor é guardada por Sir Cadogan.
Quando Sir Cadogan deixa Sirius entrar na torre, ele é despedido. A Mulher Gorda é convencida a voltar, mas ela exige um grupo de trolls como guardas, para mantê-la segura.
Quando Harry Potter e Ron Weasley são chamados por Hermione Granger para ir à cozinha, a Mulher Gorda fica aborrecida por ter que abrir a porta, justamente quando ela não pretendia. Mais tarde, nesse mesmo ano, após o Baile de Inverno, a Mulher Gorda e Violet ficaram ambas bêbadas, e Harry teve problemas para que ela abrisse a porta.
Uma vez, quando Harry tentou entrar na Torre, a Mulher Gorda estava dormindo, e ele teve que gritar a senha para acordá-la, coisa que a aborreceu por demais.
Harry é o primeiro a chegar à entrada do dormitório da Gryffindor na sua primeira noite de volta à escola, mas ele não sabe a senha e a Mulher Gorda não deixa que ele entre. Neville chega logo a seguir, diz que ele vai conseguir lembrar a senha esse ano; é Mimbulus Mimbletonia.
Na quinta feira da primeira semana de aulas, Harry está retornando do castigo com a Professora Umbridge, quase a meia noite, e encontra com Ron no hall. Quando eles chegam à Torre da Gryffindor, envolvidos na conversa, a Mulher Gorda está cochilando; depois de um tempo, ela, já irritada pede que eles digam a senha, assim ela não vai ter que ficar ouvindo a conversa deles a noite toda.
Quando Harry volta das ferias de Natal, Hermione o informa que a nova senha é "Abstinence". Aparentemente a Mulher Gorda exagerou nas festas; há um comentário de que ela visitou um quadro que tem alguns monges felizes com barris de vinho.
Quando Harry retorna de recuperar a lembrança do Professor Slughorn, a Mulher Gorda não deixa que ele entre no Salão Comunal. Nick Quase Sem Cabeça que ia passando, para e conta que o Professor Dumbledore já voltou e está em seu escritório; Harry resolve contar tudo para Dumbledore imediatamente, ao invés de retornar ao dormitório.
A Mulher Gorda é mencionada no final do livro, quando Harry conta a ela que Dumbledore está morto, ela então chora desesperada e chega à frente para deixar Harry entrar no Salão Comunal sem a senha.
Enquanto Harry eventualmente sobe para a Torre da Gryffindor para dormir um pouco, após a batalha de Hogwarts, nós o deixamos antes que ele chegue até o retrato da Mulher Gorda, portanto não a vemos neste livro. Esperamos que ela o tenha deixado entrar no dormitório, depois de todo o esforço que ele fez em prol da escola; foi mencionado que todos os ocupantes dos quadros estavam zanzando pela escola, para se inteirar da batalha, e que todos os históricos Diretores em seus quadros, deram vivas a Harry quando ele retornou ao escritório dos Diretores. Assim podemos imaginar que a Mulher Gorda já estava sabendo perfeitamente do papel que Harry desempenhou na batalha.
Pontos Fortes
[editar | editar código-fonte]Pontos Fracos
[editar | editar código-fonte]Relacionamentos com Outros Personagens
[editar | editar código-fonte]Logo no primeiro livro, capitulo 9, já ficamos sabendo que a Mulher Gorda sai de seu quadro a noite para fazer visitas. Em O Cálice de Fogo, capitulo 17, uma bruxa num quadro, na pequena sala onde os Campeões se reúnem depois que são escolhidos, se apressa a sair, quando Harry é anunciado como o quarto Campeão. Mais tarde podemos vê-la dividindo a moldura com a Mulher Gorda; ela evidentemente foi contar a Mulher Gorda que Harry foi selecionado como o quarto Campeão. A mesma bruxa, identificada como Violet ou Vi, é vista mais tarde partilhando uma caixa de bombons de chocolate e licor com a Mulher Gorda; elas estão, ambas, um tanto bêbadas.
Em O Enigma do Príncipe, capitulo 17, é mencionado que a Mulher Gorda e Vi tinham bebido todo vinho no quadro dos monges, durante o Natal; o resultado disso, é que a Mulher Gorda escolheu a palavra "Abstinence" como a nova senha.
Análise
[editar | editar código-fonte]Reparamos que todos os salões comunais, não apenas Gryffindor, têm uma maneira de impedir a entrada de quem não pertence à Casa. A Mulher Gorda é o único quadro que tem esse trabalho, pelo que sabemos. No livro A Câmara Secreta, capitulo 12, vemos que para entrar no Salão Comunal da Slytherin, a senha deve ser dita para um trecho da parede de pedra; no livro As Relíquias da Morte, capitulo 29, nós vemos o salão comunal da Ravenclaw, para entrar é preciso responder a uma pergunta filosófica proposta pelo batedor, que é uma cabeça de águia de metal. Nunca vimos o salão comunal da Hufflepuff. No entanto, a Mulher Gorda parece fazer parte de um padrão de entradas escondidas por objetos animados magicamente; mais tarde veremos as gárgulas esculpidas, que guardam o escritório do Diretor, e a pintura de natureza morta que dá acesso à cozinha. Curiosamente, parece que há duas gárgulas esculpidas que guardam a entrada da sala dos professores, e foram mencionadas em A Ordem da Fênix capitulo 17, mas não aparecem mais em nenhum outro livro, quando Harry vai à sala dos professores.
A Mulher Gorda é um personagem menor, e, como ela é um retrato, não pode mudar muito. Qualquer que seja o traço do personagem, ele foi presumivelmente marcado no dia em que o retrato ficou pronto. Dito isso, podemos supor que um retrato, cujo trabalho consiste em ficar num lugar o dia todo, caso alguém precise entrar no local que ela está guardando, deve ficar muito entediado. Isso explica o fato dela sair para fazer visitas, e vemos que acontece durante o primeiro mês de Harry no seu primeiro ano em Hogwarts; isso também explica o fato dela beber, uma vez que há um excesso de álcool em vários quadros. É muito estranho que uma pintura, que se presume não possua metabolismo, possa sofrer de ressaca; no entanto, nossa interação com a Mulher Gorda nos leva a acreditar que, pintura ou não, ela deve ter a habilidade de agir e ser modificada de alguma forma pelas lembranças.
Suspeitamos que as experiências da Mulher Gorda com o alcool, possa ser um aviso aos leitores. Com exceção de Winky, e em outros livros com a Professora Trelawney, nenhum personagem tem problemas com a bebida. Nesses três casos, particularmente com a Mulher Gorda, os aspectos ruins do álcool, especificamente confusão e ressaca, são mostrados de uma forma que podem dar aos jovens motivo para pensar melhor. A autora tem o crédito de mostrar o fato sem exagerar.
Perguntas
[editar | editar código-fonte]Spoiler
[editar | editar código-fonte]Aviso aos leitores de nível intermediário: Seguem detalhes que vocês podem não querer ler em seu nível atual de leitura.